• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Home
  • Destinos de Viagens
  • Reservas
    • Agência de Viagens
    • Aluguel de Carros
    • Chip de celular nos EUA
    • Hotéis aprovados
    • Seguro viagem
    • Transfer em Paris
  • Viajando com Crianças
    • Famílias Viajantes
  • Cruzeiros
  • Disney
  • Vida nos EUA
  • Quem escreve
  • Contato

Colagem

Vida nos EUA e Viagem com crianças

You are here: Home / Vivendo nos States / Morando nos EUA – modo de construção

Morando nos EUA – modo de construção

18/09/2002 by Luciana Misura 46 Comments

Onde e como você mora – parte II

Estava falando das diferenças entre casas x apartamentos x condomínios no post anterior, mas o que realmente me espantou foi o modo de construção das casas aqui. É completamente diferente de como construímos nossas casas no Brasil, e achei bem interessante. As fotos são todas de casas a venda que nós visitamos, procurando uma casa pra comprar (lembrando que moramos em Michigan e existem variações de acordo com a região do país).

basementconstrucao basementpronto

A fundação das casas é uma imenso buraco no chão, que parece uma piscina de cimento, com mais ou menos 2m de profundidade, que vem a ser o basement (porão, na primeira foto). Tem uma ou outra pilastra de sustentação (menos do que alguém poderia imaginar) e as paredes de concreto são maciças. O basement da foto é de uma casa em construção, ainda sem o piso e na segunda foto essa sala fica dentro de um basement já pronto. Como falei no post de ontem, eles costumam usar o basement como home-theater e sala de jogos, além de lavanderia (raramente tem um tanque!) e lugar pra colocar tudo que é tralha da casa. Existem regiões nos EUA onde as casas não tem basement, depende muito do solo, mas eles realmente só não fazem quando não é possível fazer.

casaemconstrucao casaemconstrucaointerior

Depois, ao invés de cimento e tijolos como nós estamos acostumados, madeira. Parece óbvio olhando para a foto da casa que postei anteriormente? Aí que você se engana. O exterior não é feito com tábuas de madeira há muito tempo, as “tábuas” que revestem as casas são feitas de plástico, vinil ou alumínio, porque tem manutenção muito mais simples. Até as casas de tijolinhos são feitas dessa forma, o revestimento de tijolinhos é apenas isso, um revestimento externo. As poucas casas com exterior de pedras que vemos por aqui também. Mas a casa em si, é toda de madeira (e não é madeira de lei não), não tem lajes para o piso ou o teto.

casaemconstrucaointerior2 casaemconstrucao2

Depois que a casa está de pé, com todas as paredes e teto, colocam-se as janelas, que são de vinil branco, duplas, por causa do isolamento térmico. Muitas janelas, em média 2 por quarto, compridas. Todas as janelas tem tela, pra não entrar inseto. Aí coloca-se a tubulação, fiação elétrica, a(s) banheira(s) – absolutamente todas as moradias tem banheiras, pelo menos uma – e finalmente, as paredes.

As paredes são tipo um compensado de madeira, que tem um revestimento lisinho e branco, parecido com o a massa e tinta que usamos no Brasil (essas paredes internas são chamadas dry-walls e feitas de uma mistura de compensado e gesso). Elas são encaixadas e fixas sobre a madeira que dá a forma da casa, e existe um espaço entre essas paredes, por onde passam fios e para garantir um maior isolamento térmico e sonoro, nesse espaço se usa fibra de vidro ou outros tipos de preenchimento parcial. Muita gente brinca que as casas americanas são feitas de papel por causa dessas paredes, que dá pra quebrar com um chute ou uma paulada por exemplo, e o isolamento sonoro não é o mesmo de uma casa de tijolos e cimento. Quem já viu algum programa americano de reformas na TV, já viu o pessoal demolindo paredes facilmente.

Então são colocados os pisos, pias, cerâmicas, enfim, o acabamento interno. Os pisos variam entre madeira e carpete para salas e dormitórios, sendo que o carpete predomina em Michigan (porque o carpete é mais quentinho no inverno frio daqui). Para banheiros e cozinhas, pisos de vinil são comuns, seguidos por pisos de madeira (sim, na cozinha!) e algumas vezes, cerâmica como usamos no Brasil (raramente se vê cerâmica em Michigan, porque é muito fria, mas em casas com acabamento de luxo você até encontra; o mais comum é achar uma cozinha com piso de madeira em casas com acabamentos de alto padrão por aqui do que cerâmica). As pias são muitas vezes de materiais sintéticos ou aço inoxidável, mais baratos que as pedras. Granito ou mármore são considerados acabamentos de luxo (visto que são importados de países como o Brasil), você vê casas que tem sim, claro, mas estão longe de ser um padrão em quase todas as casas como no Brasil.

Azulejos nas paredes de cozinhas e banheiros são raridade também, quanto usam, é apenas em volta da banheira (onde fica o chuveiro) ou então a casa é antiga e tem meia parede de azulejos no banheiro, nunca vi um banheiro ou cozinha totalmente forrado de azulejos até o teto por aqui, nem nas casas mais caras. Tem também um revestimento de plástico, que já vem com determinados tipos de banheiras e chuveiros, que é o que aparece na foto abaixo. A peça é inteira, o piso, parede e teto de plástico. As pessoas com quem falei aqui a respeito me disseram que azulejos são mais caros e demandam mais horas de mão de obra, além de serem muito frios. Cozinhas que usam azulejos usam apenas em um pedacinho de parede que fica entre a bancada e os armários, chamado backsplash, mas nem todas tem (essa da foto não tem).

cozinhasemazulejos banheirocombox

Todas as casas tem closets, sejam walk-in (os closets que parecem um quartinho que você anda lá dentro) e os que são apenas armários embutidos na parede. Não existem guarda-roupas como no Brasil, eles chamam esse tipo de mobília de armários europeus.

Geladeira, fogão, lava-louças, máquina de lavar roupa e secadora de roupas normalmente já fazem parte da casa, ou seja, quando você compra uma casa, ou se muda para um apartamento, já tem isso tudo, você não compra e vai carregando na mudança. Isso só não acontece quando a casa acabou de ser construída, o primeiro dono compra essas coisas quando se muda. Mas se um dia se mudar, provavelmente vai deixar tudo na casa, porque sua nova casa já tem tudo. Uma outra razão: a maioria dos americanos faz sua própria mudança usando pick-ups e os amigos ajudando, em várias viagens, fica difícil carregar esses eletrodomésticos grandes e pesados.

Em 80% das casas o ar-condicionado é central, com controle de temperatura na parede em algum lugar da casa (corredor ou perto da sala). Todas tem sistema de aquecimento. Usando ar-condicionado central direto, sem desligar nenhuma vez MESMO, a conta de luz de uma casa de 3 quartos pequena aqui em Michigan fica por volta de $100 doláres por mês (sem contar que o fogão é elétrico e eles sempre usam secadora e lava-louças, não tem essa de colocar roupa no varal ou lavar os pratos manualmente).

O telhado não é feito de telhas de barro como as nossas casas brasileiras, e sim de manta asfáltica, uma não, várias mantas em camadas. Normalmente as casas tem o sótão (attic) que eles usam como área de depósito e que facilita a manutenção do telhado. Existem algumas variações no teto, que pode ser o teto plano que a gente conhece ou então cathedral ceiling como este da foto do quarto verde, ou ainda ser um teto plano curvando-se e emendando com as paredes, por causa da inclicação dos telhados.

cathedralceiling paredescurvadas

As casas normalmente ficam no meio do terreno, tendo um gramado na frente com flores e árvores sem muros ou cercas (garden) e o quintal também com as mesmas características, só que muitas vezes cercado – uma cerca de arame baixa, pouco mais de um metro de altura ou uma cerca de madeira de 6 pés são os padrão, mas isso depende das regras da cidade e do loteamento. A cozinha sempre tem uma porta para o quintal, onde normalmente fica o deck de madeira ou pátio acimentado ou de tijolos, onde eles colocam uma mesa com cadeiras e a churrasqueira. Posso dizer que mais de 90% das casas aqui na região tem o tal deck de madeira, são poucas as que tem o pátio de tijolos ou cimento. E as regras de construção ditam a porcentagem que você tem que deixar de área verde no seu terreno, ou seja, se alguém decidir acimentar tudo como muita gente faz no Brasil, não pode. Isso é pra evitar enchentes, já que se todo mundo resolvesse acabar com seus gramados, a água das chuvas não teria pra onde ir, alagando ruas (parece familiar?).

Do lado direito ou esquerdo da casa, são construídas as driveways, que são o caminho de cimento que vai da rua à garagem. É comum os carros ficarem estacionados nas driveways mesmo, o pessoal tem preguiça de colocar na garagem, e muitas vezes as garagens estão tão entulhadas com um monte de quinquilharias que os carros não cabem lá dentro. As garagens podem ser conectadas ou não as casas, o mais comum em bairros com casas antigas é que elas não sejam conectadas, com a garagem ficando um pouco atrás da casa, no quintal. As casas mais novas tem garagens conectadas, para evitar que as pessoas andem no frio até a garagem.

garagemfechada garagementulhada
drivewaygaragem garagemarrumada

As ruas residenciais tem pouca ou nenhuma iluminação, fora a que os moradores colocam em suas próprias casas. São poucos os postes com iluminação.

Os jardins aparentemente morrem no inverno e muitas plantas tem que ser replantados todos os anos na primavera (chamadas annuals) – mas a grande maioria volta todos os anos (perennials). Cena típica de fim de semana: os americanos cortando a grama.

Atualização, em 2014: depois de termos morado no estado de Washington, nos arredores de Seattle, e aqui em Austin, Texas, posso dizer que o modo de construção é bem parecido em todos os lugares, a variação maior é no estilo (bem regional), materiais (de acordo com o que tem mais na área) e a questão do basement. Em Seattle e aqui em Austin as casas não tem basement, por causa do tipo de solo (aqui em Austin é tão pedregoso que eles tem que dinamitar pra fazer qualquer buraco maior, pra fazer uma piscina por exemplo!).

Os estilos variam bastante, e os revestimentos também. Em Seattle usam muito imitação de madeira e pedras, além de um tipo de massa, para partes externas. Aqui em Austin a maior parte das casas tem revestimento de pedras, que são abundantes na região. Como o Texas é quente, usam muita cerâmica nos pisos, para salas, cozinhas e banheiros. Em Seattle é como em Michigan, usa-se muita madeira e carpete, e cerâmica em menor quantidade (mas tem, nos nossos banheiros por lá, os pisos eram de cerâmica, só que não se compara as casas aqui em Austin). O tamanho dos terrenos também varia de acordo com a região, em Michigan como o custo é menor, as casas costumam ter jardins maiores. Em Seattle os jardins são mínimos, e em Austin variam entre bem grandes e razoáveis (diminuindo nas casas mais novas, por causa da expansão imobiliária). As fotos abaixo são da nossa casa de Seattle em construção e assim que ficou pronta, um dia antes da mudança:

casaseattleconstrucao casaemseattle
cozinhaseattle banheiroseattle

Casas que vimos em Austin quando estávamos procurando a nossa, revestidas com pedras e tijolinhos, pedras são super comuns por aqui:
casaaustinpedras casaaustinpedrastijolos

Em Seattle são raras as casas com ar condicionado central, até mesmo as casas mais caras não costumam ter, porque dificilmente faz calor o suficiente pra precisar usar. Já aqui no Texas as casas não tem apenas um ar condicionado central, elas tem dois, um pra cada andar, porque o calor é fortíssimo. A maioria das casas em Seattle também não usa sistema de irrigação pra grama, porque não precisa já que chove mais, enquanto aqui no Texas praticamente todas as casas tem. Todas as casas em todos esses lugares tinham sistema de aquecimento.

Leia também:
Morando nos EUA – casas, condomínios e apartamentos
Morando nos EUA – estilos de casas

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Email
  • Twitter
  • Pinterest

Related

Filed Under: Vivendo nos States

Booking.com

Reader Interactions

Comments

  1. Ricardo Castro says

    09/01/2004 at 6:33

    Excelente artigo. Achei pelo google. Muito interessante (estou fazendo reforma aqui no Brasil).

    Reply
  2. flávia says

    06/02/2004 at 8:14

    Legal demais! Acabei de voltar daí, fiz várias fotos do mesmo tipo, sou arqiteta e fiquei pensando: porque os brasileiros complicam tanto? A única resposta que achei foi: – A mão de obra aqui é farta, se não construirmos desta forma o índice de desemprego seria altíssimo!
    Mas mesmo assim, a falta de praticidade aqui me assusta, sempre que posso, tento divulgar esse modo de construir daí, é incrível como é simples e rápido.
    Mas uma coisa eu tenho que adimitir, em compensação as soluções criativas que vemos por aqui, quase são inexistentes aí, tudo é muito padronizado, quase tudo é pré-fabricado, talvez seja isso que defina que tempo é dinheiro! Ninguém pode perder muito tempo aí, todos trabalham duro e se é rapido, todos preferem e não se preocupam em ter algo diferenciado. Sinto que Imagem é muito mais importante para os brasileiros que para eles, como arquiteta, acho isso ótimo, porém como ser humano acho isso um pouco incompreensível.
    Pense bem, nossas estradas… nossas favelas… tudo isso é uma séria consequencia dessa questão de imagem, só quem tem grana tem a possibilidade de ter bem-estar…
    Bom, não vou me estender mais, senão ficaria horas comparando, acabaria entrando em depressão…. Adorei sua colagem!
    Parabéns, sucesso e paz para você!
    Um abraço, Flávia

    Reply
    • Ingrid Mesquita says

      15/01/2015 at 12:22

      Eu adoro os estilos de casas americanas, e sonho em ter uma assim! Mas como aqui no Brasil pouco se ver casas como essas, tenho medo de não ter profissionais capacitados, e para pagar um arquiteto para construir uma casa tão simples saíria o triplo do valor que ela necessecita para sua construção. Aqui no Brasil as madeiras são muito caras, porém a alvenaria tbm. Enfim, espero ter a oportunidade de construir uma casa assim um dia. Muito bom o post!

      Reply
      • Rebeca says

        04/06/2016 at 16:36

        Quero fazer um quarto que seja estilo americano, porém aqui no Brasil só acho empresas que fazem móveis planejados em mdf, e quero aquela madeira branca usada nos quartos, vc sabe me dizer o nome?

        Reply
        • Gilberto Batista Mendes says

          18/11/2018 at 13:48

          Rebeca boa tarde, meu nome é Gilberto, já morei lá tambem e se nao me engano a madeira é de pinus.

          Reply
          • Pailo says

            26/10/2021 at 23:08

            Não é madeira são placas de Jesso

  3. Alberto Marques says

    08/09/2005 at 19:22

    Depois da destruicao provocada pelo furacao katrina, fiquei mais curioso ainda em saber porque os americanos so constroem casas de madeira (quase nao se ve casas de alvenaria em nova orleans e na regiao atingida). Por esse artigo da pra entender um pouco dessa cultura americana e fazer comparacoes com a nossa maneira de construir. Excelente…parabens!

    Reply
    • Brunna Letiéle Gomez says

      06/12/2017 at 12:20

      pelo fato que , um furacão iria destruir de qualquer forma , e agora imagina um monte de pedra e blocos de cimento voando e caindo sobre as pessoas

      Reply
  4. natanael says

    13/09/2005 at 19:36

    conforme se relato gostaria de saber o seguinte nos telhados tem os caibros , por cima tem os maderites (( compenssados )) e depois e colocado uma especie de borracha ou telhas meio mole gostaria de saber do que e feito este produto e como se encaixa e como e segurado (( e usado prego ou cola ))
    obrigado.

    Reply
  5. Hamilton Magalhaes says

    02/02/2007 at 10:50

    Interessantíssimo. Talvez seja por isso que os furacoes não deixam uma em pé.

    Reply
  6. Nina Vargas says

    05/02/2009 at 15:54

    Interessantíssimo. Assisto o “extreme makeover” no canal pago e ficava impressionada como poderiam construir uma casa enorme em tão pouco tempo (em 7 dias no programa). Mas agora pude entender melhor…Mas, sei lá, não acho que seja uma questão de imagem a forma como construímos no Brasil, fica mais para segurança e durabilidade, pois da forma como uma casa é feita aí, não precisa um vento muito forte para derrubar…Lembram da histórinha do lobo mau e os três porquinhos, pois é…a única que ficou de pé foi a de tijolos…Um abraço e tudo de bom prá vc…

    Reply
  7. Lala Oliveira says

    28/03/2014 at 17:12

    Lu, atualmente, qual é o valor da conta de luz, com o ar ligado o dia inteiro?

    Reply
    • Luciana Misura says

      28/03/2014 at 17:40

      Lala, fica em torno de $150 dólares no verão (média de 1000kw por mês), uma conta alta vem $200, e a casa que a gente mora atualmente é bem maior e no Texas é bem mais quente. Ah, e o preço da energia varia bastante de estado pra estado (o preço do kw/h é mais alto em Michigan do que no Texas por exemplo, e em Washington é menor do que nos dois, aqui tem uma lista com as médias de preço por estado http://www.neo.ne.gov/statshtml/204.htm ).

      Reply
      • Tércio says

        26/07/2018 at 10:39

        Oi Luciana, como é o nome do revestimento, que parece um piche que eles colocam na parte externa do basement para evitar que a água entre no basement?

        Reply
  8. Enoque Almeida says

    24/12/2014 at 21:38

    Olá, Luciana, acabo de ler a sua escrita e achei muito importante as suas explicações!

    Tenho hotel em Salvador, terra da felicidade, situada num estado de espírito chamado Bahia, e vim pela primeira vez aos Estados Unidos, para passar o Natal com o meu filho, aqui em Los Angeles e estou presenciando as construções, além de logicamente já telas visto através do YouTube etc.

    O que acho interessante é que eles, por aqui, tem tantos furacões, dentre outras ações da natureza, que não temos no Brasil e não se intimidam em construir com madeiras! Esta deles fazerem aquele poço, tipo piscina, eu já tinha ouvido falar de que era para a proteção de furacões. E quem não pode cavá-lo, como se protege?

    De onde vem tanta madeira, que naturalmente deve ser de reflorestamento? Porque, madeira no Brasil é luxo… Além de que, já pensou construirmos paredes externas nas nossas casas, no Brasil, e um jagunço destes, dar um tiro de fuzil? Por falar nisso, meu Deus, estive à passear aqui, justamente para olhar as construções e presenciei várias casas com pés de laranja cheiinhos de laranjas maduras e chegam estavam caindo ao chão… E ninguém bole, ninguém vai tirar uma laranja como invasor. Isso me deixa muito triste.

    Abraços,

    Enoque Almeida
    enoquealmeida@gmail.com

    Reply
  9. Carolina says

    20/01/2015 at 0:12

    Ola Lu,

    Adorei o que vc escreveu, e há tempos já tinha esse olhar sobre as construções de casas americanas. Moro numa cidade perto de Boston – Massachussets e aqui é muito frio no inverno e as casas todas s!ao feitas de madeira e não apenas casas, mas prédios de até 4 andares também são. Não consigo ver vantagem de casas de madeira em relação as nossas casas de cimento e blocos no Brasil. Aqui tem incêndio sempre e as casas viram pó. E olha que em cada existe uma estação de bombeiros a curta distancia para permitir que eles cheguem rápido nas ocorrências. Outra desvatagem dessas casas é o barulho quando as pessoas andam nos pisos superiores. A falta da acustica que temos nas nossas casas no Brasil. A região que vi com casas construidas ao nosso estilo de alvenaria foi na Florida, por causa da umidade alta e os insetos típicos de climas muito quentes e umidos inviabiliza a construção desse tipo de casa. Fora essas desvatagens eu acho muito bonito o interior das casas com o piso de madeira e sou fascinada pela cozinha com aqueles armários e piso combinando no mesmo tom, o luxo das geladeiras, fogões, etc e o estilo aberto da cozinha interagindo com a sala.
    Valeu pela explicação.
    Sucesso na nova casa!
    Carolina

    Reply
    • Eduardo says

      22/01/2019 at 17:09

      Provalmente vc morou rm alguma casa mais antiga, pois as casas novas tem isolamento e não se escuta pisadas do andar de cima.
      Morei em MA e passei por isso tbm. Já quando morei no Texas era bem diferente, casa de madeira tbm, porém mais nova. O isolamento acústico e térmico era impressionante.

      Reply
  10. Fernando says

    29/07/2015 at 12:05

    Os valores gastos para construção de uma casa assim sai mais barato que fazer uma casa de material?

    Reply
  11. Eu mesmo =] says

    15/08/2015 at 23:12

    Olá, cai no seu site e achei muito interessante. Já que sei um pouco sobre o assunto gostaria de complementar algumas coisas, para que as pessoas que leiam possam ter um pouco mais dessas informações. As casas construídas em madeira são chamadas de método Wood framing, são feitas com madeira geralmente de reflorestamento que não é lá de muita qualidade mais é bem densa. Os paineis de madeira são compensados navais, que podem até mesmo pegar um pouco de água ou humidade, podem ser estruturais ou de vedação. No geral são usados os “OSB home” de vedação nas paredes externas e placas de drywall na interna e no meio um tipo de lã de pedra ou pet para absorver o som externo e as vibrações exteriores. As réguas usadas externamente são chamadas de “sidding”, são feitas geralmente de vinil e tem função estética, mas, o mais importante é evitar molhar os paineis de OSB. Antes do sidding vai uma manta que ajuda a proteger os paineis. O sidding é um legado vitoriano, quando as casas usavam sidding de madeira que eram frequentemente pintados e apodreciam ou pegavam bolor e pragas. No Canadá e mesmo nos EUA, e outros paises se usa também uma estrutura de construção mais robusta de aço perfilado moldado a frio, chamado de “Light Steel Frame”. O aço tem anticorrosivo, e claro, não apodreçe nem pega praga. Em ambos os métodos cada seção tem 40 cm de distancia entre a madeira ou o aço, que permite construir até cinco andares (contando com o ático) sem problema estrutural. Há tambem um tipo de painel de cimento chamado fibrocimento que pode substituir a madeira OSB externa no mesmo esquema. Há também sidding de fibrocimento. Esses sistemas parecem meio frágeis mas na verdade não são. Em testes com casas de tamanho real elas resistem mais a terremotos e problemas no solos que casas contruídas com tijolos. Resistem a torções sem rachar como as paredes de alvenaria e são muito mais leves, podendo ser construídas com fundações baratas. Podem chegar a ser 1/3 mais baratas que a de concreto e não precisam de mão de obra especializada para trocar nada. Elas resistem ao fogo por algum tempo, assim como as casas de tijolos que também não resistem muito tempo ao fogo, pois ficam comprometidas. Os telhados são chamados de “shingles” são mantas asfáulticas mesmo, mais tem um manta refletora e outra impermeável por baixo que garante que realmente não entre água. São salpicadas de granulados de ardósia ou outras pedras naturais que refletem raios solares e são tão boas como telhado cerâmico/barro/cimento. Elas duram em média 12 anos sem manutenção e são bem baratas, pode até caminhar por cima sem fazer estrago. Essas casas não são tão interessantes para nós no Brasil pois aqui tem bala perdida, pixadores e carroceiros que tentam puxar qualquer coisa que não está concretada para “reciclar”. Mas pode-se fazer casas em Light Steel Frame com paineis externos de fibrocimento pintados com textura e ficam iguais a casas de alvenaria com muita vantagem em preço e em acabamento. Só quem já tentou trocar a cerâmica do banheiro ou têm pardes tortas na casa sabe como é estúpido contruir com tijolos e concreto armado, além de caro é péssimo para manter e reformar. Concreto e tijolos deveriam ser coisa para edfícios com mais de 4 andares mesmo. Para se ter uma noção, para construir uma parede vai cimento + bloco + chapisco + reboco + quebra para fiação elétrica + fechar o que quebrou + reboca + selador + massa acrílica + lixar até ficar liso = Parede + tinta. Os americanos compram um monte de placas e vão colocando nas armações e já tá pronto para pintar. Não se enganem essas casinhas americanas feitas em concreto passariam fácil dos 500 mil reais, isso semi-acabadas. São bem mais baratas nesse método construtivo, esse é o motivo de tantas casas grandes nos EUA. Vamos lutar contra o lobby da contrução civíl na america latina que controi casas quase tres vezes mais caras sem nenhuma vantagem real absoluta sobre os métodos modernos. Um abraço a todos e espero ter ajudado. A quem interessar, pesquisar.

    Reply
    • CLARA FERRAZ says

      12/10/2017 at 10:41

      Muito bom seu texto. Parabéns!!!

      Reply
    • Soniamara nunes stedile says

      21/12/2018 at 20:56

      Exatamente isso que eu falei tem pov9 pobte e faz casas que só ricos podem pagar!inclusive as casas americanas sao fáceis de reformar ! Seria muiti mais baratas mas nas favelas n dá pq peg fogo pq tem muita instalaçao mal feita ,só daria certo se fosse tudo planejado e fora as balas perdidas etc kkkk

      Reply
  12. carlos alberto gonzaga sanches says

    27/08/2015 at 12:57

    qual a faixa de preço por metro quadrado numa casa térrea simples de 3 dormitorios na região da california, próximo a sacramento (capital). Quero saber com a fundacão e sem a fundação, pois ai tem um diferencial enorme: o preço da fundação basement ou fundação simples direta.

    Reply
  13. Sandra Tuller says

    22/04/2016 at 5:48

    Na minha humilde opinião as construções brasileiras são complicadas e muitíssimo caras porque não temos materiais de construção de casas semelhantes aos materiais daí, porque se alguém traz esse tipo de material para cá e faz uma boa divulgação (propaganda) tenho certeza que logo todos estarão fazendo suas construções exatamente iguais as daí.

    Reply
  14. Jessica says

    27/04/2016 at 22:50

    Só posso dizer uma coisa, INCRIVEL. A questão das enchentes e meio óbvio. Brasileiro e bairro mesmo e antes q digam eu sei q sou brasileira mas não a esse ponto.

    Reply
  15. Lucas Sampaio says

    14/05/2016 at 11:28

    Por isso as construções e reformas em casas estadunidenses são tão mais baratas do que Brasil.

    Reply
  16. jorge says

    16/05/2016 at 13:14

    O brasileiro é avesso a esse tipo de construção e ficam incomodados de pagar tão caro por uma casa de “madeira”.
    Quem conhece sabe do conforto acústico e térmico dessas casa e da tecnologia empregada nos diversos detalhes.
    Estou procurando parcerias aqui no Brasil com fabricantes de Steelframe para fazer uma casa nesse padrão em Garopaba SC, num condomínio mais despojado onde tem até casa de containers.
    Estou trocando a madeira dos revestimentos externos e deck por policarbonato, mas ainda não encontrei as telhas de fibro/borracha que não sejam inflamáveis. Se alguém souber quem fabrica isso agradeço.

    Reply
  17. cleberte says

    26/05/2016 at 23:32

    A diferença é que o povo do Brasil é pegado a cultura por segurança ter casa resiste!

    Reply
  18. Lula. says

    11/06/2016 at 17:48

    Casas feitas de papelão…e quando passa um tornado…voam como papel.

    Reply
  19. Lula. says

    11/06/2016 at 17:49

    Casas feitas de papelão…tô fora.

    Reply
  20. Thiago says

    23/07/2016 at 21:45

    Gostei muito desta pagina, parabéns a todos

    Sou arquiteto do sul do Paraná e gostaria de colocar alguns pontos:

    – Primeiro, aqui temos todos estas tecnologias e há uma corrente muito forte de implantação desta deste sistema construtivo, pois é ecologicamente melhor e com reduções de prazos construtivos;

    – Ainda não é amplamente aplicada pois principalmente para edificações menores ainda é muito caro, visto que todos os materiais aplicados são mais caros que os atualmente empregados, nossa mão de obra ainda é muito barata e pouco especializada, e esta tipologia necessita de mão de obra qualificada;

    – No Brasil o modelo que provavelmente vai se fixar é o steel frame com placas osb juntamente com placas cimenticias, além é claro de sistemas mistos, onde a estrutura é em concreto armado (e não falem mão do concreto armado pois nós profissionais somos reconhecidos por nossa pericia em concreto armado graças a pessoas como Neymeyer e Artigas) e vedação e divisões em divisórias leves.

    – Quanto a cobertura com telhas shingle, elas tem um pouco de problemas nas regiões mais quentes, mas a parte térmica dela compensa isto, mas devo dizer que este “estilo” vitoriano, ou neo-clássico que os norte-americanos tanto gostam, acho monotono e fora de contesto com a época, porém há regiões e regiões nos EUA com em qualquer outro lugar;

    – Dizer que as casas ficam muito parecidas por serem neste sistema, é errado, ele permite sim darmos identidade a cada unidade. Um modelo da aplicação deste sistema, melhor que dos EUA, acredito ser o que utilizam por ex. na Holanda e em países escandinavos, onde o pessoal deixa a arquitetura falar mais;

    – Por fim se quiserem ter um projeto com realmente contemporâneo, não basta querer ter paredes feitas como nos USA, primeiramente contrate um bom profissional, exponha esta sua vontade, e não se atenha apenas a estética de lá, que na minha opinião de forma geral é mais monótona ldo que aqui, e esteja aberta a outros fatores como redução nos desperdícios, utilização de materiais regionais, eficiência enérgica, reutilização de recursos naturais, com tudo isso você pode dizer que tem uma casa com padrões a serem admirados em qualquer lugar no mundo. Sei que tudo isso é difícil fazer com nossos custos aqui que são enormes, porém a longo prazo uma construção que traga esses conceitos irá ter um custo operacional reduzido, e terá menor impacto ambiental,

    Reply
    • Jéssica Cristina says

      27/04/2019 at 16:24

      perfeito! concordo completamente
      sou estudante de arquitetura, terminando meu tcc, vou morar no Canadá e estou pesquisando sobre os métodos construtivos de lá, e concordo, que o nosso concreto armado é tudo de bom, mas o steel frame é um método muito mais rápido e limpo, reduz custos, mas aqui falta mão de obra qualificada.

      Reply
  21. Dante César Volpi says

    31/07/2016 at 7:05

    Bom dia!
    Por favor, uma casa nestes padrões americanos de uns 200 m2 de construção, em qto tempo leva pra entregar pronta, desde as fundações e a entrega das chaves (prontinha) e com qtos honens trabalhando?
    Aguardo e obrigado.

    Reply
    • Luciana Misura says

      31/07/2016 at 11:40

      Não faço a menor ideia quantas pessoas trabalham, mas normalmente uma casa fica pronta em uns 6 meses.

      Reply
  22. alcione says

    10/08/2016 at 18:21

    Muito bom post !☺ Sobre o piso do andar de cima,como eles fazem o revestimento dele? Queria muito saber obrigada.

    Reply
  23. Renata says

    14/10/2016 at 10:30

    Qual a medida dos terrenos ai no EUA.

    Reply
  24. Germano says

    18/07/2017 at 10:29

    Como o amigo acima descreveu são casas construídas nos sistemas Wood frame composta por montantes de madeira e Steel frame composta por perfis de aço, quase que a totalidade das casas são construídas desta forma, com preferencia ao primeiro, a industria madeireira é muito forte e totalmente mecanizada. O pinus é a madeira mais empregada e provem de reservas próprias em contraste com o aço que e importado e processado posteriormente. A um grande equivoco quando se fala em resistência ao fogo, pois a madeira mantem por mais tempo a integridade estrutural em relação ao aço empregado, desde que se respeite as normas construtivas. O Steel frame já e bem conhecido no brasil, quanto ao Wood frame, a falta de norma técnica especifica dificulta seu emprego.

    Reply
  25. Neílton Ramos says

    09/09/2017 at 16:52

    Com as variações climáticas no Brasil hoje, uma hora muito quente outra muito frio, dependendo da região até mesmo enchentes….essa cultura pode ser aceita facilmente por aqui? Levando em consideração que já no sul do pais alguns modelos de casas feitas nesse sistema já são feitas…
    A questão do custo e manutenção, valeria a pena fazer uma casa dessa ao invés de alvenaria convencional aqui na região de São Paulo?

    Reply
    • Francisco Benigno says

      06/12/2017 at 10:21

      Ola
      Ótima pergunta Neilton , mas adoraria construir uma casa assim pra mim além de ser bem mais barato você consegue mudanças caso queira uma reforma , pelo menos é o que vejo nos programas Ame ou deixe a e Irmão a Obra.

      Reply
  26. Hilton Júnior says

    19/09/2017 at 20:24

    Luciana boa noite, talvez você não tenha essa informação, no entanto, vou tentar, eu estou preste a me formar como Engenheiro Civil, desempenhar a essa profissão aí nos EUA, é muito difícil ?
    Eu pensei na possibilidade de importar o metodo construtivo brasileiro para evitar a reconstrução toda que passar um furacão, mas pelo que li, não seria possível.
    Contato:
    E-mail: eng.civil.hiltonjunior@gmail.com

    Reply
    • Luciana Misura says

      28/09/2017 at 13:16

      Hilton, infelizmente não faço a menor ideia…

      Reply
  27. Francisco Benigno says

    06/12/2017 at 10:16

    Adorei esta matéria , estou pensando em construir nos moldes americanos. Alguém
    saberia me dizer se temos construtoras para tal trabalho , pois quando falo com um arquiteto local ainda são leigos no assunto.

    Reply
    • Thiago says

      01/01/2018 at 17:01

      Ate onde eu sei tem a Smart que trabalha com construção em LSF (ligth Steel Frame)

      Reply
  28. Brenda says

    26/02/2018 at 17:50

    Tive curiosidade a respeito das construções das casas americanas de tanto assistir Irmãos à obra… adorei a matéria.

    Reply
  29. Carine says

    26/04/2018 at 22:16

    “Casas feitas de papelão”.Mas que são construídas assim pela segurança que oferecem.Pois se desabarem com um vento forte tem bem menos risco do que um monte de concreto.E tem gente que fala mal mas se a casa fosse metade da beleza das casas americanas.Ah estaria rindo atoa e não criticando.

    Reply
  30. Fred Oliveira says

    24/09/2018 at 17:18

    Excelente, Luciana Misura! Adorei o assunto. Espero que publique mais coisas sobre o assunto. Abraço fraterno em todos.

    Reply
  31. Andrea Colares says

    03/04/2019 at 21:30

    Eu simplesmente adorei. Gostaria de saber mais detalhes .. tal como os americanos tem costumes nas portas usar uma chapa de metal. Muitos ou quase todos os hotéis q fiquei, as luzes são através de abajur.. e em casas via luz no teto praticamente só na em cozinha. São curiosidades que tenho..além de tantas outras. Mas achei maravilhoso o seu post. Parabéns!

    Reply

Leave a Reply Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Primary Sidebar

Siga nossas mídias sociais

fb ig twitter pinterest youtube

Reserve hotel com o Booking.com

Booking.com

Procurar no blog

Posts por assunto

Posts por mês

Inscreva-se para receber um email mensal com todas as novidades
Email *
* Campo Obrigatório
Email Marketing Services by Benchmark

Escolha o assunto

8 dias na Disney 15 dias em Tóquio babymoon no Hawaii Brasil2011-12 Canadá no verão cancun com crianças colagemroadtrip2014 como é morar nos EUA cruzeiro da Disney decoração de festa infantil faça você mesma decoração de quarto de criança detroit Disney em setembro Disney Essencial Disney World Europa-2011 famílias viajantes festa infantil ideias para festa de criança japão abril 2006 japão na primavera michigan com crianças museus neve o que fazer em chicago o que fazer em Detroit o que fazer no Japão passeios de outono por que viajar com crianças refeição com personagens na Disney restaurantes com personagens na Disney restaurantes em detroit restaurantes em seattle tradições de outono turismo detroit turismo em Austin tóquio com crianças viagem ao Japão viagem para Austin viagem para detroit viagem para Oahu viagem para o Hawaii viagem pra Europa vivendo em seattle árvore de natal

Últimos posts: Amo Cruzeiro Disney

Cruzeiros Disney 2023: de junho a setembro

Disney anuncia as datas do Disney Wonder que faltavam

Lançamento do Disney Wish adiado

Cruzeiro Disney com dia Pixar no mar

Disney anuncia mudança nos requerimentos de vacinação

Cruzeiros Disney 2023: de janeiro a maio

Retorno dos cruzeiros Disney: veja o que mudou

Cruzeiros Disney 2022: de outubro a dezembro

Preços do Disney Wish

Disney cancela mais cruzeiros em 2021

Blog membro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Footer

Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here: Cookie Policy
 
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.