• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Home
  • Destinos de Viagens
  • Reservas
    • Agência de Viagens
    • Aluguel de Carros
    • Chip de celular nos EUA
    • Hotéis aprovados
    • Seguro viagem
    • Transfer em Paris
  • Viajando com Crianças
    • Famílias Viajantes
  • Cruzeiros
  • Disney
  • Vida nos EUA
  • Quem escreve
  • Contato

Colagem

Vida nos EUA e Viagem com crianças

You are here: Home / Vivendo nos States / American way

American way

13/11/2002 by Luciana Misura 12 Comments

Coisas do dia-a-dia por aqui que eu acho engraçadas porque no modo brasileiro de vida são impensáveis:
– o documento principal é a carteira de motorista, para tudo. Nem sei se existe alguém que não tenha, porque é como a nossa carteira de identidade no Brasil, pedem para conferir com o cartão de crédito, fechar contratos, etc.
– nenhuma cópia de documento é autenticada, nem para os processos de imigração, que são tão rigorosos, nem para comprar uma casa, ou carro, nada. Tudo é cópia simples mesmo.
– você chega em qualquer concessionária e fala que quer fazer um test-drive, eles tiram a cópia da sua carteira de motorista, te dão a chave e tchau, você sai com o carro sozinho e não tem nem tempo marcado para voltar.
– eles abreviam o nome em assinaturas, documentos, cartão de crédito, nada precisa ter o nome completo da pessoa. Nem no contrato da casa precisa ser o nome completo, pode ser só o primeiro e último nome e pronto, até apelido vale assinar (meu marido se chama Gabriel e assina quase tudo como Gabe).
– ninguém confere o nome de solteira / nome de casada das mulheres, eu tenho um cartão de crédito com um nome e o documento com o outro, ninguém liga a mínima. Nunca me pediram o registro de casamento para conferir, nem para o contrato da casa.
Juro que não sei como as coisas funcionam desse jeito, incrível como não exista gente de má-fé em quantidade suficiente para se aproveitar desse sistema (que bom para eles). Eu vejo essas coisas e fico imaginando quanto golpe não aconteceria se fosse no Brasil. Será que um dia nossa terra vai esquecer a lei de Gérson e será assim também?

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Email
  • Twitter
  • Pinterest

Related

Filed Under: Vivendo nos States

Booking.com

Reader Interactions

Comments

  1. Spacey says

    13/11/2002 at 23:51

    Lu,
    Pra quem nao dirige existe sim uma carteira de identidade. Ela eh parecida com a de motorista, porem nao tem a licensa para dirigir.
    Quando se precisa autenticada, tipo para contratos com empresas no exterior, eles usam o notary seal, que se nao estou enganada, eh obtido em conty clerks ou city clerks.
    O meu marido tambem faz assim, assina somente Danny… Vou passar a assinar meu nickname, Gina, pois todo mundo aqui so me chama assim. E pelo que eu, assim como creio que voce tambem, percebi, nome de casada eh o que prevalece. Pior, as vezes eles nem usam seu primeiro nome… To cansada de o povo soh me chamar de Mrs. Belton.. Po, Mrs. Belton eh a sogra! hehehehe
    E o povo aqui realmente usa muito de boa-fe mesmo, eu creio que isso vem dos tempos de colonizacao, da tradicao britanica do usode acordos verbais, da palavra de honra ter mais peso do que um papel assinado.

    Reply
  2. Spacey says

    14/11/2002 at 1:14

    Ah, Lu, tambem em um porem… Eles levam assim tudo na base da boa-fe, mas se a pessoa tiver uma manchinha no credit report (tipo o SPC do Brasil), dai fica muuuuiiitooo dificil conseguir fazer qualquer tipo de negocio. O maridao aqui ja me alertou pra sempre estar em dia com pagamentos e etc pra nunca ter um bad credit… hehehehehe

    Reply
  3. leticia says

    14/11/2002 at 2:27

    aqui na italia o que vale é o nome de solteiro. na porta aqui de casa tem escrito 3 Balducci (meu namorado, o pai e a irma) e um Venturini (a mae ). Os obituarios sao assim: morreu Fulana de Tal, viuva de Silva (claro, porque as mulheres sempre morrem depois dos maridos)

    Reply
  4. Rui says

    14/11/2002 at 4:18

    Ena, aqui não chega a tanto (Portugal), mas tem coisas que dá só com rúbricas mesmo. Eu acho que aí funciona tudo isso devido à grande fiscalização que existe por parte da segurança nacional. FBI, NSA, CIA, etc, etc,…. Daí que não haja assim tantos crimes desse género.
    Bueno, qualquer dia isso ainda romba ou rombamos nós!
    Bejos, gostei daqui.

    Reply
  5. Thiago says

    14/11/2002 at 4:36

    eu quero te agradecer pelo tempo q vc tem usado pro lance da minha passagem. tem gente de ma fè no brasil, mas tem muita gente boa tmb.
    grazie!

    Reply
  6. marina says

    14/11/2002 at 9:16

    Puxa, esse seu post calhou exatamente com o da Patty do zero grau!!!! Impressionante, parece até que vcs combinaram!!!!
    Esse tipo de coisa só dá certo mesmo no primeiro mundo. Já cansei de perguntar o que aconteceria se alguém se aproveitasse da ingenuidade dos outros….. acho que eles NUNCA levaram com conta essa possibilidade….
    bjs

    Reply
  7. Luciana Bordallo Misura says

    14/11/2002 at 12:23

    Sim, sim, o caso e que nao conheco ninguem que nao tenha a tal driver’s license, a nao ser estrangeiros e menores de idade O notary seal nao e autenticacao do documento, e sim um testemunho de assinatura, que so comprova que foi voce que assinou, mas nao que os dados do documento sao verdadeiros…A gente usou algumas vezes a assinatura com o seal, mas eles so estao prestando atencao se voce e quem diz ser e que assine na frente do responsavel, o que nao garante que as informacoes estejam corretas. Por exemplo: minha certidao de nascimento traduzida pro ingles tem um erro no nome da minha avo, e tem o notary seal, que foi so pra certificar que a tradutora que assinou e reconhecida pelo governo.
    E sim, estou tendo uma crise de identidade, porque sempre fui conhecida pelo meu sobrenome Bordallo a vida inteira, e agora e so Mrs Misura!
    hahaha sempre tenho que pensar duas vezes se e comigo mesmo
    Beijos
    Luciana

    Reply
  8. Marcia says

    14/11/2002 at 1:56

    O sistem daí é bem parecido com o inglês, aliás é claro que foram eles que trouxeram isso, né? Eu acho uma maravilha, agora aqui na Holanda é diferente, são bem mais burocráticos, tudo culpa do sr Napoleão, que inventou essa história de identidade, que também não é obrigatória aqui, mas tem muitas outras exigências absurdas aqui. Quanto ao sobrenome, uso 3 versões diferentes no momento! Aqui eu sou oficialmente Mv Verbeek-de Souza, no dia a dia e na Inglaterra Mrs Verbeek e no Brasil ainda uso o nome de solteira. É mole??
    Beijos,
    PS Já consertei a template, era uma foto que estava desalinhando tudo, fiz um pequeno ajuste e agora está bom.
    Fiquei feliz que gostou, ainda estou aprendendo!

    Reply
  9. gutogalli says

    14/11/2002 at 11:28

    Oi Lu, beleza??
    Puxa!!! Então eu preciso mesmo ir morar nos States. Eu levo muito as coisas na boa fé e sempre me estrepo, aqui no Brasil. Acho que tirando eu e meia dúzia, o resto do povo se chama “Gerson”. Só pensam em enganar e levar vantagem.
    E essa do nick é legal. Aí eu poderia assinar o cartão ou cheques, como gutogalli; e não Carlos Augusto Galli. Bacana!
    Bem, bom feriado brasileiro prá vocês.
    Beijos,

    Reply
  10. Don Thomaz do Baixo Itaim-Bibi says

    14/11/2002 at 14:34

    Oi Luciana, prazer em conhece-la. Blogueiro novo, vira e mexe vejo seu nome pelaí, você é muito querida. Quero ser seu amigo e ser da sua turma. E boa sorte na sua casa nova. Thomaz.

    Reply
  11. Don Thomaz do Baixo Itaim-Bibi says

    14/11/2002 at 14:52

    Essa coisa de simplificar a vida, como se faz pelos nomes e documentos, tem uma contrapartida que merece ser lembrada, porque é mais interessante ainda para os nossa cultura: experimente dar um endereço errado nos EUA, mesmo que seja só prá se livrar das malas diretas. Ou qualquer informação errada sobre sua vida. Será um enorme problema, pode acreditar.

    Reply
  12. Simone says

    15/11/2002 at 5:08

    Aqui na Inglaterra tambem e assim. Tudo que voce fala o pessoal confia 100% Basta dizer que me matriculei no college falando que era universitaria no Brasil e nao tive que provar nada!! Tinha milhoes de documentos nao nao precisei de nenhum! Nem do passaporte! 😮

    Reply

Leave a Reply Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Primary Sidebar

Siga nossas mídias sociais

fb ig twitter pinterest youtube

Reserve hotel com o Booking.com

Booking.com

Procurar no blog

Posts por assunto

Posts por mês

Inscreva-se para receber um email mensal com todas as novidades
Email *
* Campo Obrigatório
Email Marketing Services by Benchmark

Escolha o assunto

8 dias na Disney 15 dias em Tóquio babymoon no Hawaii Brasil2011-12 Canadá no verão cancun com crianças colagemroadtrip2014 como é morar nos EUA cruzeiro da Disney decoração de festa infantil faça você mesma decoração de quarto de criança detroit Disney em setembro Disney Essencial Disney World Europa-2011 famílias viajantes festa infantil ideias para festa de criança japão abril 2006 japão na primavera michigan com crianças museus neve o que fazer em chicago o que fazer em Detroit o que fazer no Japão passeios de outono por que viajar com crianças refeição com personagens na Disney restaurantes com personagens na Disney restaurantes em detroit restaurantes em seattle tradições de outono turismo detroit turismo em Austin tóquio com crianças viagem ao Japão viagem para Austin viagem para detroit viagem para Oahu viagem para o Hawaii viagem pra Europa vivendo em seattle árvore de natal

Últimos posts: Amo Cruzeiro Disney

Cruzeiros Disney 2023: de junho a setembro

Disney anuncia as datas do Disney Wonder que faltavam

Lançamento do Disney Wish adiado

Cruzeiro Disney com dia Pixar no mar

Disney anuncia mudança nos requerimentos de vacinação

Cruzeiros Disney 2023: de janeiro a maio

Retorno dos cruzeiros Disney: veja o que mudou

Cruzeiros Disney 2022: de outubro a dezembro

Preços do Disney Wish

Disney cancela mais cruzeiros em 2021

Blog membro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Footer

Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here: Cookie Policy
 
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.