• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Home
  • Destinos de Viagens
  • Reservas
    • Agência de Viagens
    • Aluguel de Carros
    • Chip de celular nos EUA
    • Hotéis aprovados
    • Seguro viagem
    • Transfer em Paris
  • Viajando com Crianças
    • Famílias Viajantes
  • Cruzeiros
  • Disney
  • Vida nos EUA
  • Quem escreve
  • Contato

Colagem

Vida nos EUA e Viagem com crianças

You are here: Home / Brasil / O Parque das Aves de Foz do Iguaçu, ou o dia que me apaixonei por tucanos

O Parque das Aves de Foz do Iguaçu, ou o dia que me apaixonei por tucanos

23/06/2012 by Luciana Misura 13 Comments

Numa manhã de céu azul fomos visitar o Parque das Aves de Foz do Iguaçu. Tinha ouvido muita gente falar desse parque mas confesso que esperava pouco da visita. Como já comentei aqui, zoológicos não são a minha praia, e ver pássaros engaiolados não me parecia uma boa ideia. Nosso grupo foi recebido pela gerente de marketing do Parque, Kárin Wolf, que foi a nossa guia durante a visita. Ela nos explicou logo que as aves ali foram em sua maioria resgatadas de traficantes de aves, muitas em péssimas condições, e que não poderiam ser soltas e viver na natureza novamente. O que eles fazem é reproduzir essas aves em cativeiro para que seus filhotes possam ser devolvidos à mata e viverem livres como seus pais não conseguiram viver. O foco é principalmente na reprodução de espécies ameaçadas de extinção. Falar com ela foi um prazer, porque você vê que ela ama as aves que estão ali, dá pra sentir na voz.

São mais de 1.000 aves de 130 espécies, incluindo arara-azul, harpia, águias, ararajuba, entre outras. Os viveiros (aviários) são enormes, a gente anda dentro de vários, com os pássaros voando lá dentro. O lugar em si é lindo com trilhas (acimentadas, vimos cadeirantes visitando o parque numa boa) pelo meio da mata. Nossa guia nos contou que quando eles começaram o Parque há muitos anos (1994) esse pedaço da mata estava em péssimas condições, já sem grande parte da vegetação nativa, e eles estão em permanente estado de recuperação: plantando árvores e criando condições para que a vegetação local se espalhe novamente. Não sei como era antes, mas do jeito que está hoje já achei lindo. Andar por aquelas trilhas já é gostoso de qualquer forma, independente dos pássaros.

O Parque das Aves de Foz de Iguaçu

Mas os pássaros…! Ah! Não tem como ficar imune ao festival de cores dos tucanos, araras e inúmeras espécies que desfilam na nossa frente. Fiquei especialmente apaixonada pelos tucanos: curiosos, ficam bem perto das pessoas, não se intimidam com a nossa presença (claro, já estão acostumados). Mas são bravos também: vem logo dar umas bicadas na sua câmera ou na sua mão caso você chegue perto demais. Não se preocupe: a bicada de um tucano, diferente da bicada de uma arara, não arranca pedaço de ninguém; o bico deles parece de papel, leve, não dói nada. Eu não sabia disso até ver um colega do grupo que por coincidência é treinador de aves levando uma porção de bicadas de um tucano na maior tranquilidade.











Além dos pássaros lindíssimos, o Parque das Aves tem ainda um borboletário que abriga também beija-flores, viveiros com cobras e jacarés. Um jacaré teve filhotes recentemente e pudemos ver um filhote pegando carona nas costas da mãe ou pai, não sei dizer ao certo. Tudo muitíssimo bem cuidado. Aliás, só de ouvir a explicação sobre como eles levaram anos desenvolvendo um sistema para manter a a água limpa nas dezenas de cascatas e laguinhos que ficam dentro dos viveiros, você já percebe como o pessoal ali trata os bichos muito bem. Eles realmente se preocupam em oferecer a melhor condição possível para todos eles. No final da visita, você passa pelo aviário das araras, espetacular!





Perto da saída pode-se tirar uma foto com uma das araras ou uma cobra jibóia, que tal? A arara tinha uma fila grande, já a cobra foram poucos. Me chamaram de corajosa por tirar essa foto com a cobra – mas de cobra eu não tenho medo mesmo. Já de barata… 😉

Valeu muito a visita ao Parque das Aves, com certeza crianças vão amar, ano que vem quero levar a Julia e o Eric pra conhecer.

Informações úteis: o Parque das Aves abre das 8:30 AM – 5:30 PM diariamente. O ingresso custa R$20 por pessoa. Confira sempre horários e preços no site oficial antes de ir. As trilhas do parque são acimentadas, portanto cadeirantes e carrinhos de bebê não terão problemas. Uma Lanchonete (simples) e Loja de Souvenirs (bem grandona e bonita) ficam na saída.

Recebemos também um kit com material informativo sobre o parque muitíssimo bem-feito, com folhetos, CD e livrinhos em inglês e português falando das espécies de aves do lugar, os viveiros, do sistema de filtragem, informações sobre as espécies, nota 10.

Agradecimentos aos amigos blogueiros Gardênia Rogatto (As Peripécias de uma Flor) que tirou a minha foto com o tucano, Maurício Oliveira (Trilhas e Aventuras) que tirou a foto do jacaré pegando carona na mãe e Pedro Serra (Blog Sem Destino) que tirou a minha foto com a cobra. Valeu pessoal!

Viajei a convite da Loumar Turismo, que patrocinou o Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo, do qual fui palestrante. Todos os custos e logística da viagem e passeios foram por conta da Loumar. Obrigada ao Marcelo Valente (dono) e sua equipe afinadíssima que nos proporcionaram esses momentos maravilhosos.

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Email
  • Twitter
  • Pinterest

Related

Filed Under: Brasil, Foz do Iguaçu, Viajando Tagged With: Foz do Iguaçu

Booking.com

Reader Interactions

Comments

  1. Be says

    23/06/2012 at 15:47

    Lú, imagina eu no meio das araras? Ai ai ai, eu acho que toda arara é igual a Pitanga e já fico conversando, tentando chegar perto. RS Arara morde para arrancar o dedo mesmo. A Pitanga já não bica não nos morde, mas quando ela acha que tem algo errado, aí ela dá uma bicadinha como alerta para eu prestar atenção… tipo beliscão com o dedo do pé, conhece? E essa bicadinha é dolorida. RS

    Reply
    • Luciana Misura says

      24/06/2012 at 22:58

      Hehehe voce esta mal acostumada com a sua arara de estimacao 😉 Voce tem que ir la um dia Be, vai amar!

      Reply
      • Be says

        28/06/2012 at 21:50

        Nossa… imagina? Vou enlouquecer. Quem me vê com as araras, papagaios e tucanos pensa que sou doida… RS Quando morávamos em NM, maridon e eu éramos voluntários no zoo local. Toda semana, limpávamos o viveiro das araras, e passávamos um tempão conversando com as bicudas. Depois, visitávamos o Rainbow, uma arara que ficava na nursery, porque tinha/tem um tumor enorme embaixo da asa. Éramos tão apaixonados pelo Rainbow que compramos uma gaiola/viveiro nova/o para ele. Tenho saudades daquela época… Um dia vc vai conhecer a Pitanga e vai ver como ela é um amor. 🙂

        Reply
  2. Patricia says

    24/06/2012 at 8:19

    Estive lá ano passado e fiquei encantada. Tbm tirei a foto com a arara no final 😀

    Não sabia dessa do Tucano… fiquei morrendo de medo quando vi um turista chinês botando a mãozona no bico dele hehehe

    Reply
    • Luciana Misura says

      24/06/2012 at 23:00

      Hahaha o turista chinês já sabia 😉

      Boa sorte na sua mudança pro Canadá!

      Reply
  3. Claudia says

    24/06/2012 at 13:11

    Nossa, Lu, você acaba de me convencer que este será um destino para nossa viagem. Vou até conversar com o maridao, porque ele é louco pra conhecer Iguaçú. Eu fui quando era criança e nunca tinha pensado em voltar, mas depois dos teus posts, fiquei muito a fim!

    Reply
    • Luciana Misura says

      24/06/2012 at 23:02

      Claudia, legal, vai sim! 🙂 E as crianças vão amar! Vocês estão indo quando pro Brasil?

      Reply
  4. Glaucia says

    25/06/2012 at 17:16

    Ola Luciana, este deve ser um pedaçinho do ceu nao? E muito lindo mesmo….ate mais.Ha aproveitando o Eric esta cada dia mais lindo, parabens!

    Reply
  5. UmOlharViajante says

    26/06/2012 at 10:06

    Lindas imagens!!!!

    Reply
  6. Nara says

    26/08/2013 at 14:03

    Ola 🙂

    Estou montando um roteiro para minha ida la, e quero muito conhecer o Parque das Aves. Em meia quanto tempo se gasta nele.. percorrendo ele todo sem pressa ?

    adorei seu post 🙂

    Reply
    • Luciana Misura says

      27/08/2013 at 14:31

      Nara, obrigada! Nós levamos umas 3 horas lá dentro, foi tranquilo, vimos tudo, não foi corrido.

      Reply

Trackbacks

  1. Parque das Aves em Foz do Iguaçu | Fast Fashion Blogs says:
    12/10/2012 at 16:21

    […] nossa companheira de grupo, Luciana Missura, fez um post bem completo do parque. Ela, que também se apaixonou pelos tucanos, fez até vídeo […]

    Reply
  2. O que fazer em Niagara Falls, Canadá | Aprendiz de Viajante says:
    01/02/2013 at 4:00

    […] no Bird Kingdom: talvez eu tivesse gostado mais do
    Bird Kingdom se não tivesse visto o maravilhoso Parque das Aves de
    Foz do Iguaçu. Em Niagara Falls os pássaros tem que ficar em uma
    área fechada e climatizada, claro, porque o […]

    Reply

Leave a Reply Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Primary Sidebar

Siga nossas mídias sociais

fb ig twitter pinterest youtube

Reserve hotel com o Booking.com

Booking.com

Procurar no blog

Posts por assunto

Posts por mês

Inscreva-se para receber um email mensal com todas as novidades
Email *
* Campo Obrigatório
Email Marketing Services by Benchmark

Escolha o assunto

8 dias na Disney 15 dias em Tóquio babymoon no Hawaii Brasil2011-12 Canadá no verão cancun com crianças colagemroadtrip2014 como é morar nos EUA cruzeiro da Disney decoração de festa infantil faça você mesma decoração de quarto de criança detroit Disney em setembro Disney Essencial Disney World Europa-2011 famílias viajantes festa infantil ideias para festa de criança japão abril 2006 japão na primavera michigan com crianças museus neve o que fazer em chicago o que fazer em Detroit o que fazer no Japão passeios de outono por que viajar com crianças refeição com personagens na Disney restaurantes com personagens na Disney restaurantes em detroit restaurantes em seattle tradições de outono turismo detroit turismo em Austin tóquio com crianças viagem ao Japão viagem para Austin viagem para detroit viagem para Oahu viagem para o Hawaii viagem pra Europa vivendo em seattle árvore de natal

Últimos posts: Amo Cruzeiro Disney

Cruzeiros Disney 2023: de junho a setembro

Disney anuncia as datas do Disney Wonder que faltavam

Lançamento do Disney Wish adiado

Cruzeiro Disney com dia Pixar no mar

Disney anuncia mudança nos requerimentos de vacinação

Cruzeiros Disney 2023: de janeiro a maio

Retorno dos cruzeiros Disney: veja o que mudou

Cruzeiros Disney 2022: de outubro a dezembro

Preços do Disney Wish

Disney cancela mais cruzeiros em 2021

Blog membro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Footer

Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here: Cookie Policy
 
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.