• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Home
  • Destinos de Viagens
  • Reservas
    • Agência de Viagens
    • Aluguel de Carros
    • Chip de celular nos EUA
    • Hotéis aprovados
    • Seguro viagem
    • Transfer em Paris
  • Viajando com Crianças
    • Famílias Viajantes
  • Cruzeiros
  • Disney
  • Vida nos EUA
  • Quem escreve
  • Contato

Colagem

Vida nos EUA e Viagem com crianças

You are here: Home / Viajando / México / Cenote Azul, Akumal e Tulum na Riviera Maia

Cenote Azul, Akumal e Tulum na Riviera Maia

26/02/2010 by Luciana Misura 8 Comments

Acordamos cedinho porque a agenda era cheia: Cenote Azul, Akumal (mais especificamente a lagoa Yal-Ku) e Tulum. Lá vamos nós para a 308 novamente (já estamos cansados dessa estrada). Logo depois de Puerto Aventuras, a plaquinha do Cenote Cristalino apareceu e timidamente, a plaquinha do Cenote Azul. O céu estava cinza infelizmente, o único dia em que a previsão do tempo errou durante a semana toda.

Estacionamos, pagamos os 60 pesos por pessoa de entrada e fomos andando pela trilha na mata, éramos os únicos no lugar. Duas pequenas piscinas naturais e logo depois, o cenote azul (que devia ser chamado cenote verde, mas tudo bem, de repente com sol e céu azul ele muda de cor). Que água espetacular! Cenotes são literalmente buracos onde a água fica acumulada – muitos são alimentados por nascentes ou rios subterrâneos. Essa região é cheia deles, os cenotes eram a fonte de água doce dos maias, que consideravam os cenotes sagrados. Hoje em dia são em sua maioria locais de lazer, para banho e mergulho. O cenote azul tinha centenas de peixes pequenos e médios, alguns coloridos lindos, e a água absurdamente transparente. Mas sem sol, água gelada e temperatura um pouco acima de 20 graus, nenhum de nós se animou a nadar no cenote. Julia deu comida pros peixinhos (que eles vendem ali mesmo) e achou o máximo, tiramos fotos e voltamos pro carro pra seguir viagem.







Continuamos rumo a Akumal, uma outra cidadezinha pequena que assim como Puerto Morelos ainda não foi ocupada pelos super hotéis da região. A prainha linda de Akumal, a Baía Meia Lua, não estava tão bonita quanto em fotos que já vi com o tempo nublado. Mas dava pra ver que a água é transparente e calminha, pena que o dia não estava legal. Essa praia recebe tartarugas de abril a outubro, que vem até a baía para colocar seus ovos a noite. No canto esquerdo da praia, seguindo a ruazinha estreita até o final, começam a aparecer as plaquinhas para a Laguna Yal-Ku. A Canucka tinha falado dessa lagoa e colocado fotos lindas de tartarugas marinhas, e como não tínhamos feito nenhum mergulho decente, era a nossa última chance. Mesmo com pouco sol e água fria, entramos e não nos arrependemos, o lugar é fantástico, posso dizer que foi o segundo melhor mergulho que já fiz (o melhor foi em Hanauma Bay no Hawaii). Centenas de peixes imediatamente estão a sua volta, de todas as cores e tamanhos. Não vimos nenhuma tartaruga (acredito que elas devem aparecer por aqui na mesma época da desova) mas a quantidade absurda de peixes lindos e a visibilidade incrível foram mais do que suficientes pra valer muito a pena. Recomendo muito esse lugar! Julia entrou na água um pouco, viu os peixinhos mas não quis colocar a máscara, depois ficou sentada com a minha mãe olhando tudo até a hora de ir embora. Na saída, o sol finalmente começou a aparecer! Gabe tirou fotos com a bolsa a prova d’água mas esqueceu a câmera em foco manual e praticamente todas as fotos ficaram fora de foco, ele ficou pra morrer quando viu. Mas enfim, lição pro futuro, e a gente tem na cabeça o que viu, não vamos esquecer.







De volta pro carro, mais uma vez pegamos a estrada no sentido sul, em direção a Tulum. Estacionamos e fomos andando até as ruínas, o tal trenzinho é desnecessário e vimos dezenas de Yucatán Jays nas árvores pelo caminho, lindos e alguns quatis. Entramos na cidade maia de Tulum com sol e céu azul, que lugar fantástico. A cidade em si já seria bacana em qualquer lugar, mas ali, na frente daquele marzão turquesa, é um espetáculo. Fomos andando apreciando as ruínas e a paisagem, Julia queria correr e brincar na areia e ficamos um bom tempo por lá imaginando como era a vida dos maias que moraram ali. Tulum significa muro, a cidade fica cercada por um, e era um importante porto já no perído final da civilização maia. Depois que saímos das ruínas o tempo fechou novamente e não pudemos curtir a praia de Tulum, ao sul das ruínas, e acabamos indo só ao Zamas para comer. O sol não voltou, anoiteceu, comemos quesadillas, peixes, tudo regado a cheladas e margaritas e encerramos o nosso último dia. Amanhã é dia de arrumar malas, fazer check out do hotel e voltar pra casa. Mas vamos voltar, com certeza, já viemos pra cá pensando que essa foi só a primeira parte da viagem 😉









Roteiro da viagem a Cancun:
1o dia: Chegando a Cancun
2o dia: Isla Mujeres
3o dia: Puerto Morelos e Playa del Carmen
4o dia: Xcaret
5o dia: Mercado 28
6o dia: Xel-ha e Playa
7o dia: Cenote Azul, Akumal e Tulum
8o dia: Hasta Luego Mexico
Minhas impressões de Cancun e Riviera Maya

Pronto para fazer as suas reservas em Cancun ou Riviera Maia?
Reserve o hotel comigo pela parceria do blog com o Booking.com: veja todos os hotéis em Playa del Carmen e todos os hotéis em Cancún.
Veja diversas opções de passeios e transfers na Riviera Maia com o parceiro Viator.com.
E se for precisar de carro para alugar, somos parceiros do Rentalcars.com, que é do mesmo grupo de empresas do Booking.com e tem os melhores preços.
Se tiver alguma pergunta, é só entrar em contato comigo. Muito obrigada!

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Email
  • Twitter
  • Pinterest

Related

Filed Under: México, Viajando, Viajando com Crianças Tagged With: cancun com crianças, cancun em fevereiro, cancun fev 2010, riviera maya com crianças

Booking.com

Reader Interactions

Comments

  1. Melissa says

    05/03/2010 at 10:40

    Oi Luti!
    Amei as fotos, estão lindas demais… Você comprou o filtro polarizador? Ou nem precisou? A água é mesmo tão transparente assim? AMEI a foto da Julia com os peixinhos em Cenote azul.

    Beijos

    Reply
  2. Luciana Misura says

    05/03/2010 at 11:24

    Melissi, obrigada, não comprei polarizador não, a água é assim mesmo! Se eu tivesse polarizador não ia dar pra enxergar a diferença entre água e o resto, hehe 😉 Mas senti falta em alguns lugares, como na Lagoa Yal-Ku, daria pra ver os peixes ainda melhor, preciso comprar um sim.

    Reply
  3. Melissa says

    05/03/2010 at 18:29

    Maneiro, o lugar deve ser fantástico! Eu comprei o polarizador mas ainda nao tive oportunidade de usar. Comprei a 5D tb! Estou amando, mas pena que ela nao chegou a tempo da viagem que fizemos no carnaval.

    Bj

    Reply
  4. Viviani says

    11/09/2010 at 0:09

    Oi Luciana,

    adorei suas fotos, que máquina vc usa?
    Ah, suas dicas tb são ótimas!!!
    Obrigada!

    Reply
  5. Roberta Melo says

    04/06/2013 at 12:50

    Olá..gostaria de fazer esse passeio , porém somente Tulum e Akumal…acha que fica cansativo?? No caso de não estar com carro , é possível realizar de que forma?? Não quero incluir Xel-Há nem o cenote..att Roberta

    Reply
    • Luciana Misura says

      04/06/2013 at 16:28

      Não acho que fica cansativo, mas se você puder, reserve um dia pra cada um, pois são lugares que merecem! Se você não for alugar carro pode contratar esses passeios com empresas de turismo locais (que vão levar de van).

      Reply
  6. Elisio says

    02/05/2015 at 8:00

    Parabéns, gostei muito do blog. Irei a Cancun em junho e queria saber se da para mergulhar com as tartarugas em Akumal com uma criança de 6 anos.
    Obrigado

    Reply
    • Luciana Misura says

      02/05/2015 at 10:56

      Só depende da criança, Elisio. A gente fez snorkeling lá com a Julia quando ela tinha 4 anos: http://luciana.misura.org/2012/04/11/snorkeling-na-lagoa-yal-ku/

      Reply

Leave a Reply Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Primary Sidebar

Siga nossas mídias sociais

fb ig twitter pinterest youtube

Reserve hotel com o Booking.com

Booking.com

Procurar no blog

Posts por assunto

Posts por mês

Inscreva-se para receber um email mensal com todas as novidades
Email *
* Campo Obrigatório
Email Marketing Services by Benchmark

Escolha o assunto

8 dias na Disney 15 dias em Tóquio babymoon no Hawaii Brasil2011-12 Canadá no verão cancun com crianças colagemroadtrip2014 como é morar nos EUA cruzeiro da Disney decoração de festa infantil faça você mesma decoração de quarto de criança detroit Disney em setembro Disney Essencial Disney World Europa-2011 famílias viajantes festa infantil ideias para festa de criança japão abril 2006 japão na primavera michigan com crianças museus neve o que fazer em chicago o que fazer em Detroit o que fazer no Japão passeios de outono por que viajar com crianças refeição com personagens na Disney restaurantes com personagens na Disney restaurantes em detroit restaurantes em seattle tradições de outono turismo detroit turismo em Austin tóquio com crianças viagem ao Japão viagem para Austin viagem para detroit viagem para Oahu viagem para o Hawaii viagem pra Europa vivendo em seattle árvore de natal

Últimos posts: Amo Cruzeiro Disney

Passo a passo do site Safe Passage

Passo a passo do site Sail Screen by Prenetics

Cruzeiros Disney 2023: de junho a setembro

Disney anuncia as datas do Disney Wonder que faltavam

Lançamento do Disney Wish adiado

Cruzeiro Disney com dia Pixar no mar

Disney anuncia mudança nos requerimentos de vacinação

Cruzeiros Disney 2023: de janeiro a maio

Retorno dos cruzeiros Disney: veja o que mudou

Cruzeiros Disney 2022: de outubro a dezembro

Blog membro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Footer

Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here: Cookie Policy
 
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.