Antes de falar das coisinhas engraçadinhas que inundaram as lojas por aqui por conta do Halloween que se aproxima, dei uma pesquisada nas origens desta festa tão estranha, já que este vai ser o meu primeiro Halloween de verdade (sim, porque Halloween no Brasil não faz o menor sentido). Traduzi este texto do site The History Channel, para quem lê inglês, melhor dar um pulinho lá.
A origem da festa de Halloween data da época dos antigos festivais Celta de solstício de verão. Este povo que viveu há 2000 anos na área que hoje é a Irlanda, o Reino Unido e o norte da França, celebrava o seu ano novo em 1 de novembro. Este dia marcava o fim do verão e da colheita, e o início do inverno escuro e rigoroso, uma época do ano que foi sempre associada com a morte. Os Celtas acreditavam que na noite anterior ao ano novo, a fronteira entre os mundos dos vivos e dos mortos se tornava tênue. Na noite de 31 de outubro, eles celebravam um ritual chamado Samhain (palavra de origem gálica que significa novembro), onde eles acreditavam que os fantasmas dos mortos retornavam para a terra. Além de causar confusão e prejuízos para a colheita, os Celtas pensavam que a presença dos espíritos tornava mais fácil para os sacerdotes druidas fazerem suas previsões sobre o futuro. Como eram um povo dependente do mundo espiritual, estas profecias eram fonte importante de conforto e direcionamento durante o longo inverno.
Para comemorar o evento, os sacerdotes druidas faziam enormes fogueiras, onde as pessoas se reuniam para queimar oferendas (parte da colheita) e sacrificar animais para suas divindades. Durante a comemoração, os celtas vestiam roupas especiais, que eram tipicamente cabeças de animais e peles, e tentavam ler a sorte uns dos outros. Depois que a comemoração terminava, eles acendiam suas lareiras, que tinham sido apagadas antes da noite começar, com o fogo das fogueiras, para trazer proteção durante o inverno que se iniciava.
Em 43 d.C., os romanos tinham conquistado a maior parte do território celta. Durante os 400 anos que eles dominaram as terras celtas, duas festividades de origens romanas foram combinadas com a tradicional comemoração celta do Samhain. A primeira se chamava Feralia, um dia no final de outubro quando os romanos tradicionalmente comemoravam a passagem dos espíritos do mundo dos vivos para os mortos. A segunda era um dia para homenagear Ponoma, a deusa romana das frutas e árvores. O símbolo de Ponoma é a maçã, e com a incorporação desta festividade pela celebração celta, deu-se início à tradição de pescar as maçãs, onde as frutas são colocadas em uma bacia com água e as pessoas são convidadas a pegar uma maçã usando somente a boca. Esta tradição é mantida até hoje nas festas de Halloween.
Por volta do ano 800, a influência do cristianismo tinha se espalhado pelas terras celtas. No século 17, Papa Bonifácio IV decretou o dia 1 de novembro como o dia de Todos os Santos, um momento para homenagear santos e mártires. Hoje em dia acredita-se que o papa estava tentando substituir a celebração celta por uma comemoração da mesma natureza, só que aprovada pela igreja. A celebração também era chamada All-hallows ou All-hallowmas (do inglês antigo Alholomesse, que significa All-saints, Todos os Santos) e a noite anterior, a noite do Samhain, começou a ser chamada de noite de Todos os Santos (all-hallows-eve) e, mais tarde, Halloween. Por volta do ano 1000, a igreja decretou o dia 2 de novembro como o dia dos espíritos, em honra aos mortos. Era celebrado de forma similar ao Samhain celta, com grandes fogueiras, desfiles e as fantasias de santos, anjos e demônios. Juntas, estas três celebrações, a noite de todos os santos, o dia de todos os santos e o dia dos mortos, eram chamadas de Hallowmas.
A tradição americana do “trick-or-treating” (quando as crianças saem para pedir doces ou aprontam gracinhas com quem não entra na brincadeira), provavelmente data dos primeiros desfiles do dia dos mortos na Inglaterra. Durante as festividades, os pobres pediam comida e as famílias davam bolos chamados “soul cakes” (bolos da alma), como um gratificação por suas promessas de rezarem pelas almas dos familiares mortos. A distribuição desses bolos era encorajada pela igreja como uma forma de substituir a antiga prática de deixar comida e vinho para os espíritos errantes. A prática, que era chamada de “going a-souling” foi sendo dominada pelas crianças, que visitavam as casas da vizinhança e recebiam bebidas, comida e dinheiro.
A tradição das fantasias tem raízes européias e celtas. Séculos atrás, o inverno era uma época incerta e assustadora. As reservas de comida muitas vezes eram escassas e, para muitas pessoas com medo da escuridão, os curtos dias de inverno eram cheios de ansiedade. No Halloween, quando acreditava-se que os fantasmas voltavam para o mundo terreno, as pessoas pensavam que poderiam encontrar fantasmas se saíssem se casa. Para evitar serem reconhecidas pelos fantasmas, as pessoas usavam máscaras quando saíam de casa após o pôr-do-sol, para que os fantasmas as confundissem com seus amigos espíritos. No Halloween, para manter os fantasmas afastados de suas casas, as pessoas colocavam pratos de comida do lado de fora para acalmar os espíritos e evitar que eles resolvessem entrar.
Com a vinda dos imigrantes europeus para os EUA, vieram também seus variados costumes de Halloween. Por causa do rígido controle da religião protestante que caracterizou os primeiros anos da Nova Inglaterra, a comemoração do Halloween nos tempos coloniais era extremamente limitada. Era muito mais comum em Maryland e nas colônias do sul. Com as diferenças de crenças e costumes de diferentes grupos étnicos europeus, misturados ainda com os costumes dos índios americanos, uma nova e específica forma de comemorar o Halloween se iniciava. As primeiras comemorações incluíam eventos para celebrar a colheita, onde os vizinhos partilhavam histórias dos mortos, fazendo previsões uns para os outros, dançando e cantando. Nas festas de Halloween coloniais também se contavam histórias de fantasmas e as pessoas faziam brincadeiras de todos os tipos (pregando peças umas nas outras). A partir da metade do século 19, festividades anuais de outono eram comuns, mas o Halloween ainda não era celebrado em todas as partes do país.
Na segunda metade do século 19, os EUA foram inundados por uma nova onda de imigração. Estes novos imigrantes, especialmente os milhões de irlandeses escapando da fome na Irlanda em 1846, ajudaram a popularizar a comemoração de Halloween nacionalmente. Baseados na tradição irlandesa e inglesa, os americanos começaram a usar fantasias e ir de casa em casa pedindo comida ou dinheiro, prática que se tornou o “trick-or-treat” infantil de hoje. As mulheres jovens acreditavam que, no Halloween, elas poderiam adivinhar o nome ou aparência dos seus futuros maridos fazendo algumas simpatias.
No final dos anos 1800, houve um movimento nos EUA para tornar o Halloween um feriado que fosse mais voltado para a união da comunidade, da vizinhança, ao invés de fantasmas e bruxarias. Na virada do século, as festas para crianças e adultos se tornou a forma mais corriqueira de celebrar a data. Festas com muitas brincadeiras, comidas da estação e roupas alegres. Os pais eram encorajados pelos jornais e pelos líderes comunitários a remover tudo de assustador ou grotesco das festas de Halloween. Por causa desses esforços, o Halloween perdeu grande parte do seu tom superticioso e religioso no início do século 20.
Nos anos 20 e 30, a festa se tornou um centenário feriado focado na comunidade, com desfiles e festas nas cidades como principal diversão. Contrariando os esforços de muitas escolas e comunidades, atos de vandalismo começaram a se tornar uma praga nas celebrações de Halloween em muitos locais. Nos anos 50, líderes comunitários conseguiram minimizar o problema e a festa evoluiu para uma celebração voltada para as crianças. Devido ao grande número de crianças durante o baby boom dos anos 50, as festas passaram dos prédios públicos para as salas de aula ou residências, onde podiam ser mais facilmente acomodadas. Entre 1920 e 1950, as tradições centenárias de trick-or-treating foram trazidas de volda. Trick-or-treating era uma atividade barata para a vizinhança celebrar o Halloween. Teoricamente, as famílias podiam prevenir qualquer brincadeira de mau gosto (tricks) distribuindo doces (treats) para as crianças. Uma nova tradição americana nascia, e ainda continua a crescer. Hoje, os americanos gastam aproximadamente US$ 6 bilhões por ano com o Halloween, fazendo com que seja o segundo maior feriado em vendas para o comércio.
Não é a toa que as lojas estão forradas de abóboras, esqueletos, fantasias e doces, de todos os tamanhos e para todos os bolsos. Os supermercados vendem abóboras enormes, para os tradicionais entalhes e doces, como a torta de abóbora (pumpkin pie) que é tradicional e aparece também no dia de Ação de Graças (Thanksgiving e no Natal).
Estas abóboras simpáticas são baldinhos para as crianças colocarem os doces que vão recebendo.
Já estas aqui são iluminadas por dentro.
Esses monstrinhos todos falam e fazem barulhos “assustadores”.
Até os ursinhos fofinhos entram no clima com chapéu de bruxa.
Sacolinhas para doces com desenhos variados.
Caldeirões para nenhum Harry Potter botar defeito.
Doces em forma de olho, que delícia…urgh
Chocolates Jack-O-Lantern.
Doces em formato de morcego, abóbora, fantasma…
Pirulitos em forma de esqueleto…
Tem máscaras de todos os tipos, principalmente dos famosos do cinema…
…Pânico, Sexta-feira 13 e afins…
…e monstros variados, mais tradicionais.
Vai uma peruca para acompanhar?
Fora os modelitos de terror, muitas fantasias bonitinhas, tipo baile de máscaras, com borboletas, coelhinhas, cleópatras e fantasminhas, pirata, palhaço, coisas mais tradicionais, que a gente de vez em quando ainda vê no Carnaval. Como bem explica o texto sobre a história do Halloween, é uma herança da época menos assustadora da festa. Que se realmente tivesse ido por esse caminho, não faria tanto sucesso.
Sim, é a mais pura verdade. Aliás, há uma certa discrepância também no que tange à mudança dos hemisférios.
(Não sei se você sabe, Lu, mas eu sou Wiccan, uma religião neo-pagã derivada do druidismo)
Essa história eu já sabia, mas o que pouca gente sabe é que o Halloween realmente deriva da comemoração de um Sabbat (como chamamos os ritos de mudanças das estações e até alguns intermediários) chamado SAMHAIN que, sim, tinha relação com os mortos e seus espíritos.
Porém, no hemisfério sul (nós inclusive) em outubro comemoramos BELTANE e não SAMHAIN, que são rituais totalmente diferentes e dedicados a deidades também diferentes.
E o papel da Igreja católica na destruição das religiões pagãs realmente foi decisivo: a própria imagem do demônio, um ser cornudo com patas de bode difundida pela Igreja como o “Cão Danado”, é na realidade uma montagem manipulada de diversos elementos presentes nas religiões célticas: os cornos representam vitalidade e os pés de bode remontam ao gamo-rei, que tem um papel importante no mito celta da união da Deusa (sim, nessa religião cultuamos a energia FEMININA) com o Deus cornífero.
E nós aprendemos a ver o demônio assim por influência, indireta, dos celtas…
Puxa, esse papo vai longe.
Lu, seu texto muito informativo, rico em detalhes, muito enteressante.
Oi, amei seu texto! Já sabia de praticamente tudo. Usei uma parte no meu blogg, espero que não se importe. Mas colokei um link pro seu, tá certo?! Se kiser ir me visitar, eu vou adorar!
Bjinhus
parabéns pelo texto ficou ótimo!!!!!!!vou usa-lo para um trabalho sobre o halloween, q a minha professora passou!!eu ñ sabia disso tudo! e aí no estados unidos anda tudo bem?se kizer me responder eu tenho flog!!!!bjos!!
Olá.. só passeiii
po tava navegando encontri seu blog e adorei vc mando ve parabens pela disposiçao,e vc me passo inspiraçao eu senpre acreditei que Halloween,era infantil demais e que hoje em dia as passoas nem lenbravan dessa data…
beijao>TaTa @ @
><
O Brasil é tão rico em suas histórias e lendas! Só em Monteiro Lobato teríamos histórias suficientes pra muito tempo e ficamos importando essas festas. Já chega de colonialismo cultural!
Parabéns pelo texto elucidativo sobre o Halloween. A maioria esmagadora dos brasileiros celebram uma festa primordialmente pagã (não no sentido católico da palavra, pagã de origem celta) e nem sabem o que estão fazendo, seja por ignorância, seja por estar seguindo uma influencia cultural americana. Enfim.
Beijo.
oiii, gostei mtu do seu blog…eu vou fazer uma festa de halloween no próximo dia 31 de outubro e gostaria q vc me dissese onde vende essas coisas de aboboras de plastico, doces em forma de olhos e etc…me mande um e-mail…obrigada!
por favor meu comentario esta na parte onde esta falando das aboboras leia por favor
eu tenho que fazer um trabalho do halloween para a escola vocês podiam me manda umas fotos do halloweem
obrigado
Nossa!!!!!!!! Seus blog ta muito loko adorei, prescisava fzer uma pesquisa sobre halloween e achei ela inteira aqui. Parabens!! Não te conheço só q ja gostei de vc!!!!!!!!!!
bjcas
nathy
olá, achei muito legal esse site, ajudou muito num trab. da minha faculdade, valew mesmo!
gostaria de receber de vocês endereços dos sites onde encontraremos os enfeites ,doces e decorações sobre o halloween.obrigado
Nunca tinha lido algo sobre o Halloween com tanto interesse. Parabéns! Seu texto é rico em informações e ajudou bastante na pesquisa de escola do meu filho. Obrigada!
Parabéns!Nunca tinha lido algo sobre Halloween tão interessante e informátivo.Você deve ter Muita disposição e informação!Com esse texto o meu trabalho sobre Halloween já está pronto!Obrigada!
oiii!! tudo bem?? nem t econheço maiss o meu caso é igual o da nathy ai!! eu pricisava faze uma peskisa dobre halloween tambem e axei tudo aki!!! beigadu einnn!! entra ein cantatoo!! beijosssssssssss
meu msn ta aii!!
Oi Luciana, gostaria de parabenizá-la por sua iniciativa. Estava pesquisando as origens do Halloween e enconteri o seu trabalho, tão bem formulado e informativo.
Nós, brasileiros, precisamos aprender a conhecer e respeitar as diversas culturas que existem no mundo….
Continue a produzir coisas tão boas…
Beijos, Karlla
legal
Oi,gostei muito desse site me ajudou bastante na escola .
Beijos Mile
Po gostei pa caramba vou até usar como fonte para
um trabalho escolar
espero que você esteja legal ai
abraços jorge
rpz gostei muito do q vcs publicaram me deu mo ajuda pra faser a minha festa…naum deu muito + deu pro gasto.minha festa vai ter algumas coisas q vcs colocaram pra t uma nocao como fazer uma festa .Agora so falta o dia chegar pra eu podr me divertir.bjos min
muito legal seu site, pesquisando para um trabalho de escola encontrei seu site q me ajudou muito! bjus camila.
cara seu site me ajudou muito viu valeu
Luciana parabéns por essa idéia de catar informações que vem a viabilizar o conhecimento através desse resgate histórico da cultura de uma nação(nesse caso a norte-americana).Essas informações foram e continuam sendo a chave no solucionamento de milhares de pesquisas escolares(no meu caso), como vem sendo comentado aí por meio desses comentários.Mas uma vez , parabéns e obrigado.
ai nos eua e bom?
oiii,é mtu legal esse seu blog só passei pq eu toh fazendo um trabalho d Geo…gostei mtu e é sóh .Bjinhusssssss. bye…
ola,
tava fazendo uma pesquisa de haloween para uma festa que eu e minhas amigas promovemos.Eu li seu blog achei muito interesante…eu ñ gosto muito de ler mas seu texto me enteresou!!!! ta muito massa seu blog,muito sucesso.bjs e xau!!!
Oi tudo bom? Moro em santa Maria no RS, estou fazendo um trabalho para o colégio, e preciso saber: Locais Que Celebram o Hallowen. Por favor tenta me responde o mais rápido possível!!! Obrigada!!
Olá já tinha lido antes sobre o assunto em um outro local, e interesei-me em ler novamente para ver se batia as informações.
Pena que muitas pessoas que leram não compreenderam muito bem o que vc quis mostrar, informando que é uma festa oferecida aos demonios e com isso estão dando lugar para ele entrar em suas vidas participando de certas festas como esta, mais valeu continue assim.
Gostaria de dizer muito obrigado pela matéria, e ampla informação dispensada. Em tudo na vida podemos tirar algo de bom. Acredito que os americanos mantém o respeito recíproco, e com o Halloween, geraram empregos, lazer e união entre famílias, condenando e eliminando todo o tipo de maldade implícita em qualquer tipo de atitude.
Façamos brilhar uma luz no meio da escuridão apresentada a nós.
Gostaria de agradecer pela matéria, ajudou muito
oi adorei o texto vc me salvol de um terivel trabalho sobre o Halloween
muito obrigada !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
adorei o texto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nossa Sem palavras, eu estava com muito medo do halloweenm mas quando conheci esta Historia, perdi o medo
Obrigada….
Luisa Helena …………
………..
…….
…….
2006
Parabéns! Acabei de ajudar a um amiga num trabalho da escola! Excelente pesquisa, riquíssima em conteúdo. Happy Halloween!
Sinceramente eu não sabia exatamente o que era Halloween
muito obrigada pela ajuda que me deu, eu tinha que fazer um trabalho sobre
esse assunto.
Parabéns pelo site
vlw achei o texto bom e vou leva-ló como trabalho da escola
eu achei enteressante !!!!!! e vou usar para o ano que vem no dia do halloween !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e vou usar uma mascara para encher o saco do meus filhos
oi pow seu texto esta mto
bom vai ser mto util
pra mim vou levar para fazer
um trabalho vlw
oi pow seu texto esta mto
bom vai ser mto util
pra mim vou levar para fazer
um trabalho vlw
e aew vlw pelo site
e a pesquisa esta muito boa xau e da proxima vez
o halloween e um maximo
Lu, muito obrigada pela ajuda, meu sobrinho Caio Felipe, estuante da Colegio Isaura Santos adorou tudo que vc escreveu.
Vale!!!!!!!!!!
valeu tava atolada tenho que fazer um trabalho sobre o halloweem e no seu blog tem tudo!
eu adorei esse texto vou levar para escola
Muito bom esse site…tinha q fazer um trabalho sobre o halloween e achei tudo nesse site….vcs estão de parabêns.
mmmmmmmmmeeeeeeeeeuuuuuuuuu q legal esse sait e ajudou pra caranba no trabalho de ingles valeub xauuuuu
Parabens, boa materia e sobretudo
HAPPY HALLOWEEN!!!
Acho que você salvou a nota de muita gente com essa tradução complestíssima, em.
No meu caso você salvou em dobro, a nota de uma cliente, e o meu emprego, por que eu fiz o serviço pra ela. Trabalho numa Lan e tal.
Brigadão!
o.O” Site maneraum..ajudo pakas ae num trabai di Inglês..qria saber c podia colokar umas tpo dicas di fantasias pra festas 😉 Flw Vlw!
*festas di halloween cláro* 😡
eita emoticon doidin :S
oie
gostei muito do texto
fikou muito bom msmo
flow
xD
foi show o texto
oi.esse texto me ajudou muito no trabalho da escola.
eu adorei esse texto.ta otimo!!!!
obrigado mt por isso!!
100000000% bjssssssss
bye bye!!!
obrigado gente esse texto me ajudou bastante para fazer o trabalho de inglês valeu mesmooo!qualquer coisa se presisar de ajuda em alguma coisa é so contar comigooo!
me adicionem no msn juuh-frevo@hotmail.com
ficou muito legal
oh texto
adorei…
bjks tata
[:)]
oi…
seu blog ta muito lgl…
achei tudo q precisava …
bju
e muito legal
ficou muito legal
oh texto
adorei…
bjks LAIS
Parabéns por sua pesquisa! Encontrei a história completa do Halloween aqui. Antes tinha passado pela Wickpédia e saí insatisfeito. Pra brasileiro que mora nos EUA recentemente e está por fora do assunto, seu site é a melhor fonte de informação!
Olha estava procurando conhecer tudo sobre a historia do hallowen seu texto esta mesmo rico em conteudo,deu pra abrir a mente e entender o que se trata essa festa e ter nocao do que acontece nela(as fantasias,os doces,e etc),mas o importante mesmo que do mesmo jeito que eu nao sabia muitos ainda nao sabem .E importante ter essas materias pra nos orientar,moro nos estados unidos e entao ficar por fora da historia nao da,mas tambem nao da pra compartilhar com eles pois e fora da minha realidade por questao de religiao.Mas respeito as tradicoes do pais.Um grande abracao fica com Deus e parabens pela materia.
Adorei o texto
bastante infomativo
eu nem sabia o que era o Walloween
muito bom esse site tem tudo sobre o halloween!
;*
oi tudo bem adorei otexto bjssssssssss
adorei o texto bastante informativo é muito legal…
Olá, tudo bem? Adorei o texto. Me ajudou a esclarecer muitas coisas sobre o halloween, pois existem mitos sobre essa data, e eu sempre tive vontade de comemorar meu aniversário com uma festa de halloween, que se dá exatamente no dia 1 de novembro. bjs!!!!!!!!!1
eu amei a hiostoria do halloween me ajudou a esclarecer coisas q eu nao sabia esse texto e otimo muito obrigado ate + beijinhos
amei esse blog precisava muito sber sobre isso,
Nossa!!!!!É muito bom ameii….quem pois essa historia do halloween esta de parabéns!!!
Oiii adorei esse dite me ajudou muito na escola muito obrigado principalmente tirei 1m com essas belas figuras
Baay: Juuliana♥
Vaaleu Gaalera!
Oi. Adorei o texto,vai me ajudar muitíssimo na minha aula sobre o Halloween… Brigadinha!!!