• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Home
  • Destinos de Viagens
  • Reservas
    • Agência de Viagens
    • Aluguel de Carros
    • Chip de celular nos EUA
    • Hotéis aprovados
    • Seguro viagem
    • Transfer em Paris
  • Viajando com Crianças
    • Famílias Viajantes
  • Cruzeiros
  • Disney
  • Vida nos EUA
  • Quem escreve
  • Contato

Colagem

Vida nos EUA e Viagem com crianças

You are here: Home / Viajando / Dicas para quem vai viajar com um Gato de avião

Dicas para quem vai viajar com um Gato de avião

18/06/2013 by Luciana Misura 112 Comments

Escrevi aqui no blog há muitos anos pedindo dicas para viajar com um gato de avião e depois publiquei as dicas do nosso veterinário para viajar com gato de avião, mas acabei não fazendo um post depois da viagem para dizer como foi. Na verdade foi tudo ótimo naquela viagem de 2005 de Detroit para Seattle, tanto que já levamos o Gato várias vezes para Michigan depois disso – de Seattle para Detroit conosco quando fomos visitar a família, de Seattle para Austin quando nos mudamos, de Austin para Detroit quando fomos visitar, e estamos aqui de novo com ele na casa da minha sogra. Ele é um gato viajante! Mas nem tudo são flores, e vou contar aqui a nossa experiência, o que deu certo e o que não deu, e o que é necessário pra fazer uma viagem assim.

juliaericgatonoaviao

1) Certificado de saúde: nem todas as companhias aéreas pedem certificado se o gato vai viajar na cabine, apenas se for no compartimento de carga. Cada cia aérea tem suas regras determinando que tamanho e tipo de animal pode viajar na cabine ou se tem que ir na área de carga. A gente sempre viaja com o Gato de Delta aqui dentro dos EUA e eles não pedem o certificado. Pra viajar na área de carga costuma ser necessário.

2) O carregador flexível: chamado soft carrier, ele não é de plástico duro ou fibra como os carregadores que vão no compartimento de carga. O nosso é o mesmo desde o início, uma mochila de couro (Samsonite Pet Backpack, que eu nunca mais vi pra vender, mas coloquei similares na lojinha do Colagem) que tem abertura nas duas extremidades e uma tela pra ele poder respirar e ver tudo do lado de fora. Existem outros modelos, claro, mas esse foi testado e aprovado em várias viagens. Dentro do carregador a gente coloca um pad que é tipo um tapete absorvente caso ele faça xixi ou cocô ali dentro, e levamos sempre outros pads reserva pra trocar se for o caso. É bom levar também shampoo e uma toalhinha caso o seu gato se suje de cocô ou xixi e você tenha que lavá-lo no banheiro do aeroporto (já aconteceu com a gente uma vez!).

3) Compra da passagem para o animal: quando você comprar a sua passagem (já tendo lido as regras para viajar com gatos da cia área em questão), normalmente você tem que telefonar pra central de reservas para dizer que vai levar um gato com você. Esse é o caso da Delta, eu compro a nossa passagem e ligo lá pra informar que o Gato vai com a gente dentro da cabine em um soft carrier. Isso é importante porque existe um limite de animais no vôo que é bem pequeno (coisa de 2-3 animais no máximo) então se deixar pra fazer na hora do check-in tem sempre o risco do vôo já ter atingido o número máximo de animais (esse vôo que nós viemos pra Detroit agora tinha mais uma família com 2 cachorros na cabine). A gente pagou a “passagem” dele na hora do check-in (a Delta cobra $125 dólares no vôo doméstico, $250 ida e volta) e o atendente coloca uma etiqueta no soft carrier que é a prova do pagamento.

4) Preparação para o dia da viagem: muitos sites falam pra parar com comida e água 24h, 12, 8h, 4h antes da viagem, varia absurdamente. O veterinário recomendou parar com comida e água “no dia da viagem” mas como isso é relativo dependendo da hora que você vai, acabamos chegando em 10-12h antes como o que deu certo pra gente e pro Gato. Na viagem que fizemos antes dessa tivemos o nosso vôo cancelado e remarcado duas vezes e acabamos tirando a comida e água somente 6h antes de viajar. O resultado: o Gato fez xixi no carregador ainda no aeroporto antes de embarcarmos (estávamos na fila pra entrar no avião), o xixi vazou pelo lado (o pad não segurou tudo) e me molhou, eu vim o vôo inteiro com roupa molhada de xixi de gato, foi uma beleza…aproveite pra levar uma roupa extra pra quem vai carregar o bichano, pra não passar a mesma coisa que eu.

5) No aeroporto: a gente já chega com o gato dentro do soft carrier, já que ele sai de casa e vai no carro já ali dentro. Depois do check-in, a gente pega a fila da segurança e as regras aqui nos EUA são que o gato tem que ser retirado do soft carrier e passar pelo detector de metal no nosso colo. O gato não passa dentro do soft carrier, que vai vazio junto com as bolsas de mão passar na máquina de raio-X. Essa parte é sempre a mais complicada, porque ele tem medo de sair da bolsa e tirá-lo de lá pra passar no detector de metal é sempre meio tenso. Bichanos mais ariscos talvez precisem de uma coleira, pra garantir que eles não vão tentar fugir e se esconder pelo aeroporto. Nós temos uma coleira a mão, já usamos, mas como ele nunca tenta fugir (ele fica grudado na gente com medo nessa hora), não usamos mais.

6) Durante a viagem: as regras das cias aéreas variam, mas de um modo geral você não pode tirar o gato de dentro do soft carrier, e se o seu bichano for igual ao nosso, ele não vai nem querer sair, porque vai ficar com medo daquele ambiente estranho. O soft carrier deve ser colocado embaixo do banco a sua frente. Quando viajávamos sem as crianças só com o Gato a gente costumava deixar o soft carrier embaixo do banco apenas nas horas de decolagem e pouso, e colocávamos no nosso colo durante o vôo, mas na verdade ele não gosta de ver o movimento e passamos a colocá-lo o tempo todo embaixo do banco mesmo porque ele fica ali quietinho (ele mesmo vira de costas pro corredor e fica de frente pra parede).

5) Chegada ao destino: a gente traz comida seca e uma latinha de comida molhada e tigelas, pra poder dar comida e água pra ele assim que chegar e não ter que sair procurando um lugar pra comprar. A gente já comprou e deixou uma caixinha de areia aqui na casa da minha sogra então não precisamos mais nos preocupar em comprar na chegada, mas se você está indo pra um lugar que não tem, seria legal encomendar pela internet e mandar entregar pra já estar com isso a sua espera (poderia fazer o mesmo com a comida).

Se você vai viajar com o seu gato pela primeira vez e não sabe como ele vai se comportar, sugiro que você faça o que a gente fez: compre o soft carrier, coloque o bichano lá dentro e vá dar umas voltinhas de carro com ele pra ele ir se acostumando. Nas primeiras voltinhas de carro que fizemos com o Gato ele ficou miando, depois acostumou e fica bem quietinho, ele deita ali dentro e pronto.

Já me fizeram uma pergunta no Facebook que trago pra cá: animal na cabine só vale pra vôos domésticos? Não, tem cias aéreas que aceitam animais na cabine em vôos internacionais também. A Delta por exemplo aceita animais na cabine em vôos internacionais, incluindo dos EUA pro Brasil e vice-versa, e ainda cobra menos do que eu paguei em vôo doméstico ($75 por trecho, ou $150 ida e volta).

A página do Depto de Agricultura Americano tem os detalhes pra quem vai fazer a viagem internacional, confiram.

Essa é a nossa experiência, se você costuma viajar com o seu gato e tem alguma coisa a acrescentar, pode deixar a sua dica nos comentários 🙂 Qualquer pergunta é só falar!

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Email
  • Twitter
  • Pinterest

Related

Filed Under: Viajando

Booking.com

Reader Interactions

Comments

  1. Nah - Pra Ver em Londres says

    18/06/2013 at 20:20

    Adoreeei, Lu! 🙂
    Você vai virar minha fonte oficial para assuntos felinos. Pode ser? hehe
    Beijobeijo procê, pra família e pro Gato lindo!

    Reply
    • Luciana Misura says

      19/06/2013 at 12:28

      Hahaha o que eu souber eu respondo!

      Reply
      • kely almeida says

        15/03/2017 at 19:51

        oi! vamos viajar como turistas para massachusset! queria saber se posso levar meu gato junto ou a alfandega não deixa?!

        Reply
        • Luciana Misura says

          16/03/2017 at 11:23

          Eles vão achar que você está indo morar ao invés de passear…

          Reply
  2. Marcela says

    18/06/2013 at 20:41

    Adorei, Luti! Logo vamos ter de passar por essa experiência. É bom saber o que fazer. Beijos

    Reply
    • Luciana Misura says

      19/06/2013 at 12:29

      Espero que o novo país pra onde vocês vão não exija a quarentena!

      Reply
  3. Barb says

    18/06/2013 at 22:11

    Oi Lu, tô de volta!

    Adorei suas dicas! Vc cobriu praticamente tudo! Digo isso porque costumava viajar bastante em vôos domésticos com a minha gatinha no Brasil e fazia isso tudo aí que vc disse. Funciona! E as regras mudam bastante entre companhias áreas por isso é bom checar diretamente! Quando mudei para cá, trouxe a minha gatinha comigo na cabine num vôo internacional de 10 horas de duração. (Tenho tanto orgulho dela que se comportou tão bem, hehe!) Se me lembro bem, viemos de TAM, apenas um animal na cabine inteira era permitido na época e cobraram R$350 + os exames médicos em mãos. O que achei curiosíssimo foi que ao chegar nos EUA ninguém pediu para checar documento nenhum dela, nem de vacinação nem nada.

    Aproveitem a viagem! Beijos!

    Reply
    • Luciana Misura says

      19/06/2013 at 12:31

      Êêêê que bom, tá se sentindo bem agora? Cara, eu juro que o pessoal aqui nos EUA não checa coisa nenhuma…eles pedem mas não olham nada…quando viajamos com o Gato e pediram o certificado de saúde da primeira vez ninguém nem olhou…e uma vez esquecemos de fazer o check in do Gato, e ninguém falou NADA. Passamos pela segurança, embarcamos, chegamos em casa e só então nos demos conta que a etiqueta que estava no soft carrier era a mesma da ida, a gente esqueceu e ninguém conferiu…

      Reply
  4. Joana says

    20/06/2013 at 7:44

    Oi Lu e leitores,
    Vcs sabem como é pra levar gatos dos EUA para o Brasil? Se precisa de documentos especiais e se eles implicam?
    Muito obrigada

    Reply
    • Luciana Misura says

      20/06/2013 at 12:00

      Joana, no link da página do Depto de Agricultura que eu dei no post tem os detalhes e links pra quem vai sair ou entrar nos EUA com um bicho de estimação, dá uma olhada http://www.aphis.usda.gov/animal_welfare/pet_travel/pet_travel.shtml

      Reply
    • Joana says

      22/06/2013 at 17:06

      Joana
      Se não tiver mudado nos últimos três anos, a entrada de animais domésticos no Brasil é tranquila. Os animais devem estar com a vacina antirrábica válida (tem que ter sido tomada pelo menos 30 dias antes da viagem, se não me falha a memoria) e ter um atestado sanitário assinado por um veterinário e deve ter o selo do ministérios de agricultura do país de origem. Aqui um link do Ministério de Agricultura do Brasil http://www.agricultura.gov.br/animal/animais-de-companhia/transporte-internacional. Conosco a fiscalização foi super tranquila, conferiram os documentos e olharam os bichanos dentro das caixas de transporte mesmo. Uma coisa que vc precisa estar a atenta é para garantir a reserva do seu animal no avião. Em geral as companhias não transportam mais de dois animais por aeronave (pelo que entendi são dois porão e dois cabine) e muitas cias não transportam gatos e cachorros. Eu nunca consegui confirmar a reserva dos gatos com mais de 48 horas da viagem, o que sempre adicionava um estresse.
      Boa viagem!!!

      Reply
  5. Neda says

    22/06/2013 at 16:54

    Oi Luciana!
    Também temos gatos viajantes, mas os nossos não podem ir na cabine pois a caixa para eles não cabe embaixo da poltrona 🙁 Eles nos acompanham desde Brasília, passaram por Praia e agora estão conosco em Mendoza. Sempre foram viagens longas e estressantes para todos. Não pela burocracia, isso por sorte tem sido tranquilo, mas por ter que aprender a dosar o sedativo e a chegada sempre me deixa apreensiva, me dá muita pena ver eles meio croquis. Na vinda a Mendoza um deles cuspiu o sedativo e eu achei melhor não dar de novo e como ele chegou bem, na proxima vez acho que vou dar só o suficiente para que eles passem pelo check in.
    Bjs

    Reply
    • Luciana Misura says

      24/06/2013 at 12:20

      Oi Neda, a gente nunca deu sedativo pro nosso bichano, o veterinário aconselhou não dar e ele sempre foi tranquilo, então nunca nem testei. Mas que tamanho tem os seus gatos que a caixa não cabe embaixo da poltrona? É um soft carrier (imagino que não seja)? Quando comprei o soft carrier eu achei muito pequeno pro meu Gato, aí levei no veterinário pra ele dizer se o tamanho estava adequado e para minha surpresa ele falou que sim. Se você ainda não testou um soft carrier aconselho fortemente a experimentar um! Beijos!

      Reply
  6. Nina says

    01/09/2013 at 14:51

    Meu desculpe a sinceridade, mais sou contra transporte de animais na cabine do aviao. Imagina se um cachorro cisma de latir? ou gato faz numero 2? eu mesma n aceito viajar ao lado de alguem com animal…exemplo faço voo internacional de 6 em 6 meses…super cansativo, e ter que suportar durante 12 hrs se alimentar e correr o risco do animal fazer suas nessessidaes e ter que ficar suportando o mal cheiro?

    Reply
    • bruna says

      20/12/2013 at 14:00

      compra um jatinho kkkkkkk

      Reply
      • Mi says

        06/06/2020 at 10:51

        Sensacional kkkk

        Reply
    • J.Edgard says

      31/03/2014 at 16:33

      Muito útil a sua dica, valeu mesmo!
      Com isso vemos que existem pessoas estúpidas e abestadas que são contra os amantes de animais e viajar com os seus peludos.

      Reply
      • Fernandas says

        08/06/2014 at 15:16

        Nosso cãozinho é como membro da família, eu fico chocada com gente que não suporta animais também.

        Reply
    • Andre says

      30/10/2014 at 9:21

      Que pensamento estúpido, típico de gente que acha que se faz melhor por ” viajar pra fora a cada 6 meses”..

      E se tiver um BEBÊ?? E ele ficar chorando o voo inteiro? ou mesmo deixar algum cheiro desagradavel?

      Gostaria de ver uma foto sua pra tambem ” nao aceitar viajar ao seu lado” ..

      Reply
      • Lili Gomes says

        23/02/2015 at 8:13

        Rindo muito com seu comentario

        Reply
      • Andreia Poletto says

        18/10/2015 at 14:21

        Durante um vôo São Paulo-Goiânia, dois cachorrinhos, sentados um pouco distantes um do outro, começaram a latir um pro outro, talvez “comentando” sobre a viagem, e ninguém se estressou, a maioria riu, porque foi muito fofo!

        Reply
      • Liligomes says

        30/07/2016 at 16:34

        Meu gato tem Felv .se o vet colocar q ele tem essa doença podemos ser barradas ao embarcar ?

        Reply
        • Jaqueline says

          26/12/2016 at 5:08

          Oi. Meu gato também tem felv. Estou super nervos, porque a veterinária dele disse que não é indicado dar a antirrabica nele, mas ele precisará viajar comigo pois vou me mudar de estado. Não sei o que fazer!!!

          Reply
          • Larissa says

            12/02/2019 at 18:04

            Oi, Jaqueline! Você conseguiu viajar com seu gatinho Felv+? Os meus dois gatos tem felv e vou me mudar pra Europa em dois meses, se puder dividir sua experiência comigo ficarei muito grata! Abraços

          • Karoline Teixeira says

            22/09/2019 at 21:20

            Olá meninas vcs conseguiram viajar com os gatinhos felv+?

  7. Joana says

    02/09/2013 at 14:12

    Boa tarde, sou portuguesa e vou viajar com a minha gatinha para o Brasil. Foi esterilizada com meio ano, e já guardou trauma da cirurgia na veterinária. Ela tem 1 ano e meio, mas infelizmente à meio ano atrás teve um grande azar. Caiu do meu apartamento no segundo andar e partiu uma patinha em dois sítios. A recuperação custou muito visto que a gatinha se sentia muito revoltada. Antes destas duas cirurgias, conseguia transportá-la no carro e levá-la ao veterinário, mas depois destes traumas nem consigo mete-la na caixa de transporte pois ela bufa-me e “rosna”. Para não dizer que o veterinário não consegue dar-lhe uma simples vacina sem ela ser sedada. Enquanto que no dia a dia ela tem uma atitude completamente normal e é amável, gosta de carinho. Apenas quando se trata de a tirar de casa ela fica mesmo mesmo muito agressiva. Tenho mesmo que a levar comigo, pois vou mesmo viver para o Brasil e ela é muito chegada aos donos e não confia em mais ninguém. Será que vou ter muitos problemas em viajar de avião com ela? Para o caso de ela fazer as necessidades no pano absorvente não sei se irei conseguir trocá-lo no avião pois tenho medo que depois de a tirar da caixa. não consiga voltar a colocá-la la dentro. Estou mesmo desesperada com esta situação. =(

    Reply
    • Luciana Misura says

      04/09/2013 at 9:03

      Joana, eu imagino que a sua gata vai ter que ser sedada, mas no seu caso acho muito importante você conversar com o veterinário o quanto antes. Mas se em Portugal eles fizerem como nos EUA, você vai ter que tirá-la da caixa para passar pelo Raio-X com ela no seu colo, ou seja, vai ter que tirar e colocar de volta no meio do aeroporto…boa sorte!

      Reply
      • marilene capibaribe weyne says

        02/10/2014 at 11:52

        existem acalmante naturais que podemos oferecer uns 4 dias da viagem

        Reply
        • Isabel says

          19/01/2016 at 13:38

          Olá, Marilene
          Sobre calmantes naturais p\ gatos em viagem, vc pode especificar os nomes? Faremos viagem longa dentro do Brasil.
          Obrigada
          Isabel

          Reply
  8. Odete says

    12/09/2013 at 23:03

    Luciana! Que maravilha encontrar esse seu sítio (como dizem os portugueses). Estou como a Joana, muito preocupada com a mudança de Brasília para o Rio dentro de 14 dias! São dois bichanos, Sophia de 6a e Harry de 5. A Sophia não reagiu bem na experiência com o Amplectil que a vet. passou para ela ficar sonolenta. Amanhã vou experimentar a mesma medicação no Harry, mas estou com medo. E mais medo ainda de dar outra medicação para a Sophia. Não gostei da indicação da veterinária, de Cerenia. Vou tornar a falar com ela amanhã. Gostaria de encontrar uma coisa mais natural para deixá-los dorminhocos, inclusive para não sofrerem o stress. Serão umas 4h desde a saída de casa. Vou seguir todas as suas sugestões. O tapete absorvente deve ser prá cachorro, penso. Vc tem alguma dica prá eles dormirem? Obrigada, beijo e felicidades prá você e todos os seus. Odeterocha33@gmail.com.

    Reply
  9. Priscila says

    26/10/2013 at 15:01

    Vou me mudar pra Curitiba e não sei como fazer com as minhas duas gatinhas, a minha maior preocupação é a mais velha, ela tem 13 anos e me preocupo que ela fique muito estressada com o voo e acabe passando mal, o que eu faço?

    Reply
    • Luciana Misura says

      27/10/2013 at 15:59

      Qual a duração do vôo? Eu começaria passeando com ela de carro dentro da bolsa que vc vai levar de avião, pra ela se acostumar.

      Reply
  10. Rodrigo says

    11/11/2013 at 18:23

    Boa Noite Luciana, parabéns pelo blog. Sinceramente achei extremamente reconfortante ler de quem já passou por esta experiência, estou de mudança de São Paulo para Quito (Ecuador) e preciso levar 4 Gatos!! Já procurei de tudo a respeito, mas pelo visto vou acabar levando 2 e 2 em voos separados. Meus gatos têm características peculiares: O Fred, é o mais agitado, está acostumadíssimo a passear de carro, mas fora da caixinha, e sei que ele vai reclamar bastante durante a viajem. Tenho o Mingau, que é medroso! A Cacau que é chata e odeia colo e a Fifinha que é uma senhora de 13 anos!!! Ler suas experiências me ajudam a planejar da melhor forma minha viajem, já que tenho duas opções de cia aérea: Avianca e Lan, as demais ou não transportam, ou fazem conexões em países onde a legislação é burocrática demais. Mesmo assim obrigado por compartilhar sua experiência, podem ter certeza de que irei postar assim que chegar com os bichanos em nossa nova casa!!!

    Reply
    • Luciana Misura says

      14/11/2013 at 17:23

      De nada! Vai acostumando os bichanos com a caixinha em passeios de carro…

      Reply
      • marilene capibaribe weyne says

        02/10/2014 at 11:56

        ola rodrigo vou levar tambem 4 gatinha s e estou apreensiva.irei para italia.vc poderia falar sobre dois voos nao entendi.grata

        Reply
  11. Rodrigo says

    13/11/2013 at 15:29

    Luciana, posso lhe fazer duas perguntas?

    Qual o tamanho do seu soft carrier? E quantos kilos tem seu gato?

    Pois pelo que pude ver na foto seu gato não deve ser muito maior que o meu (Fred), o meu tem 5 kilos e seguindo as regras da compania aérea que vou usar (Avianca) o unico soft carrier que encontrei mede 10″ de altura, 17″ de comprimento e 10″ de largura, mesmo assim meu gato não poderá ficar em pé…. Desde já agradeço qualquer informação que puder me passar….

    Reply
    • Luciana Misura says

      14/11/2013 at 17:22

      Rodrigo, em pé ele realmente não fica. O meu Gato tem quase 6 kg. Não me lembro as medidas do carrier, e não estou com ele por perto pra medir, mas o Gato fica somente deitado lá dentro.

      Reply
      • Aline says

        15/08/2017 at 15:33

        Tenho gatos pesados e tenho planos de me mudar de estado. Então, uma bolsinha como essa me permitiria levá-los na cabine, mesmo que eles não pudessem ficar em pé?

        Reply
        • Aline says

          15/08/2017 at 15:34

          Claro que não daria pra levar todos de uma vez, mas dá uma aflição pensar que estão na carga, sem vc estar vendo.

          Reply
  12. Juliana says

    24/11/2013 at 13:40

    Oi! Gostaria de saber se vc pesquisou algo sobre como a pressão causado nos ouvidos afeta o gato, já que a dele é mais aguçada pro som do que a nossa. Será se não tem risco de haver danificação do tímpano do bicho? Quero viajar com a minha de avião em um vôo de 2h e fico com medo disso. Beijos, valeu as dicas!

    Reply
    • Luciana Misura says

      24/11/2013 at 21:10

      Não, nenhum dos veterinários nunca mencionou nada a respeito dos ouvidos, e como o meu Gato nunca demonstrou nenhum tipo de incômodo, acredito que isso não seja um problema.

      Reply
  13. Rubens says

    05/12/2013 at 15:05

    Eu moro na China, adotei um gatinho aqui, ele tem por volta de 4 meses (30 cm de corpo). Agora no fim do ano estou voltando para o Brasil e gostaria de levá-lo comigo… são praticamente 24 horas de voo 🙁
    Não sei o que fazer

    Reply
    • Luciana Misura says

      05/12/2013 at 15:43

      Você pode levar o gatinho, não tem problema. Vai ter que dar um pouco de água na conexão, imagino, mas consulte um veterinário pra confirmar.

      Reply
  14. Isabela says

    13/12/2013 at 11:04

    Boa tarde, parabéns pela iniciativa.

    Então minha gata é muito arisca e quando levamos para cortar a unha ela mia muito, e se ficamos um pouco mais na rua com ela (carro com ar), umas 2 horas ela fica babando muito. Fiquei preocupada. Quero fazer uma viagem aérea de 2 horas, mas o gato ficaria na caixa por 4 horas e só poder ir pelo porão. Em 2 horas ele ficou tão tensa que estou com medo, o que posso fazer?

    Reply
    • Luciana Misura says

      13/12/2013 at 15:27

      Procure uma companhia aérea que deixe ela ir na cabine com você, ou fale com o veterinário sobre possibilidades de sedativos (mas teste antes da viagem!).

      Reply
  15. VICTORIA says

    13/12/2013 at 21:26

    MUITO QUERIDA!
    OBRIGADA PELAS DICAS!!

    Reply
  16. Kitsch Chic (Carol) says

    18/12/2013 at 9:05

    Oi Luciana,
    Muito obrigada pelo seu relato bem detalhado! Estou há semanas procurando informações sobre alguém que tenha viajado com seu gatinho para o exterior e nunca encontrava nada profundo ou que realmente me ajudasse. Estarei indo para os EUA ano que vem e gostaria de levar meus dois gatos.

    Não sabia que o gato precisava sair da caixa de transporte para passar no raio X! Isso me deixou com um mini medo pois não sei como eles reagiriam nesse momento (afinal nunca estiveram em um local 100% desconhecido, cheio de pessoas e barulho ao redor). Graças a sua dica, vou providenciar duas coleiras, por precaução!

    Estava planejando em ir pela Copa Airlines, mas vi que eles fazem conexão no Panamá. Vou tentar ver pela Lan então (a não ser que com a Copa, eles não troquem de avião, aí tudo bem).

    A minha única dúvida e receio é no momento de parar imigração, chegando nos EUA. Não sei se levar gatos para lá, com visto de turista, é algo comum e tenho medo que eles façam mil perguntas e “estranhem” este fato, tentem me barrar, sei lá. Eu tenho medo pelos gatos que passaram por uma viagem tão longa! Será que posso ficar tranquila com isso?

    Beijos e muito obrigada!!

    Reply
    • Luciana Misura says

      18/12/2013 at 13:24

      Carol, você está com razão em se preocupar, eu realmente não sei o que a Imigração pode achar disso (nem acredito que ninguém saiba te responder, porque deve ser uma situação tão inusitada que não acredito que exista um ‘padrão’). Dito isso, acho que vai ser avaliado quanto tempo você vai ficar. Se você vai ficar por aqui de um mês pra cima, acho que não deve ter problema em explicar que não tinha com quem deixar os seus gatos por tanto tempo (e nem gostaria de fazer isso). Mas se for pouco tempo, sinceramente não sei se vão encrencar ou não! Com a Imigração a gente nunca sabe o que vai encontrar, infelizmente depende muito da boa vontade da pessoa na hora. Se você quiser ligar pra falar com alguém da Imigração e perguntar, pode ser uma ideia, o número é 1-800-375-5283. Boa sorte, depois me conta o que aconteceu!

      Reply
  17. Igor Alcantara says

    08/01/2014 at 16:41

    Vamos viajar com uma gata do Brasil aos EUA, voo direto sem escalas pela Delta.

    Você sabe se no Brasil também tem que passar com o gato no colo? Ela é uma gata super calma, mas quando sai de casa, ela vira uma leoa. Fica muito feroz por causa do medo e morde e arranha até mesmos nós. Alguma dica especial para este caso?

    Reply
    • Luciana Misura says

      09/01/2014 at 0:02

      Infelizmente não sei, mas se realmente tiver que passar com ela no colo, acho legal levar uma toalha ou algo que você possa usar pra enrolar a sua gata e poder segurá-la com mais firmeza sem ser arranhado. E converse com o veterinário sobre sedativos. Boa sorte!

      Reply
  18. juliana says

    03/03/2014 at 9:25

    ai ,to tão indecisa.meu gato tem 8 anos ,e velho e bravo.não sei o que faço. outra ele não e castrado.é um cio que nunca para,tenho medo de levar ele e o mesmo se perder lá atras de gata.

    Reply
    • Luciana Misura says

      03/03/2014 at 12:18

      8 anos não é velho pra um gato, Juliana, eles podem viver até 20 anos, ainda tem muito tempo pela frente. Se eu fosse você castraria ele agora! Mas pra onde você vai levá-lo?

      Reply
    • Vanessa says

      29/07/2014 at 11:49

      Oi Juliana, talvez você já tenha até viajado, mas de qualquer forma te deixo esse texto que li há uns meses e que me deixou muito emocionada de uma menina que viajou por umas 10 horas com um gatinho velhinho e diabético.
      http://www.luciamalla.com/blog/2006/11/um-gato-pelo-mundo.html

      Reply
  19. Natalia says

    04/03/2014 at 19:40

    Olá, quantos cm tem a sua gatinha?
    O meu gato tem 44 cm (corpo todo) e tem 3,5 kg.
    Não quero deixar levar ele lá embaixo. Será que eu consigo driblar a fiscalização e levar o meu gato junto comigo?

    Reply
    • Luciana Misura says

      07/03/2014 at 14:28

      Driblar a fiscalização, tá doida? Essas coisas hoje em dia dão até cadeia, nem pensar. Meu Gato pesa muito mais que o seu (uns 5kg) então com certeza deve ser maior. As regras variam de acordo com a cia aérea, escolha uma que aceita transportar na cabine.

      Reply
  20. Katiuça says

    09/03/2014 at 14:20

    Que coisa boa poder contar com suas experiências e comentários!
    Vou viajar para os EUA em agosto e vou levar meu filho Bruce comigo (um gatinho de 2 anos) e o meu maior medo é se ele vai poder ir comigo ou terei que despachá-lo como uma bagagem. Bom, sei que varia conforme a cia aérea, mas jamais viajarem sem ele comigo e nem pensar coloca-ló como uma bagagem. Mesmo que Bruce seja um gato tranquilo, nem cogito a hipótese de despachar como se fosse uma mala, pois gatos já não curtem sair do seu lugar, imagina viajar sem a mamãezinha por perto. Além do mais, Bruce tem um problema nas perninhas trazeiras e não anda como os demais gatos, o que me torna ainda mais protetora.
    Ainda não sei qual a cia aérea que irei, mas graças as dicas daqui, procurarei a que mais humana for a respeito de transporte de animais com carinho.
    Obrigada!

    Reply
    • Andreza says

      09/04/2018 at 11:31

      Você conseguiu levar seu gato ou teve problemas na imigração? Obrigada

      Reply
  21. Marcia Fidalgo says

    26/03/2014 at 11:01

    Olá Luciana, gostei muito dos seus comentários e é claro da sua experiência de viajar com o seu gato de estimação.
    Moro em Portugal e vou viajar para o Brasil em outubro e vou levar a minha gata de estimação comigo mais estou muito preocupada e apreensiva se a levo na cabine ou no porão do avião. Vou viajar pela TAP e já me informei sobre o assunto. Só que ao ler o seu blog fiquei mais tranquila.Pois o melhor é leva-la na cabine. A minha única preocupação agora é quanto o transporte, pois na cabine a caixa tem que ser maleavel para caber debaixo do assento. A medida padrão que eles exigem para a mala é de 45x30x23cm. Mas ao ver a mala como você levou o seu gato vou procurar saber se encontro aqui em Portugal igual para já indo acostumando ela dentro da mala. Obrigada e beijinhos

    Reply
    • Luciana Misura says

      26/03/2014 at 11:15

      De nada e boa sorte! 🙂

      Reply
    • Vanessa says

      29/07/2014 at 12:50

      Oi Márcia Fidalgo, também vou viajar de TAP, você já fez sua viagem? Como foi?

      Reply
  22. Ana says

    05/04/2014 at 8:45

    Luciana, estou com uma super duvida, estou nos EUA, vou para o Brasil pela TAM e as medidas do soft carrier permitida é 36 x 33 x 25 cm. Nao acho nada nesta medida aqui nos EUA. Qdo acho é muito estreito. Tem alguma dica?? ah, vou levar um gato que resgatei…
    thanks!

    Reply
    • Luciana Misura says

      06/04/2014 at 15:42

      As medidas nos EUA são em polegadas e não em cm. Você pode comprar menor, só não pode comprar maior.

      Reply
  23. Ana says

    05/04/2014 at 8:46

    meu email foi errado no outro post

    Reply
  24. Elaine says

    13/04/2014 at 17:04

    Vou para fazer uma viagem do Brasil para Argentina na semana que vem.Luciana vc sabe qual compania que transporta um gatinho na cabine?Ele tem 10 anos e pesa 4 kilos e 200 gramas.

    Reply
    • Luciana Misura says

      13/04/2014 at 18:44

      Não conheço as cias aéreas que fazem esse vôo, você tem que entrar nos sites e ver qual cia aceita…

      Reply
  25. Samantha Gaudie says

    02/05/2014 at 23:28

    Gostaria de parabenizar por este espaço que tanto nos ajuda! tive minhas dúvidas esclarecidas! Soube que vamos ser transferidos para USA e não sabia por onde começar a ver os preparativos para levar nossos 2 bichanos! Agora clareou bastante!! Abraços

    Reply
  26. Solange says

    10/05/2014 at 16:04

    Oi Luciana!
    Seu depoimento já tem um tempinho, mas ainda é muito útil… falta informação pra caramba sobre o assunto. Minha dúvida tem a ver com as medidas da bolsa (soft carrier). Pesquisei diversas cias. aéreas, a maioria admite bolsas de até 20, 25 cm de altura. Essa altura não é compatível com os regulamentos de aviação, que requerem que o animal possa ficar de pé, pois um gato normal chega a uns 30 cm de pé. Vi bolsas muito similares à sua e tenho convicção que a sua também ultrapassa os 20 cm de altura, como todas as que encontrei no mercado. Dito isso tudo, pergunto: alguma cia. aérea ou agente de aeroporto mediu a altura da sua soft carrier? Alguém implicou com as dimensões dela?
    Desde já agradeço muito a sua atenção!!
    Solange

    Reply
    • Luciana Misura says

      11/05/2014 at 7:55

      Solange, ninguém mediu nada. Eles mandam comprar soft carrier porque ela pode ser amassada pra ficar embaixo do banco…

      Reply
  27. Maria says

    03/06/2014 at 12:28

    Olá Luciana, é a primeira vez que venho aqui e adorei o post. Vou viajar com minhas gatas pela primeira vez e tenho uma duvida: Eles falam que o animal tem que ficar em pé dentro do transportador, mas é em pé, na posição de andar ou em pé na posição que seu gatinho está na foto? Pq se for na posição de andar elas não poderão ir comigo em cima, mas se for assim como na foto elas poderão viajar sem problemas! Abs

    Reply
    • Luciana Misura says

      03/06/2014 at 14:07

      Esse em pé é muito relativo…a gente viaja com o Gato desse jeito na foto sem problemas. Se fosse em pé com espaço seria impossível.

      Reply
  28. Kelly says

    10/06/2014 at 13:31

    Olá ! Gostaria de saber se o chip os veterinários implantam são todos de modelo internacional?

    Reply
    • Luciana Misura says

      12/06/2014 at 9:10

      Não sei te dizer 🙁

      Reply
    • marilene capibaribe weyne says

      02/10/2014 at 11:42

      tenho quase certeza que sim ..sao padroes abraco mas pergunte ao um veterinario

      Reply
  29. Ana says

    30/06/2014 at 22:40

    Querida, quanto tempo de voo sua gata já passou?
    Vou me mudar para Austrália e não tenho como deixar meu gato no Brasil. Mas estou morrendo de medo da viagem… Já li que não podemos levar ele na cabine nesse caso, apenas despachando, e são mais de 1 dia de viagem 🙁 estou desesperada, quanto tempo deixaram o gato de vcs sem comer?

    Reply
    • Luciana Misura says

      30/06/2014 at 23:09

      Meu Gato já ficou 24h sem comida, por conta de atrasos em vôo e afins, mas converse com um veterinário a respeito porque ele vai saber te orientar melhor pra uma viagem longa dessas.

      Reply
  30. Luciene says

    11/07/2014 at 20:23

    Ola!! Amei o seu site e dicas!
    Eu Moro no japao e tenho uma gata de 12 anos que vou levar para o Brazil ano que vem, mas eu vou pela emirates e eles nao aceitam animais na cabine(nem ia dar pra leva-la Pq ela mia demais qdo sai de casa, muito alto); de saber se eh perigoso ir no compartimento de bagagem, eh melhor seda-la?eles dao agua? Estou muito preocupada pois nao quero q ela sofra… Desde ja obrigada

    Reply
    • Luciana Misura says

      12/07/2014 at 19:32

      Luciene, nesse caso recomendo mesmo que você converse com o veterinário, porque sedar gatos é sempre complicado e precisa ser testado antecipadamente. Boa sorte!

      Reply
  31. Luciana says

    13/07/2014 at 15:54

    olá Luciana, tudo bem? Sou sua seguidora no twitter e facebook. Estou programando uma viagem a Quito/Galápagos em jan/2015. Vi o comentário do rodrigo acima, dizendo que foi morar em Quito. Será que você poderia passar meu e-mail para ele, para que ele possa me passar algumas dicas? Muito obrigada.

    Reply
  32. marilene capibaribe weyne says

    02/10/2014 at 11:38

    adorei as dicas tenho muitas duvidas ainda …mas ajudou muito.por favor è verdadeiro que podemos perder no animal no porao ? grata

    Reply
    • Luciana Misura says

      02/10/2014 at 11:53

      Existem casos sim, obviamente não é uma coisa comum.

      Reply
  33. Verônica Maria says

    30/10/2014 at 9:09

    Olá Luciana, você sabe informar se pose-se levar gatos para a Alemanha? No próximo ano vou morar na Alemanha e pretendo levar meus dois gatos. O meu medo é os dois estão com 14 anos e a viagem dura 10 horas. Eles são tranquilos, mas, um pouco idosos.

    Abraço!

    Reply
  34. Letícia says

    30/11/2014 at 6:52

    A minha dúvida é: vou viajar para Nova Iorque no inverno. Será que minha gata aguenta o frio? Estou mto preocupada com isso.

    Reply
    • Luciana Misura says

      30/11/2014 at 11:18

      Voce vai passear com ela na rua? Porque se ela vai dentro da cabine com voce e vai chegar numa casa ou apartamento e ficar la dentro, obviamente tem aquecimento e ela nao vai ter nenhum problema. So me preocuparia se ela fosse viajar na parte de carga, porque mesmo sendo climatizada eu nao sei como eles fazem o transporte dos animais da aeronave pro terminal e vice-versa…

      Reply
  35. Michele says

    25/01/2015 at 22:28

    Ola! Moro no Brasil, e estou com previsão de me mudar para o exterior , e minha preocupação principal seria com o meu gato, Abel. Mas depois de ler o seu blog , fiquei super tranquila! Muito obrigada! Já tirei várias dúvidas só de ler seu post….. Tenho Uma dúvida: há uma limitação do peso do animal para ir na cabine com a gente? Sei que varia de companhia aérea ….. Seu gato era pesadovno moments do check in? O meu Abel pesa 6,5 kg! Rs

    Reply
  36. Kira Quadros says

    27/07/2015 at 18:57

    Oi luciana!

    Eu e meu gatinho Wolf estamos com bilhete marcado para o dia 27 de Agosto. Porem a TAM não tem vaga na cabine para o meu pequeno. Creio que terei que manda-lo no compartimento de carga. E agora???
    ele tem medo de tudo, eu o adotei depois de ter sido abandonado no inverno de NY e creio que ele ficou traumatizado. Alguma dica?

    bjs!!!

    Reply
  37. Ana says

    28/08/2015 at 10:16

    Olá, Luciana.
    Muito obrigada pelo post. Vou me mudar para os EUA em março e tenho 2 gatos. Primeiro, eu vou só, e todas as companhias que pesquisei indicam que a regra é 1 animal por pessoa =( Na prática, dá pra ir com mais de 1?
    Além disso, estou em dúvida sobre os certificados de saúde, pois já me falaram que eles precisam ter as vacinas comprovadas desde 6 meses antes da viagem, mas li em outros lugares que basta o veterinário assinar um atestado de que eles estão com as vacinas em dia e levar isso no ministério da agricultura que eles emitem um documento válido por 10 dias. O que você sabe sobre isso?
    Obrigada!

    Reply
  38. Bruno says

    25/09/2015 at 7:52

    Ok, e o que a imigração vai me perguntar quando eu for passar pra entrar na cidade, la na imigração dentro do aeroporto mesmo, pois quando vai sozinho te fazem perguntas como, o que você esta fazendo aqui, pra onde você vai entre outras, agora, e com um gato ? ele vai me pergunta ” você veio passar ferias e trouxe seu gato ? pq não deixou em um hotel? ” alguem ai ja teve experiencia de levar seu bichinho pra america ? Como se livrar de uma situação de perguntas relacionada a seu bichinho numa dessa ???

    Reply
    • Bruno says

      25/09/2015 at 8:05

      Pq você que ja foi, passou pela imigração correto ? Quais foram as perguntas, o que você disse pra eles etc ?

      Obrigado !

      Reply
  39. Angelica says

    11/11/2015 at 16:27

    Boa noite Luciana e para todos.
    Moro em Brasil e estou pensando ir morar na Colombia com o meu gatinho mas tenho um problema..
    Devido ao tamanho da caixa segundo AVIANCA (20 cm de altura???) não posso levar ao meu gatinho em cabina e pela distancia do voo (5 horas + 3 horas de conexão) não posso levar ao meu gatinho como bagagem 🙁
    O q eu faço?
    Alguém que me aconselhe por favor. Agradeço muito!!!

    Reply
    • Luciana Misura says

      12/11/2015 at 7:19

      Nao tem outra cia aerea?

      Reply
  40. memoireinventee says

    05/12/2015 at 19:25

    Oi Luciana!
    Vou fazer uma viagem internacional com o meu Gato, pela primeira vez. Vou de TAP. Seu post tirou várias dúvidas que eu tinha, obrigada. No entanto tenho uma pergunta, achei um carrier perfeito, mas ultrapassa 1cm na altura e 1cm na largura das medidas permitidas pela companhia aérea, Quão rigidos eles são com issi? eles medem a bolsa de transporte no check in?
    Obrigada!!

    Reply
    • Luciana Misura says

      06/12/2015 at 18:02

      Nunca mediram a nossa mas a nossa é soft sided, então ela pode se ajustar de acordo com o local. Se for uma hard sided, não arriscaria não.

      Reply
  41. mariliaporfirio says

    29/01/2016 at 12:41

    Adorei o texto e me senti bem melhor vendo que não sou a única querendo carregar gatos de um lado par ao outro. Estou de mudança de Manaus para Goiânia, e vou levar 4 bichanos. Provavelmente terei que fazer duas viagens, se tiver mais uma pessoa comigo, pois pelo que li a TAM aceita no máximo 2 animais por voo e só um por passageiro. Estou muito ansiosa com isso. Os gatos ficam a vontade na caixa de transporte, dormem lá dentro qnd tem oportunidade, mas qnd entram no carro para ir no veterinário é uma miação só, e eu não tenh o carro pra ficar passeando com eles aqui.
    Tinha dúvidas em relação a alimentação, pressão nas orelhas, suas dicas realmente são preciosas (muda re roupa extra, já deixar comida e caixa preparados no ambiente novo, tapete higienico extra…)
    Estou um pouco mais tranquila, mas, acho que só ficarei bem depois que eles estiverem em casa!

    Reply
  42. Taly says

    29/03/2016 at 18:03

    Obrigada pelo post super bem explicadinho!!!

    Duas coisas que eu fiquei na dúvida porém, se você ou alguém aí souber..

    1. Ok, normalmente soft vai na cabine e hard na carga, mas tem problema levar uma caixa hard na cabine? (é a que eu tenho já, pensando se vou ter que comprar uma soft)
    2. Durante escala, no aeroporto, como funciona? Eles têm que ficar na caixa o tempo todo?

    Obrigada!!

    Reply
    • Luciana Misura says

      29/03/2016 at 18:09

      Pelo menos nas cias aéreas que viajei, a regra era que tinha que ser soft, não poderia ser hard, porque não cabe embaixo do assento. E sim, tem que ficar na caixa o tempo todo no aeroporto. Você tira apenas pra passar no raiox.

      Reply
      • Taly says

        29/03/2016 at 19:57

        Obrigada!!

        Reply
  43. Dyandra Emily Winck Ribeiro says

    26/04/2016 at 19:21

    Luciana…. você foi simplesmente demais…

    Vou de mudança de Portugal para o Brasil (MS) daqui a 6 meses e vou levar comigo meu gato Luis… de 2 anos e 3,5kg.!!!
    já estou entrando em parafuso só de pensar no stress que ele vai passar…
    ele é um tanto arisco e assustado, quando ouve um barulho alto salta e sai correndo… e quando entra no carro é uma sinfonia de miação…
    tenho medo de que ele passe fome ou sede durante as horas de viagem e conexões por isso quero é que ele vá na cabine comigo…. maaass tenho medo que ele comece a miar muito e cause problemas durante o meu voo.. sem contar que posso ter ate 2 conexões que pode resultar em até 27h de viagem!!!!!

    Muito obrigada o seu post mesmo que antigo já me ajudou em muita coisa!!!!!!

    Reply
    • Cristina says

      08/03/2017 at 17:48

      Oi, Dyandra! Já chegou em Portugal? Estou na mesma situação, mas temo 3 Gatinhos! Poderia me contar como foi?? Muito obrigada!

      Reply
  44. Pierre says

    13/05/2016 at 11:45

    Boa tarde, gostaria de saber se o tipo de visto interfere para entrar no U.S.A, pois vou alugar uma casa para 15 dias pra férias será que a imigração vai criar caso com isso, ou perderei entrar normalmente.
    Obrigado ótima matéria parabéns

    Reply
    • Luciana Misura says

      13/05/2016 at 14:17

      Teoricamente não interfere, mas realmente podem questionar o motivo de estar trazendo um animal pra passar pouco tempo…

      Reply
  45. Isabela says

    25/05/2016 at 21:41

    Olá,
    Parabéns pelo post, foi o que mais me ajudou! Estamos de mudança pro Canadá com o nosso gatinho e
    não tinha idéia do que levar para um SOS, suas dicas foram ótimas.
    Sucesso, bjos.

    Reply
  46. Carolinne says

    16/11/2016 at 6:08

    Vocês não precisam dar nenhum tranquilizante pra ele?

    Reply
    • Luciana Misura says

      21/11/2016 at 9:20

      Não, nada!

      Reply
  47. marcosof31 says

    16/11/2016 at 18:32

    oii lu eu so estou com medo de machucar a minha gata ou se nao tiver espaço pra ela ai se ela ficar no aerouporto la 🙁 estou com medos pode me ajudar

    Reply
  48. karina Pâmela says

    10/12/2016 at 8:47

    Oi Luciana!
    Estou com duvida, eu tenho três gatos e estou querendo me mudar do Brasil para Portugal, e como eu faço eu gostaria de levalos na cabine. Mas acho que deve ter como, porque, estou indo sozinga E como tem que ser feto o transporte deles no caso como são três, tem que ser uma caixa para cada gato separado?

    Reply
    • Cristina says

      08/03/2017 at 17:51

      Oi, Karina! Quando vai a Portugal? Já chegou? Também estou na mesma situação e também tenho 3 Gatinhos! Hehe

      Reply
  49. Suane says

    14/05/2017 at 18:14

    Olá luciana, boa noite!!

    Estou pensando em ir morar na china , porem só irei com a condição de levar minha filha gata ela vao fazee 4 anos, é muito arisca . Detesta andar de carro ela mia bastante em viagens , depois de um tempo ela para. O mais período mas longo que ela ficou no carro foram de 3 a 4 horas .estou com medo dela nao aguentar por serem mais de 24. Horas de vaijem e com escalas.

    Reply
  50. Helaine Queiroz says

    26/07/2017 at 23:31

    Oi, tudo joia?!
    Vc, alguém….gente me diz: tenho 5 gatos, terei que me mudar de cidade, do norte ao sudeste, como faço pra levar meus bb’s no aviao? Existe essa possibilidade?
    Não acho ngm falando sobre isso, tudo relacionado só fala de um pet. Como faço gente? Atravessar o Brasil de carro daria uns 3 dias, que pavor. Quem puder me ajudar, com dicas, ou que tenha vivido essa experiência agradeço!

    Reply
  51. luanachiquetto says

    25/01/2018 at 9:35

    Olá Luciana, sei que o post é antigo, mas…uma pergunta: Viajarei com meu gato do Brasil pro EUA e dentro do EUA creio que farei uma escala até meu destino final. Seria aconselhável pegar um voo com maior tempo de espera para poder tirar o gato de dentro do soft carrier e dar uma andada com ele? Meu gato é treinado a passear na coleira.
    Ótimas dicas que você deu! Quanto a alimentaçao, acho melhor me certificar com a veterinaria dele né?
    Obrigada!

    Reply
  52. ALEXSANDRO XAVIER DOS REIS says

    21/04/2019 at 19:40

    Olá Luciana.

    Gostaria que pudesse tirar uma divida. Posso levar nosso gato de estimação para Flórida (Disney) mesmo que a viagem seja a turismo? Teremos algum problema com a imigração por sermos turistas? Passaremos 15 dias nos EUA.
    Grato…

    Reply
    • Luciana Misura says

      24/04/2019 at 7:47

      Eu não faria isso, vai sim atrair a atenção da imigração. Turistas não trazem gatos junto, podem achar que querem entrar pra morar.

      Reply

Trackbacks

  1. Como levar seu animal para a Inglaterra: um passo a passo mastigado! - Dondeando por aí - Blog de viagensDondeando por aí – Blog de viagens says:
    18/09/2014 at 4:46

    […] Blog Colagem, da Luciana Misura: ela viajou de avião com o gatinho dela na cabine do avião, num voo interno dentro dos Estados Unidos. Ótima referência para felinos que já estão lá na terra de Obama. […]

    Reply

Leave a Reply Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Primary Sidebar

Siga nossas mídias sociais

fb ig twitter pinterest youtube

Reserve hotel com o Booking.com

Booking.com

Procurar no blog

Posts por assunto

Posts por mês

Inscreva-se para receber um email mensal com todas as novidades
Email *
* Campo Obrigatório
Email Marketing Services by Benchmark

Escolha o assunto

8 dias na Disney 15 dias em Tóquio babymoon no Hawaii Brasil2011-12 Canadá no verão cancun com crianças colagemroadtrip2014 como é morar nos EUA cruzeiro da Disney decoração de festa infantil faça você mesma decoração de quarto de criança detroit Disney em setembro Disney Essencial Disney World Europa-2011 famílias viajantes festa infantil ideias para festa de criança japão abril 2006 japão na primavera michigan com crianças museus neve o que fazer em chicago o que fazer em Detroit o que fazer no Japão passeios de outono por que viajar com crianças refeição com personagens na Disney restaurantes com personagens na Disney restaurantes em detroit restaurantes em seattle tradições de outono turismo detroit turismo em Austin tóquio com crianças viagem ao Japão viagem para Austin viagem para detroit viagem para Oahu viagem para o Hawaii viagem pra Europa vivendo em seattle árvore de natal

Últimos posts: Amo Cruzeiro Disney

Cruzeiros Disney 2023: de junho a setembro

Disney anuncia as datas do Disney Wonder que faltavam

Lançamento do Disney Wish adiado

Cruzeiro Disney com dia Pixar no mar

Disney anuncia mudança nos requerimentos de vacinação

Cruzeiros Disney 2023: de janeiro a maio

Retorno dos cruzeiros Disney: veja o que mudou

Cruzeiros Disney 2022: de outubro a dezembro

Preços do Disney Wish

Disney cancela mais cruzeiros em 2021

Blog membro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Footer

Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here: Cookie Policy
 
 

Loading Comments...
 

    loading Cancel
    Post was not sent - check your email addresses!
    Email check failed, please try again
    Sorry, your blog cannot share posts by email.