Para mim a maior diferença entre viver no Brasil e aqui nos USA até agora é a comida. Realmente eu sinto falta da comida brasileira e preciso começar a cozinhar urgentemente. E claro, achar uma loja que venda produtos brasileiros nessa área. Não que eu ache a comida daqui ruim, não acho, mas é muito diferente e na maioria dos casos não é nem um pouco saudável.
O café-da-manhã é aquele absurdo de ovos, bacon, linguiça, batatas (sim, batatas, hash brown são as mais comuns), panquecas, french toast e muita manteiga – que é uma delícia, mas incrivelmente gorduroso. Claro que a gente não come isso todos os dias, eu tomo o meu café-da-manhã brasileiro mesmo, pelo menos isso eu consigo fazer (o café daqui é péssimo, mas enfim). Eles comem todas as saladas com aqueles molhos cremosos prontos e sempre com queijo picado misturado, quando não tem pedacinhos de bacon e croutons também. Eu sempre peço sem molho, e peço pra trazerem azeite, mas nem todo lugar tem azeite. Quando não tem eu peço pra colocarem o molho separado, aí eu decido quanto quero colocar (muito menos do que eles costumam usar).
Comem muito pão (o almoço costuma ser sanduíche) e hamburguer, um sanduíche de presunto e queijo é considerado almoço. O contrário da gente no Brasil, que acha que um sanduíche desses é normal no café-da-manhã e comeria omelete e batatas no almoço, que eles comem no café-da-manhã!
O que sobra de bom e mais saudável são os grelhados e as sopas (tem uma variedade enorme, e são maravilhosas, estou adorando experimentar tantas sopas novas). Muitos legumes no vapor ou grelhados são servidos como acompanhamentos nos restaurantes, e na maioria das vezes vem uma salada ou sopa com o prato principal. Tem obviamente os restaurantes tailandeses, chineses, árabes e indianos, todos muito bons e na maioria das vezes a bom preço (bem mais baratos que no Brasil, com certeza). Os chineses e indianos são meio gordurentos, os árabes e tailandeses são mais saudáveis. Tem um tailandês aqui perto chamado Siam Spicy que é muito gostoso, e pelo menos eles perguntam o nível de pimenta que você quer. Eu peço mild, que é pouca pimenta, o Gabe pede medium, se eu comer o medium eu vou comer chorando de tanta pimenta. Nem imagino o hot, só pra tailandês! Mesma coisa o indiano, eles perguntam, diferente do indiano que eu costumava ir em São Paulo, que era do jeito que eles faziam e pronto – você comia e chorava, mas era muito bom e não era tãaaao apimentado assim. Devia ser entre o mild e o medium daqui, hehe.
Mas que dá saudade de um arroz com feijão de vez em quando, isso dá mesmo, e quem me conhece sabe que eu nem sou de comer arroz com feijão…acho que não é nem a saudade do arroz com feijão propriamente dito, é mais a vontade de comer uma coisinha mais simples, sem um monte de temperos, pimentas, gordura. E sem ter que ficar pensando muito em todos os ingredientes diferentes que estão nesses pratos. Pelo menos estou provando um monte de coisas novas…
Olá Luciana.
Meu sobrenome também é Guimarães, mas com certeza não somos parerentes.
Achei interessante o seu comentário e acho que talvez fosse uma boa idéia tirar um tempinho pra fazer as nossas delicias brasileiras. Se quiser alguma receita fácil, é só me pedir que mando-a para você. Estou no Brasil (Guarujá-SP), portanto não tenho problemas com a comida,mas outros com certeza!
Se quiser me mandar e-mail, fique à vontade.
Wanda