O que fazer em Oahu, Hawaii

Duas amigas me pediram dicas de coisas pra fazer no Havaí e escrevi esse email pra elas há alguns anos. Nas últimas semanas mais duas pessoas me pediram a mesma informação aqui no blog, então estou copiando o email para cá, assim outras pessoas podem usar também…

Honolulu é uma cidade que me lembra muito uma grande cidade praiana do Brasil, só que bem mais arrumada e organizada. O Havaí me lembra muito o Rio em vários aspectos, quem conhece as duas cidades provavelmente vai notar algumas coisas semelhantes também (os prédios altos, o jeito relax, as plantas e flores, o clima, etc). Nós particularmente preferimos ficar fora da cidade e alugar um carro pra explorar a ilha toda, e curtir o lado mais natureza do lugar, então a maioria das minhas dicas são fora de Honolulu. Da primeira vez ficamos do lado oeste, no J. W. Marriott Ihilani Resort & Spa e da segunda vez no Turtle Bay Resort, no North Shore. Os dois são muito bons, o Ihilani é mais novo e tem quartos melhores, mas o Turtle Bay tem uma localização excelente pra quem quer curtir o North Shore. Os dois tem praias ótimas para crianças, calmíssimas. Ficam afastados do burburinho e se você quiser sair da área do hotel vai precisar alugar carro, tanto pra curtir outras praias quanto para jantar a noite se quiser opções além das oferecidas pelos restaurantes dos hotéis. Se você quiser ficar hospedado em um lugar que não dependa de carro, é melhor escolher um hotel em Honolulu, e apenas alugar carro quando você fizer um passeio fora da cidade.

1) Snorkeling em Hanauma Bay – é pra mim a praia mais linda de todas, disparada. É uma reserva marinha, tem montes de corais e peixes enormes coloridos, tartarugas, um lugar muito lindo. Hanauma fica no lado leste da ilha e perto de Honolulu (que fica no sul). Você paga entrada, assiste um filminho de preservação ambiental sobre como a baía foi formada, o que pode e não pode fazer na praia e depois desce o morro até o paraíso, digo, a praia. A praia é dentro de uma cratera vulcânica que foi invadida pelo mar depois que uma das paredes cedeu. Lá embaixo tem aluguel de equipamento pra fazer snorkeling. A gente não alugou a câmera fotográfica a prova d’água mas me arrependi, porque tem TANTO peixe lindo e enorme! Se tem UM lugar que todo mundo indo a Oahu tem que visitar é este, não perca. Reserve um dia inteiro pra Hanauma Bay, no mínimo metade de um dia. Crianças que já podem usar uma máscara de mergulho vão amar os peixes coloridos (existem máscaras para crianças a partir de 3 anos à venda em lojas nos EUA, a minha filha tem uma que cabia nela razoavelmente a partir de 2 anos). Para as crianças menores vai ser uma praia bonita qualquer.

2) Fazer uma aula de surf em Waikiki – Waikiki é a praia principal de Honolulu, é a Ipanema ou Copacabana do Havaí, por ser a praia mais famosa de todas. É linda, bem cuidada, uma praia família com ondas não muito fortes, se você está procurando onde aprender a surfar no Hawaii, esse é o lugar perfeito pra aprender. Tem instrutores e aluguel de pranchas (o aluguel de um pranchão custa $15 a hora, não sei quanto custa a aula porque o meu irmão surfa e ensinou ao meu marido dessa vez). Da primeira vez que nós fomos a Oahu a gente mal viu essa praia porque eu quis evitar os lugares mais cheios, mas é uma praia tão lindinha que vale a pena ir pelo menos uma vez.

3) Passeio de barco para ver tubarões ou baleias, dependendo da época do ano – o passeio dos tubarões dizem que é o mais legal, a gente bobeou e fez o das baleias, que foi legal mas não demos muita sorte e as baleias estavam bem distantes do barco. Das praias do North Shore muitas vezes dá pra ver as baleias pulando ao longe. Não recomendo o passeio com crianças pequenas, porque o barco e quase todo aberto e balança razoavelmente dependendo do tamanho das ondas e do vento.

4) Luau – tudo bem que os luaus são bem clichês, mas acho que vale a pena ir uma vez. Tem váaarios lugares com luaus, os mais famosos são o Paradise Cove (que eu achei mais ou menos, falei dele no meu post Lua de mel em Oahu) e o luau do Polynesian Center, que dizem ser o melhor e mais “autêntico”, pergunte no seu hotel como comprar o ticket e agendar transporte pra um.

5) North Shore – Waimea Bay – é uma das minhas praias favoritas da ilha, lindinha, uma delícia só pra ficar de bobeira curtindo, fazer snorkeling do lado direito, pular da pedra no lado esquerdo ou ver o pessoal pulando. Quando entra o swell trazendo as ondas famosas entre os surfistas, é bacana pra ver o pessoal surfando as ondas gigantescas que quebram em Waimea. Quem viu a praia calminha nem imagina como pode ter ondas enormes ali. Ótima para famílias quando não tem ondas.

6) North Shore – Shark’s Cove – uma área de corais ótima para fazer snorkeling. Tem um trailer com café da manhã americano e hamburguers bem em frente, do outro lado da rua. Não leve crianças pequenas porque o acesso pelas pedras é um pouco complicado se você tiver que carregar alguém.

7) North Shore – Sunset Beach – praia bonita, logicamente um lugar pra ver o pôr do sol como o nome diz. Os surfistas também gostam bastante dessa praia. Encerre um dia no North Shore por lá. Não é uma praia rasa ou calma, se não souber nadar aprecie a paisagem apenas.

8 ) North Shore – Haleiwa – uma cidadezinha histórica que é a principal do North Shore, tem uns restaurantes pequenininhos simpáticos e deliciosos como o Haleiwa Eats (tailandês maravilhoso), Haleiwa Joe’s (carnes e frutos do mar), Jameson by the Sea (carnes e frutos do mar), Waialua Bakery (sanduíches naturais gostosos e sucos de frutas). Lojinhas bonitinhas (incluindo de material de mergulho e surf, com preços bem decentes, compramos equipamento de snorkeling lá) e uma praia simpática, depois do pier (de onde saem os passeios de barco pra ver os tubarões e baleias).

9) North Shore – Shrimp trailers – se voce gosta de camarão, não deixe de parar em um dos trailers na beira da Kamehameha Highway perto de Kahuku, tem vários trailers vendendo pratos de camarão variados baratíssimo.

10) Dole Plantation – é o maior produtor de abacaxi e sucos do Havaí, tem um tour da plantação, eu já passei na frente trocentas vezes mas nunca entrei.

11) Polynesian Center – é um lugar bacaninha, achei super caro $40 por pessoa só a entrada, mas foi interessante ver os shows das diferentes culturas polinésias. Da primeira vez nos não fomos, dessa vez a gente pegou um dia nublado não muito quente (ou seja, a praia não estava tão boa) e foi pra lá. Mas se não for não vai perder muito. Crianças pequenas não vão ter muito o que fazer a não ser andar pelo lugar e assistir os shows de música e dança se tiverem paciência. As maiores vão poder participar das atividades e artesanato. Adolescentes vão achar um tédio.

12) Passeio de cavalo – tem passeios no North Shore perto de Waimea ou em Laie, pra quem gosta. A gente foi em um passeio perto de Waimea da primeira vez, tinha uma vista super bonita de cima do morro. Pergunte no hotel que empresas fazem o passeio pra agendar. Não leve crianças pequenas, as trilhas são íngremes e elas se assustam. Tinham duas meninas de uns 8 anos no nosso grupo que estavam com medo. Acho que de 10 anos pra cima esse passeio deve ser legal.

13) Shaved ice – tradicional sobremesa do Havaí, no Brasil temos a nossa versão chamada de raspadinha. Eles tem vários sabores e o Rainbow (7 sabores, 7 cores) é a cara do Havaí. O melhor shaved ice que a gente comeu foi em Waimanalo, em uma lanchonete na beira da rua com uma janelinha onde você faz o pedido.

14) 21 Degrees North – restaurante arrumadinho no Turtle Bay Resort, pra ocasiões especiais ou se você quiser um jantar de alto nível. Nós jantamos lá na segunda viagem e eu adorei a comida, e o clima do restaurante é perfeito pra um jantar especial romântico. Faça reserva de preferência em uma mesa de frente pro mar, e tente chegar na hora do pôr-do-sol, porque a vista é linda. Não vi crianças nesse restaurante.

15) Pearl Harbor – nos não fomos, mas é um passeio histórico que fala da 2ª guerra, sinceramente era a última coisa que eu queria ver em um lugar com tanta opção de atividades ao ar livre como Oahu.

16) Kayaking – tem varios passeios / aluguel de caiaques, a gente acabou não fazendo mas tem várias opções legais, pergunte no hotel.

17) Sea Life Park – tem uns programas de nadar com os golfinhos, custa caro e tem que fazer reserva antecipada. A gente queria muito fazer dessa vez mas eles não aconselham para mulheres grávidas, então fica para a próxima. Se for levar crianças verifique a idade e altura mínima e se tem que saber nadar ou não.

18) Lei greeting – você é recebido com os tradicionais colares de flores no aeroporto. Eles são lindos, cheirosos e tem a tradição de jogar no mar quando você vai embora – se o mar trouxer os colares de volta para a areia, diz a tradição que você vai voltar ao Havaí. Eu achei bacana receber os colares na chegada quando fomos da primeira vez em lua de mel, você já vai entrando no clima do Havaí. Tem que comprar o lei greeting antes de ir pra lá. Se você estiver reservando a viagem por conta própria, os sites de reserva costumam oferecer essa opção (agendei o nosso pelo Expedia) ou então ligue pro hotel para agendar.

19) Spas – a maioria dos resorts tem 1-day spas ou tratamentos avulsos que são uma delícia. Eu fiz uma aromaterapia facial no spa do Ihilani no meu último dia pra hidratar a pele depois de uma semana de sol e sal. Recomendo!

20) Brunch – os resorts tem brunch de domingo maravilhosos, tem que ir em pelo menos um. O do Turtle Bay Resort foi ótimo e com uma vista lindíssima.

21) As praias da costa leste – são muito lindas – Makapu’u, Waimanalo, Lanikai, Kailua e Kualoa Park todas valem a parada. O problema é pegar um dia de sol na minha opinião (porque chove bastante nesse lado da ilha). No verão a probabilidade é maior, no inverno não deu certo. Kualoa foi a de água mais calmas de todas que vimos nesse lado da ilha.

22) Arco-íris! – A placa dos carros no Havaí tem um arco-íris, e se você vai durante o inverno descobre por quê: quase todos os dias cai uma chuvinha durante o dia, com sol, e você vê um festival de arco-íris pra todo lado. Alguns enormes, terminando na praia, lindo. Em agosto quando fomos da primeira vez não vimos nenhum, porque não chove tanto nessa época (chove mais no inverno, mais seco no verão).

Pra quem está planejando ir ao North Shore bastante e explorar o lado oeste e leste da ilha, vale a pena alugar um carro pra isso, melhor do que os ônibus. E aluguel de carro no Havaí segue o padrão americano, super baratinho. Uma semana em carro econômico sai entre 100-200 dólares e aluguel de um Mustang conversível por um dia foi 50. As locadoras são as conhecidas de sempre, Hertz, Avis, etc.

Tem um passe chamado GoOahuCard que inclui várias atrações, eu não usei, mas de repente vale a pena dar uma olhada se cobre as atrações que você quer conhecer.

Artigo do NYTimes legal sobre o North Shore.

Médias de temperatura máxima e mínima em Oahu, mês a mês, incluindo quantidade de chuva.

Mais fotos e relatos das nossas duas viagens pra Oahu.

Comments

  1. says

    Luciana,
    Sigo seu blog, mas acho que nunca comentei.
    O Havai eh demais mesmo, nos ficamos em Waikiki, mas fizemos varios passeios pois alugamos um carro. Nao fomos de lua de mel, mas fomos num casamento em North Shore, uma delicia.
    Deixei um selinho para vc lah no blog.
    bj

  2. Maíra says

    Lembro que vc me passou essa listinha quando fui ao Hawaii pela primeira vez em 2007! Super útil!

  3. says

    Oi, Luciana. Tudo bem? O Mundo Pequeno ainda está ativo? Mandei dois emails pra lá, cadastrando meus dois blogs. Um deles é o antigo 23a idade, que virou Expresso Oriente e mudou de endereço. O outro é o Em Angola, que atualizarei de Luanda. Como estão as coisas contigo?

    Beijos,
    Gabriel

  4. says

    Carol, que coincidência você deixar um comentário justo agora, eu comecei a ler o seu blog há pouco tempo, porque estamos indo a Londres em novembro e uma amiga me passou o link! Desculpas mil, mas eu não participo dessas enquetes/correntes não. Beijos!

    Maíra, exatamente, essa mesmo! ;-) Eu acrescentei algumas coisas de lá pra cá. Você tem mais alguma dica pra adicionar?

    Gabriel, o Mundo Pequeno está ativo sim, só que eu demoro a responder e vou sempre pela ordem dos emails recebidos, então um dia eu chego lá! ;-) Por aqui tudo bem!

  5. says

    Luciana,
    Que legal, sera a primeira vez por aqui? Se precisar de alguma informacao, eh soh avisar. Passei uns meses fora, mas agora vou colocar mais experiencias e programas com as criancas, jah que eu gosto de testar tudo.
    Sem problemas quanto ao selinho.
    Fiquei curiosa para saber quem indicou o blog, pois a maioria das leitoras sao do Brasil.
    bjs

  6. says

    Carol, é a primeira vez que eu vou, o meu marido já foi antes. Estou preparando o nosso roteiro mas qualquer coisa pergunto sim, obrigada! Vou ficar de olho nos passeios que você colocar. Quem me passou o seu link foi a Sut-Mie, do Viajando com Pimpolhos. Beijos!

  7. Patricia Simioni says

    Olá
    Luciana,
    Ótimas dicas.
    Queria uma opinião sua. Vamos viajar com familia e amigos para Honolulu e reservamos 7 noites hospedados na praia de Waikiki. Entretanto, gostaríamos de conhecer o vulcão em Big Island. Você acredita que um dia é suficiente ou vale a pena modificar nossa reserva para ficarmos hospedados algumas noites em Big Island? Você acha que seria muito tempo em Waikiki. Um amigo disse não ter muito o que fazer lá e como não conhecemos, fiquei um pouco preocupada.
    Grata
    Patricia

    • says

      Oi Patrícia,
      Eu não iria até a Big Island pra passar somente uma noite, acho muito pouco!
      Acho 7 dias perfeito pra explorar a ilha de Oahu, claro que tem muita coisa pra fazer, como você viu pela lista acima. Se você conseguir fazer tudo que está escrito nessa lista em 7 dias eu te dou um prêmio ;-) O negócio é alugar um carro e passear, se você ficar os 7 dias só em Waikiki realmente vai ser chato (esse seu amigo aí ficou 7 dias só em Waikiki? Então ele perdeu de conhecer um monte de lugares maravilhosos). Eu ficaria cada dia em uma praia diferente, no mínimo!
      Hanauma Bay, Waimea, Waimanalo, Kailua, Shark’s Cove, Lanikai…só aí já tem praia pra sua semana inteira.
      Boa viagem,
      Luciana

  8. Ariana says

    Oi Luciana Estou indo com os meus filhos para o Havaii em
    Dezembro e gostaria de saber como é a estrutura das prais se tem
    restaurantes ou barracas ou a gente tem que levar guarda sol e
    esteiras e alimentaçao? Bjs Ariana Sobral

    • says

      Oi Ariana, em todas as praias que a gente foi em Oahu não tinha não, talvez em Waikiki tivesse mas eu não reparei. A gente que levava tudo mesmo. Minha dica pra você é comprar essas coisas no Walmart quando você chegar (barraca, cadeiras, o que você quiser nesse sentido) que os preços são bem razoáveis. Eu comprei toalhas de praia lindas no Havaí! Beijos!

Trackbacks

Leave a Reply