• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Home
  • Destinos de Viagens
  • Reservas
    • Agência de Viagens
    • Aluguel de Carros
    • Chip de celular nos EUA
    • Hotéis aprovados
    • Seguro viagem
    • Transfer em Paris
  • Viajando com Crianças
    • Famílias Viajantes
  • Cruzeiros
  • Disney
  • Vida nos EUA
  • Quem escreve
  • Contato

Colagem

Vida nos EUA e Viagem com crianças

You are here: Home / Vivendo nos States / Casamento nos EUA

Casamento nos EUA

10/08/2003 by Luciana Misura 95 Comments

Ontem fomos ao casamento de um amigo do Gabe de faculdade. Foi o primeiro casamento nos EUA que eu fui depois do meu, e dessa vez como “espectadora” pude conferir algumas diferenças de costumes que tinha aprendido na época do meu casamento e vou contar aqui.

Um casamento nos EUA de um modo geral tem muito mais formalidades do que os casamentos no Brasil. Claro que tudo depende dos noivos, mas se o pessoal “seguir a tradição”, que foi o caso deste casal de ontem, tudo começa com o noivado: logo após o noivo pedir a noiva em casamento (dando o famoso anel de diamante, chamado de engagement ring), envia-se um anúncio de noivado para a família, pelo correio, com uma foto oficial dos noivos. Inclusive muitos casais escolhem o fotógrafo do casamento nesta ocasião, porque eles fazem um pacote que inclui as fotos de noivado e casamento. De vez em quando incluem as fotos do Save the Date também, que os noivos enviam antes do convite, para que as pessoas marquem a data do casamento nos seus calendários, mas que ainda não tem detalhes de horário da cerimônia, local, essas coisas vem depois no convite.

Marca-se a data de acordo com a disponibilidade do local escolhido, que aqui pode ser qualquer lugar (se não for católico): um parque, uma praia, uma praça, o quintal de casa, vale quase tudo. Este casal escolheu uma igreja, eu e Gabe nos casamos em um parque ao ar livre, final de semana passado estávamos na praia e estava tendo um casamento, no jardim em frente à areia. Já vi casamentos em museus, estufas, jardim botânico, até no zôo!

Eu e Gabe casamos em um parque chamado Addison Oaks, onde tem uma área para casamentos O primeiro casamento nos EUA que eu assisti, de Keith e Penny, foi em uma igrejinha histórica

Os convites são enviados pelo correio e não entregues pessoalmente, como costuma acontecer no Brasil. Junto envia-se um cartão para que o convidado confirme a presença, já selado, e as pessoas mandam de volta até no máximo um mês antes da data. Nesse cartão também é comum pedir que o convidado escolha sua opção do menu da recepção, se não for um buffet (os noivos escolhem duas ou mais opções de cardápio e as pessoas marcam o que querem).

Não existe casamento informal só porque é de manhã ou formal só porque é à noite. Os noivos que escolhem, pode ser super formal de manhã ou um casamento na praia no final da tarde, com os noivos descalços inclusive.

A Bridal Party - que é como se chama o grupo de padrinhos, madrinhas, daminhas e ushers - no meu casamento A Bridal Party no casamento de Keith e Penny
Os groomsmen todos se vestem iguais, assim como as bridesmaids Em alguns casamentos a casaca e gravata dos homens combina com o vestido das madrinhas, como ontem

Os padrinhos e madrinhas aqui são chamados de bridesmaids e groomsmen. Se vestem iguais (todos os homens com o mesmo terno ou tuxedo e as madrinhas com o mesmo vestido, ou pelo menos todas com a mesma cor) e as bridesmaids carregam bouquets, menores que o bouquet da noiva. Existe uma madrinha de honra, a maid of honor, e o best man, que é o padrinho de honra. Normalmente as madrinhas são amigas e familiares da noiva e os groomsmen amigos e familiares do noivo, e não ficam em pares no altar: as mulheres em fila do lado da noiva e os homens em fila do lado do noivo. Os pais não ficam no altar, e sim sentados na primeira fila. No meu casamento eu quis fazer um pouco à moda brasileira, então os pais ficaram no altar junto com os padrinhos e madrinhas.

As daminhas são as flower girls, que em vez de um bouquet pequeno, levam uma cestinha com pétalas de flores, que vão jogando no caminho. Os pajens são ring bearers, e carregam uma almofada com os anéis (que aqui não são alianças normalmente, são dois anéis, diferentes – a noiva usa o seu anel de casamento junto (no mesmo dedo) com o anel de noivado, que se usa na mão esquerda e não na direita). E ainda tem os ushers, que acompanham os convidados de honra até seus lugares e indicam onde os convidados devem sentar (na cerimônia). Todo esse grupo forma a Bridal Party.

Meu bouquet à esquerda e o bouquet de uma das minhas madrinhas Fiz questão das flores em tudo, até no bolo
Este era o arranjo na Head Table E este era o arranjo que estava em todas as mesas

As flores são muito menos usadas do que no Brasil: em geral são mais caras por aqui, principalmente as rosas, as mais caras de todas. Não se enfeitam as igrejas com profusão de flores (mesmo cerimônias bem chiques tem poucas flores comparando com casamentos brasileiros), e na recepção pode-se ter ou não flores no centro da mesa. Flores artificiais podem ser usadas e muitas noivas fazem os arranjos das mesas nos meses que antecedem o casamento. Eu fiz questão de fazer à moda brasileira, enchi tudo de flores – uma tia-avó do Gabe é amiga de um florista e ele fez mais barato para a gente, então tinha flor até no bolo, e muitas rosas. Na minha imagem de casamento, as flores não poderiam faltar.

Na cerimônia os noivos geralmente escrevem os seus votos, e geralmente entrega-se um programa, igual aqueles de missa, descrevendo a cerimônia e as músicas, e falando um pouco sobre os noivos. Tem também um ritual de acender uma vela, a Unity Candle, que acontece no final, antes do padre ou pastor anunciar os noivos como marido e mulher. No começo da cerimônia, as mães dos noivos acendem uma vela cada uma, simbolizando que elas deram à luz a cada um. No final, a noiva pega a vela que sua mãe acendeu e o noivo idem, e os dois acendem uma única vela, simbolizando que eles agora estão unidos.

Na recepção todos tem lugares marcados: você chega, assina o livro de convidados, pega um cartão com o seu nome que indica a mesa onde você deve sentar. Uma mesa para os presentes de última hora (os presentes são todos enviados pelo correio com antecedência, as lojas onde ficam as listas de casamento enviam diretamente para a casa da noiva) e os cartões fica perto da entrada. Não é incomum que se dê dinheiro de presente.

A Head Table ontem estava no meio do salão A madrinha fez o discurso quase chorando
Patrick fazendo o discurso do padrinho no meu casamento Marcela fazendo todo mundo chorar no discurso da madrinha

Quando todos estão sentados, o DJ ou cerimonialista anuncia oficialmente a entrada dos padrinhos e madrinhas e por fim, dos noivos. Os noivos, padrinhos e madrinhas sentam-se todos em uma mesa chamada Head Table, que fica em um lugar de destaque, onde podem ser vistos por todos. No meu casamento a Head Table foi imensa, porque os meus pais e os pais do Gabe também sentaram conosco.

Quando os noivos se sentam, é hora do discurso da maid of honor, que normalmente fala algo para a noiva e faz todo mundo chorar e depois do best man, que faz piada com o noivo e então todos brindam. O jantar (ou almoço) é servido (trazido à mesa ou as pessoas se levantam e vão ao buffet – mas os garçons informam à cada mesa quando é hora das pessoas se levantarem, para não virar confusão).

Depois do jantar, é hora do bolo: os noivos cortam o bolo, comem um pedaço e as pessoas são servidas. Um detalhe, que aconteceu ontem: acontece por aqui dos noivos jogarem o pedaço do bolo na cara um do outro, as pessoas nunca sabem se isso vai acontecer ou não. Eu acho isso o fim da picada, e no meu casamento fui logo avisando o Gabe para nem PENSAR em fazer isso. Ontem rolou o bolo na cara, a noiva parecia que não tinha gostado muito, sumiu por uma boa meia hora, provavelmente para se limpar e se maquiar de novo.

Keith e Penny cortando o bolo E Penny já com o bolo na cara - o noivo também levou, não se preocupem

Chega a hora então da dança dos noivos, que eu no Brasil conhecia como a valsa dos noivos e que aqui de valsa não tem nada. Eles escolhem uma música romântica e dançam. Depois a noiva dança com seu pai uma música, o noivo dança uma outra música com sua mãe, depois os padrinhos e madrinhas dançam e então todos os convidados são chamados à pista de dança.

No final da festa, a noiva joga o bouquet para as solteiras, e o noivo tira o garter belt da perna da noiva e joga para os solteiros. O garter belt é tipo uma liga que prende a meia, que a noiva usa em uma perna (hoje em dia só como parte da tradição, e não para segurar meia nenhuma). A noiva senta em uma cadeira no meio da pista e o noivo coloca a mão por baixo do vestido para tirar o garter. Depois ele joga para os solteiros (do mesmo jeito que a noiva joga o bouquet) e quem pegar o garter tem então que colocar na perna da moça que pegou o bouquet, e então eles dançam, juntos.

Eu jogando o bouquet, com medo de acertar o teto baixo Gabe tirando o garter da minha perna...
...e jogando para os solteiros da festa, reparem o meu irmão já se posicionando para pegar Meu irmão colocando o garter na perna da Marcela - ele colocou no tornozelo dela, ao invés de colocar na coxa

No meu casamento a minha amiga Marcela que foi minha maid of honor pegou o bouquet e o meu irmão pegou o garter, só que nenhum dos dois sabia dessa parte que ele tinha que colocar o garter na perna dela e depois dançar, e os dois ficaram morrendo de vergonha, foi muito engraçado. Essa parte rende muitas piadinhas, já que o noivo coloca a mão por baixo do vestido.

Depois disso a festa rola normalmente até o último convidado ou o horário do salão terminar (mas sempre acaba mais cedo do que as festas brasileiras), e os noivos saem para a lua-de-mel. Após o casamento, o casal deve enviar os Thank you cards para cada convidado, agradecendo por comparecer ao casamento e pelo presente (e incluindo um comentário sobre o presente pra dar um toque mais pessoal).

A festa ontem começou as 7 da noite (que aqui ainda é dia nesta época do ano), e foi em uma casa histórica com um jardim lindo. Saímos de lá por volta de meia-noite e não tinha nenhum sinal de que estava para acabar, todo mundo ainda dançando e bebendo.

Update: Me dei conta que não comentei várias coisas:
1) apesar de toda a formalidade que envolve o casamento nos EUA, não é incomum que apenas a família direta dos noivos e os membros da Bridal Party se vistam formalmente. O resto dos convidados geralmente seria muito mal visto em um casamento no Brasil – por exemplo, homens usando camiseta polo, mulheres com top de malha ou vestido florido de verão e crianças usando tênis são normais.

2) As noivas por aqui nem sempre usam sapatos formais, muitas optam por tênis ou chinelos de dedo por baixo do vestido. Elas dizem que é mais confortável e ninguém vai ver mesmo, inclusive algumas até bordam pérolas e fitas nos tênis brancos para o dia – ou compram um tênis como este ou um chinelo no mesmo estilo. Eu não conseguiria me imaginar em um vestido de noiva usando tênis, então usei salto alto mesmo e ignorei a dor no pé no final da festa.

3) Não tem docinhos, nenhum tipo. As lembrancinhas (favors) de vez em quando são chocolatinhos ou amêndoas confeitadas, mas aqueles docinhos lindos como nós temos no Brasil, eles não tem.

4) É bem comum que se coloquem câmeras descartáveis nas mesas, para que os convidados tirem fotos do casamento. No final da festa uma pessoa (geralmente alguém da família dos noivos) recolhe todas as câmeras e manda revelar tudo. Assim você tem fotos diferentes das “oficiais”, e normalmente mais fotos das pessoas que foram à festa. Nós fizemos isso e foi ótimo, porque senão não teria fotos de muitos dos convidados.

5) Eles guardam tudo: o vestido é preservado numa embalagem à vácuo, as flores são preservadas em um arranjo montado dentro de um vidro, guardam o bolo do topo (bem pequeno) e congelam para comer no primeiro aniversário de casamento, compram e guardam as taças do brinde, o cortador de bolo e a vela (Unity Candle). Ah, eu odeio juntar tralha então não fiz nada disso, acho que só tenho a Unity Candle porque também não ia jogar fora, o resto nem comprei.

6) Na tradição do faça-você-mesmo, muitas americanas normalmente fazem seu próprio cabelo e sua maquiagem. Não pergunte como elas conseguem, mas elas treinam durante meses a fazer o penteado com as amigas que vão ser madrinhas, para que dê tudo certo no dia. Bom, pra quem acompanhou o casamento real na Inglaterra, a princesa Kate fez a sua própria maquiagem, então vão vendo que essa coisa do faça você mesmo não é só aqui, e nem é só pra quem não tem dinheiro pra pagar (a não ser que você considere a Princesa Kate pobre!).

7) Jogar arroz é ecologicamente incorreto e proibido em vários lugares, dizem que é porque o arroz faz mal para os pássaros. Agora o pessoal joga pétalas, sopra bolhas de sabão ou joga confetti (uns bonitinhos, mas no mesmo estilo que o confete de Carnaval, o papel é de melhor qualidade e tem desenhos bonitinhos).

8 ) Casamentos em Nova York normalmente são muito mais formais e chiques (e caros) do que no resto do país. Já cansei de ver fotos e amigos que casaram ou que já foram a casamentos em Nova York confirmando esse fato.

9) Não vamos comparar casamentos de celebridade que você viu nas revistas aos casamentos das pessoas normais que estou descrevendo por aqui. 🙂

Para quem não ficou contente com este post gigantesco sobre casamento nos EUA, dê uma olhada no The Knot, que é um site que tem TUDO sobre casamentos. Eu e Gabe usamos para planejar o nosso, e na seção Real Weddings eles mostram vários casamentos de verdade (e de pessoas comuns), com fotos e comentários bacanas. As fotos de vários itens que coloquei de exemplo aqui são da loja do The Knot.

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Email
  • Twitter
  • Pinterest

Related

Filed Under: Vivendo nos States

Booking.com

Reader Interactions

Comments

  1. Liesl says

    10/08/2003 at 19:26

    Luciana, o comentario que faltou eh que no convite de casamento quem convida sao os pais da noiva, ao inves de no BR que tem as 2 familias. Aqui como a cultura eh sempre baseada no $$$, tem os pais da noiva convidando pq sao eles quem pagam pelo casamento.
    Ah, no meu casamento no BR a gente fez o lance de colocar o bolo na boca do outro, sem palhacada, claro! E tb teve o lance da liga, para desespero da minha mae, mas nao colocaram a liga na menina que pegou nao… heheh

    Reply
  2. adriana says

    10/08/2003 at 20:22

    Lu, você não acha que o pessoal por aqui se estressa muuuuito mais com o casamento, com as formalidades, que no Brasil? Casamento é símbolo de estresse para as noivas, ao que me parece. Bem, eu posso dizer que fiquei super estressada na época do meu, já que tive que organizar tudo sozinha em menos de três meses, mas até aí acho que você passou pelo mesmo, não é verdade? As fotos do seu casório são lindas! 🙂

    Reply
  3. Valeria Lima says

    10/08/2003 at 21:47

    Amei esse post, Lu. Nunca imaginei como era um casamento a americana… Ate adotaria algumas coisas pro meu, se um dia ele acontecer de verdade (e, eu ainda espero um dia…). Vou ler de novo e de novo pra nao esquecer…
    Bjocas

    Reply
  4. Spacey says

    11/08/2003 at 3:14

    Voce esqueceu de comentar que as vezes nao tem a maid of honor mas a matron of honor. 🙂

    Reply
  5. Alessandra says

    11/08/2003 at 8:52

    Adorei o seu post. Descreveu o casamento americano com precisão cirurgica…. Por conta de tudo que envolve um casamento americano, o preço é ridiculamente caro.

    Reply
  6. Cido says

    11/08/2003 at 11:22

    Lu, adoro casamentos e seu post está ótimo, explicadinho numa linguagem que todo mundo entende. Coitada da noiva com o bolo na cara… eu já ia querer o divórcio no mesmo dia. 🙁
    Smacks

    Reply
  7. rosana says

    11/08/2003 at 15:55

    …e eu que pensava que bolo na cara era só coisa de vídeo cassetada a la Programa do Faustao!
    Lu, adorei o post e as fotos; dei uma viajada e me senti dentro da cerimônia.
    Bjs

    Reply
  8. lelei says

    12/08/2003 at 5:00

    Menina, mas uma vez seu post ficou um show. E so me deu mais vontade ainda de fazer minha festa logo logo… Beijo grande

    Reply
  9. lilia says

    13/08/2003 at 9:59

    casamento por aqui eh muito serio! eu particularmente acho demais da conta.
    e, se voce nunca casar no papel, pode viver 30 anos com uma pessoa que vai continuar sendo “namorados”. eles so consideram casamento se for de papel passado.
    beijos

    Reply
  10. Jean Boechat says

    21/08/2003 at 17:12

    quanto custa uma brincadeira dessas?

    Reply
  11. Renata says

    13/01/2004 at 12:11

    Achei o máximo os comentários. Já pesquisei bastante coisa para fazer um casamento bem legal..e o seu site foi um achado!!

    Parabéns!

    Reply
  12. Solange says

    05/04/2004 at 20:53

    Vou casar nos EUA e tentei adequar os nossos hábitos aos deles, sinceramento acho que os Brasileiros possuem bom gosto. Não vou pular vassoura nenhuma , tradição no casamento Afro-Americano. Adorei suas fotos e os relatos!

    Reply
  13. Solange says

    05/04/2004 at 20:54

    Vou casar nos EUA e tentei adequar os nossos hábitos aos deles, sinceramento acho que os Brasileiros possuem bom gosto. Não vou pular vassoura nenhuma , tradição no casamento Afro-Americano. Adorei suas fotos e os relatos!

    Reply
  14. Paula says

    28/07/2004 at 14:39

    Muito Obrigada. Vou me casar esse ano e gostei bastante de ler como as coisas acontecem por aí. Depois de ler seu texto, começaram a surgir boas idéias para a minha festa.

    Reply
  15. Danielle says

    24/06/2005 at 17:37

    Ola ! Eu moro nos EUA, na Georgia, e vou me casar daqui ha dois meses… mas ainda nao encontrei tudo… estou perdidinhaa… sera que voce poderia me ajudar com algumas dicas ?
    Obrigada !

    Reply
  16. Danielle says

    24/06/2005 at 20:47

    Ola ! Eu moro nos EUA, na Georgia, e vou me casar daqui ha dois meses… mas ainda nao encontrei tudo… estou perdidinhaa… sera que voce poderia me ajudar com algumas dicas ?
    Obrigada !

    Reply
  17. Paula says

    28/07/2004 at 14:40

    Muito Obrigada. Vou me casar esse ano e gostei bastante de ler como as coisas acontecem por aí. Depois de ler seu texto, começaram a surgir boas idéias para a minha festa.

    Reply
  18. Luciana says

    01/12/2005 at 14:15

    Moro na Florida, estou me casando em fevereiro.
    Achei muito interessante esse post!

    Reply
  19. Juliana says

    04/01/2006 at 13:34

    muito otimo seu blog mas eu ainda tenho umas duvidas bom vou dizer meu perfil e do meu noivo e um pouco complicado eu sou brasileira e ele americano mas vivemos na inglaterra ,vamos nos casar la e no brasil o ccasamento de la sei que e a mae dele que vai arrumar tudo como eu nao moro la praticamente vou ser convidada rsrsr bom queria saber duas coisinhas:

    temos que fazer la akele curso que faz no brasil da igreja catolica pre casamento e quanto tempo de espera e em geral pra uma igreja la?
    vc pode responder no meu email me faria um grand efavor please
    obs eu ainda nao sei falar ingles rsrsrsr svou ter que aprender ate la o problema e que meu noivo so fala em portugues comigorsrs
    bjujus
    desde ja agradeco

    Reply
  20. Juliana says

    04/01/2006 at 13:34

    mais uma coisa
    vc daria uma otima promotora de eventos
    poderia trabalhar com isso ai
    njs
    cheers

    Reply
  21. Juliana says

    04/01/2006 at 13:41

    ha agora que eu vi eu vou casar em Michigan tbm o patrick e de san fransico mas os pais deles estao morando em bloonsfield
    agora que vc pode me dar mais umas dikinhas mesmo hehe

    Reply
  22. Maria Reis says

    24/03/2006 at 9:13

    Oi,
    Parabéns pela excelente descrição! Não poderia ser melhor…. Muito interessante! Para quem vá casar nos EUA, é uma grande ajuda.

    Felicidades…

    Reply
  23. Lilian Spedini says

    29/03/2006 at 7:34

    Oi Luciana!

    Eu simplesmente AMEI seu site!

    Vou visitá-lo sempre!

    E também amei as dicas dos “casórios”!

    Gostei muito da idéia das câmeras descartáveis muito boa!

    Um grande abraço!

    Lili

    Reply
  24. leninha says

    19/04/2006 at 9:15

    Realmente vc arrasou em seu comentário….
    vc escreve muito bem, já sou casada e ñ trabalho em com eventos, mas amo organizar festas , faço isso p/ amigos que ñ tem grana e me delicio em cuidar de tudo , amei essas idéias sei que vou ter oportunidade de usar algumas que vc descreveu… beijos …

    Reply
  25. Clicia says

    17/05/2006 at 8:57

    Estou para casar, e fazendo pesquisas na net, encontrei seu site. Interessantíssimo! Gostei de saber como as coisas acontecem nos EUA. Algumas coisas são mais simples, não? Nós preferimos ficar desconfortáveis com um sapato fechado de salto, apertando os pés durante toda a festa, a parecermos deselegantes usando um tenis ou chinelinho bordado. No mais, sua descrição é ótima. Parece matéria de revista!
    Um abraço.

    Reply
  26. Meire says

    19/05/2006 at 6:14

    Oi,
    Eu moro nos EUA e vou casar daqui 23 dias ainda tinha algumas duvidas de como funcionava um casamento americano, acho q como estou aqui o casamento deve ser do estilo americano… achei seu blog em uma pesquisa na net!! Eh otimo…

    Ainda tenho uma duvida se vc ler e puder me responder eu agradeco…

    Vc sabe como funciona a entrada do noivo aqui?? Ele entra com a mae e musica igual no Brasil e depois o best man?? ou nao??
    thanks

    Amei seu blog

    Reply
  27. CLARISSA says

    08/09/2006 at 5:29

    Olá Luciana……..

    Gostei muito em saber como é o casamento tradicional nos EUA. Eu queria perguntar algumas coisas: Se vc é brasileira e o seu marido americano como vcs casaram?? Como foi a tramitação da documentação???

    Eu pergunto isso , porque tenho um noivo americano e temos o intuito de casar. No entanto, nao sabemos qual é a forma mais rápida e menos dolorosa (esperar longe um do outro) para casar e dar entrada na documentação. O que vc me aconselharia a fazer????

    Eu tentei tirar o visto de turista e ir pra Atlanta ve-lo, mas nao consegui. Agora, nao sabemos se tentamos dar entrada no visto de noiva, ou se a gte casa já. Mas se casar aqui no Brasil quanto tempo terei que esperar para poder ficar junto do meu esposo????

    Se puder me ajudar…. eu queria ter informaçoes precisas e oficiais sobre isso, mas nao sei onde procurar. Até o momento só vi depoimentos de pessoas.

    Obrigada … abraços Clarissa Morelli
    se puder me ajudar, me escreva clamorelli@gmail.com
    Grata.

    Reply
  28. Monique says

    20/10/2006 at 16:41

    Olá Luciana,
    Eu estava tão maluca querendo procurar na net como é um casamento americano realmente, pq eu sou louca por td nos EUA, deve se td tranquilo. Enfim achei seu site, e tomare q de certo de eu me casar assim. Pq da uma vontade, ainda vendo no People+Arts, o Albúm de Casamento..mais adorei…
    Mtas felicidades pra vcs dois.
    Abraços!
    (e se quiser pode me add no msn tá)

    Reply
  29. Monique says

    20/10/2006 at 16:43

    Nossa esqueci de ti dar meu e-mail, é o mesmo q o msn..
    monyvicc92@hotmail.com

    Reply
  30. Nathalia says

    28/12/2006 at 11:50

    Gostei muito das informações, pretendo me casar em 2008, mas gostaria de saber a respeito do casamento de quintal durante o dia, o altarzinho e tal.
    O que me aconselha. Abraços.
    E o casamento americano é lindo, adorei a parte do livro de assinaturas.

    Reply
  31. Rebeca says

    09/01/2007 at 13:05

    Estou noiva de um americano, mas não exatamente nada como devo proceder..
    achei seu site super interessante..será que você poderia me dá algumas dicas? vc tem o site que posso saber a documentação toda que devo ter?
    eu agradeço
    Rebeca

    Reply
  32. Fêê:) says

    31/01/2007 at 5:16

    Sempre quis saber sobre como era o casamento americano, assistia aos filmes e achava um máximo o casamento americano, acho que uma mistura do casamento Brasil e do casamento EUA seria muito lindo!
    Adorei este post muito bem explicado!
    Parabéns!!
    Beijos

    Reply
  33. Valeria says

    05/04/2007 at 19:03

    Incrivel!
    Voce foi maravilhosa nessa descricao.
    Eu vou casar em setembro de 2007, estamos em abril e estou literalmente de cabelo em pe com tudo que tenho que fazer.
    Nao tenho ninguem da minha familia aqui, eu vim como estudante. Meu noivo eh americano, e eu nao entendia nada das coisas que ele comentava sobre o casorio.. Agora com sua super ajuda ja captei metade.
    Voce sabe como convidar , qual eh o processo de convidar familia no Brasil que ainda nao tem visto?
    Beijao
    Valeria

    Reply
  34. Camys says

    12/05/2007 at 6:56

    Guria !!!

    adorei teu post !!!!

    minha amiga vai casar aqui no Brasil com um americano e eu serei essa tal de madrinhad e honra hehehehe e como ela ainda estah ai me incumbiu de vários afazeres que eu Não faço ideia de como começar e aonde achar … teu post e esse site que vc indicou tenho certeza que me darão uma luz imensa ….

    até pq ela cismou que quer bexigas enfenitando o casorio …. aki no Brasil vai ser difcil mas vou tentar …

    Beijos.

    Felicidades

    Reply
  35. Aline Camargo says

    25/07/2007 at 11:47

    Saudações, Luciana!

    Adorei seu post, muito bem redigido. Eu o encontrei quando estava procurando informações sobre namoro e noivado nos EUA. Foi muito bom encontrar seu blog. Mas confesso que ainda tenho uma grande dúvida: no namoro também se usam alianças por aí?

    Agradeceria uma possível resposta.

    Tudo de bom para você!

    Abraços.

    Reply
  36. Paloma says

    30/07/2007 at 13:52

    Luciana,
    Ontem conversando com minha futura cunhada sobre casamento americano tive meu interesse sobre os votos despertado. E hoje por coincidência, passou na TV O Casamento do Meu Melhor Amigo!
    Amei a questão das velas, acho que vou adotar no meu casório ano que vem!
    beijinhos

    Reply
  37. Cristiane Moraes says

    22/08/2007 at 15:04

    Olá, Luciana!
    Estou em São Paulo e estou cursando Publicidade. Vou fazer um trabalho sobre cultura, falando mais sobre curiosidades. Um assunto que me chama muita atenção é justamente o casamento americano. Seu texto me ajudou muito, mas ainda tenho algumas curiosidades e gostaria de contar com sua ajuda…rs
    Sou fã do seriado Friends e percebi alguns detalhes nos casamentos ocorridos na série como a noiva usar algo azul, uma peça nova e uma emprestada. Isso é realmente feito? Sabe me dizer o motivo?
    Muito obrigada e já adianto que vou começar a ler seus textos com mais frequência, pois adorei!!!!
    Bjs e muita sorte!!!!
    Cris

    Reply
  38. elisangela says

    25/09/2007 at 11:16

    gostei muito achei interressante nunca imaginaria que fosse assim um casamento americano.

    Reply
  39. Jucimara says

    01/10/2007 at 12:12

    Adorei o jeito como vc descreveu o casamento americano,mais o casamento brasileiro tambem é muito lindo………bjs.e felicidades.

    Reply
  40. Raquel says

    24/10/2007 at 12:51

    Olá Luciana… achei muito bom o seu comentário sobre o casamento americano…. Parabéns, foi muito esclarecedor!
    Você pode me ajudar em uma duvida? Na verdade gostaria de saber um pouco mais sobre os bridesmaids, groomsmen, maid of honor, e o best man. Qual o papel de cada um na cerimônia e fora dela antes e depois do casamento, quem entra primeiro, como saem, a maid of honor segura o bouquet da noiva.. você pode me ajudar com mais informações
    Muito obrigada
    Raquel

    Reply
  41. Silvia says

    13/11/2007 at 9:47

    Oi, tudo bem?
    Bom vou casar e quero uma madrinha de honra, só queria que me ajudasse com um detalhe, me explicando qual o papel dela e em qual momento ela entra na igreja, onde se coloca….
    me ajude, meu casamento é daqui a 30 dias…

    bju e obrigado

    Adorei seu blog.

    Reply
  42. Erica says

    03/12/2007 at 13:55

    Ola Luciana!!
    Tudo bem com voce, encotrei o seu blog em uma pesquisa pelo google em casamento nos EUA. Eu tbm pretendo me casar nos Eua, no momento estou no Brasil aguardando pelo K-1 visa, nao sei se voce chegou a aplicar por este visto, se sim, qto tempo em media demorou pois pra mim ja esta quase 5 meses. Oura coisinha estava olhando que voce ja foi ao Hawaii eu quero ir la para o meu casamento e gostaria de saber se voce tem algumas outras dicas. Um abraco e tudo de bom pra voce e muita saude para sua filhota!! obrigada, Erica

    Reply
  43. Rosangela says

    19/12/2007 at 3:51

    Olá Luciana. Adorei seu Blog ! achei muito bom o seu comentário sobre o casamento americano…. Parabéns, foi muito esclarecedor e totamente encantador, acho muito lindo a tradição dos americanos! vou me casar no proxímo ano e gostaria de fazer algo diferente dos casamentos daqui do Brasil… gostaria que fosse algo inesquecível para mim e para emus convidados, me de dicas e me responda as seguintes peguntas:
    Na verdade gostaria de saber um pouco mais sobre os bridesmaids, groomsmen, maid of honor, e o best man. Qual o papel de cada um na cerimônia e fora dela antes e depois do casamento, quem entra primeiro, como saem, a maid of honor segura o bouquet da noiva.. você pode me ajudar com mais informações
    Fico no aguardo de sua ajuda e Parabens pelo Brolg!

    Reply
  44. carolina says

    14/02/2008 at 14:48

    ola
    gostaria de saber quantas madrinhas e padrinhos tem que ter no casamento americano??
    ha uma regra para isso????
    beijos e obrigada

    Reply
  45. Aline says

    08/03/2008 at 8:36

    Olá Luciana…gostei muito deste artigo que irei utilizar em meu projeto na faculdade do curso de letras portugues-ingles onde estou escrevendo sobre aspectos culturais entre o Brasil e Estados Unidos.
    Voce poderia me indicar sites ou mesmo relatar sobre as cerimonias funebres nos Estados Unidos? pois há muita difernça tambem comparado ao Brasil.
    Aguardo seu retorno.
    Obrigada,
    Aline Fraron
    email alternativo: vendas.pu@novacki.com.br

    Reply
  46. Noemi says

    30/03/2008 at 15:51

    Ador me informar sobre vários tipos de casamento e achei seu blog…………amei como descreve ……..até copiei no meu site, vc. se importa? visite e veja como ficou legal, acho q. ajuda muito as noivas que querem tirar duvidas, pena não poder colocar as suas fotos também, PARABENS pela iniciativa lega que teve…………..beijo

    Reply
  47. Amanda says

    03/06/2008 at 11:15

    Olá Luciana!
    Conheci seu espaço agora e fiquei maravilhada com o tamanho da contribuição que me fez e o tamanho do detalhamento! Parabéns, está muito bom.
    Gostaria de poder me comunicar mais com você, sei que tem mais experiências para trocar. Adoraria conhecer mais.
    Vou me casar no final do ano com Michael. Vamos nos casar aqui no Brasil (Fortaleza-CE) mas vamos morar em Pensilvania. Já visitei os EUA, mas só a passeio. Gostaria de saber mais sobre esse estado vindo da boca de uma brasileira, claro.
    Até mais!

    Reply
  48. Aninha says

    13/06/2008 at 12:10

    Oi Luciana! Tudo bem? Olha só, meu naorado mora em Virginia Beach e eu em Brasília. Ocorre que ele quer casar o mais breve possível. Você sabe me informar se em VB há leis de matrimônio como Florida Family Law? Você casou nos EUA ou no Brasil? Me disseram que é um pouco demorado levantar a documentação. É verdade? Uma beijoca e super obrigada por criar um blog tão interessante e muito informativo.

    Reply
  49. Fabiana says

    30/06/2008 at 18:25

    Olá Luciana,
    Tudo bem???
    Adorei seu blog… seu post é muito legal sobre casamento nos EUA, mas gostaria de saber que tipo cerimonia foi, (Religiosa), pois sempre tive curiosidade, quando me casar quero fazer uma cerimonia assim, é bem diferente do que no brasil.
    Ficarei muito feliz se você me responder.
    Um super beijo…

    Reply
  50. Luana says

    22/07/2008 at 15:51

    Olá Luciana,
    Nossa adorei seu Blog sempre quiz me casar no estilo Americano sempre achei muito legal! Estou preparando meu casamento para o ano q vem e gostaria de saber se vc poderia me dar mais dicas? Como me esclarecer por exemplo se realmente os noivos saem na metade da festa para a Lua de Mel? Aguardo respostas e se poder me mande um contato seu! Bigaduuuuuuuuuuuuuuuu
    =********************8

    Reply
  51. Renata says

    13/08/2008 at 10:06

    Olá Luciana,

    Simplesmente maravilhosa suas dicas, estou noiva e sempre sonhei em fazer um casamento a moda Americana, mesmo morando aqui no Brasil, pois sou simplesmente apaixonada pela cultura.

    Obrigada e já add o link nos meus favoridos .

    um super beijo
    Rê

    Reply
  52. Karen says

    15/08/2008 at 14:40

    Olá, adorei a descrição detalhada do casamento. Vou casar em 2009 aqui no BR, mas quero um casamento estilo americano. como fica a entrada dos padrinhos e madrinhas nesse caso, sendo que não saõ casais?

    Reply
  53. Regina Lunardi says

    17/09/2008 at 15:17

    Oi, Luciana
    gostei muito do su post, matei varias curiosidades, porém fiquei com uma duvida:
    a noiva entra com o pai? e o noivo entra sozinho?
    um abraço e felicidades sempre!

    Reply
  54. anny says

    21/09/2008 at 21:30

    Muito obrigada por tudo que escreveu,afinal quando se está fazendo um trabalho de inglês isso eh uma dádiva sorte que consegui achar…
    Gostaria de saber se poderia fazer também um post sobre o casamento britânico,se souber de algo,por favor me mande um e-mail!
    e mais uma vez,muito obrigada mesmo!^^

    Reply
  55. Janaina says

    11/12/2008 at 15:29

    Adorei o post.
    Estava com dúvidas de como organizar o meu casamento e daqui retirei várias idéias.

    Muito legal!!!

    Reply
  56. Nyna says

    27/06/2009 at 13:53

    Uau!
    Eu simplismente ameii tudo o que vc escreveu,
    Sempre quis realizar meu casamento no estolo americano, mas achava bonito por causa das damas de honra e tal.. agora, eu não sabia de várias coisas como por exemplo o detalhe das velas que as mães acendem..
    NOSSA vc está de parabens, é uma excelente escritora e eu compraria um livro seu hein menina! hahaha que Deus te abençõe muito !
    kissess

    Reply
  57. Luiza says

    08/07/2009 at 18:55

    Perfeita! Não consegui achar uma descrição de um casamento americano melhor que a sua, muito obrigada, estava super curiosa porque já estou planejando meu casamento.

    Beijocas, Deus te abençoe,
    Luiza.

    Reply
  58. Fabiana Alves says

    27/08/2009 at 12:10

    Oi Lu,

    Gostaria de Saber como È cortejo da noiva no casamento americano.
    O noivo entra sozindo, a noiva com o Pai, e os pais do noivo e da noiva.
    J· pesquisei em muitos sites sobre mas nenhum esclareceu muito bem essa parte.
    Quero fazer um casamento ao estilo americano mas com algumas coias a l· Brasil
    Gostaria muito de saber como È e como foi o seu, pois estou planeljando o meu com estilo americano.

    Um grande beijo e felicidades

    Reply
  59. Jéssica says

    30/09/2009 at 9:36

    Parabéns!!!! Este post ficou maravilhoso, sempre achei lindo alguns costumes de casamentos americanos, como por exemplo das madrinhas vestidas iguais, e pretendo adequar alguns costumes americanos com os brasileiros.
    Esta de parabéns, lindíssimo!!!

    Reply
  60. Patrícia - RJ says

    27/11/2009 at 6:50

    Luciana, me ajuda, por favor!
    Vou colocar todas as madrinhas no estilo americano, mas sem o buquê!
    Mas e as mães dos noivos? Não consigo achar fotos nem nada escrito para saber se elas entram com o mesmo modelo, a mesma cor das madrinhas, ou elas entram com vestidos da mesma cor com os modelos diferentes…tô louca….meu casamento é daqui a dois meses! Eu ainda não dei uma posição a elas…Me ajuda!
    Responda a esse comentário através do meu e-mail?
    casamentodiegoepatricia@gmail.com

    MMMMTTTTTOOOO OBRIGADA!
    BJS E FELICIDADES!

    Reply
  61. Lívia says

    18/01/2010 at 9:12

    Olá, adorei o seu comentário, tentarei seguir tudo que se encaixe aqui no BR! Ah sem falar na parte do bouquet e da garter belt! ihihihi
    Tam,bém gostaria de saber se possével o que exatamente faz a maid of honor?

    Abraços

    Reply
  62. Michelle says

    20/07/2010 at 11:26

    Maravilhoso! Amei todas as idéias nós tinhamos pensado na mesa enorme, nas madrinhas serem nossas damas de honras e a fila na lateral do altar. mas, os outros detalhes foi muito legal… Amei! Só não percebi como os padrinhos entram? como damos de honra do noivo? Se puder me responde por e-mail: milleacs@gmail.com

    Obrigadão mesmo pelas informações muito legal…

    Reply
  63. Adriana Jackson says

    22/09/2010 at 14:28

    Muito interessante, adorei.

    Reply
  64. fabio says

    01/01/2011 at 19:41

    Olá!

    Mt bom seu post, eu e minha noiva queremos fazer uma casamento a moda americana. Só faltou uma informação muito importante para nós … a ordem de entrada! Como é feita a entrada???

    Obrigado

    Fabio

    Reply
    • Luciana Misura says

      03/01/2011 at 15:27

      Fabio, voce pode ler sobre a entrada aqui: http://www.ehow.com/about_6386521_etiquette-wedding-entrance.html (em ingles). Felicidades pra voces!

      Reply
  65. Fernanda says

    03/01/2011 at 14:59

    Olá! Adorei o post. Gostaria de saber se vc sabe de algum site ou livro em portugues que contenha tudo sobre o casamentos nos estados unidos. Desde posicionamento de pessoas no alta na cerimonia até cronograma da recepção e posição de mesas. Obrigadaaaa! =*

    Reply
    • Luciana Misura says

      03/01/2011 at 15:27

      Oi Fernanda, nao conheco nenhum site/livro em portugues nao, so em ingles. O site The Knot http://www.theknot.com e o melhor sobre casamentos aqui nos EUA.

      Reply
  66. Noelia says

    28/01/2011 at 13:30

    Olá!
    Adorei tudo que li sobre casamento americano. Ainda não estou noiva, mas espero em breve casar. Quero que seja no estilo americano, acho lindo e diferente.
    Gostaria de saber como é a entrada das daminhas crianças e daminha adultas, quem é que entra primeiro?

    Reply
    • Luciana Misura says

      29/01/2011 at 11:00

      Noelia, primeiro entram as damas adultas segurando bouquets, uma de cada vez. Depois entram as daminhas juntas sempre com cestas de petalas, jogando as petalas no chao.

      Reply
  67. Eloisa says

    30/05/2011 at 18:00

    Oii Luciana!
    Muito bom esse comentário sobre o casamento nos EUA. Tenho um casamento em washington d.c. pra ir em novembro!!!
    Estou totalmente perdida quanto ao que vestir, já que sou apenas uma convidada, a namorada do irmao da noiva!
    Tenho que ir de longo? Vai estar muito frio??? Vestido curto é mal visto?

    Desde já muito obrigada,

    Eloisa

    Reply
    • Luciana Misura says

      07/06/2011 at 0:52

      Eloisa, te respondi por email!

      Reply
  68. Josiane says

    21/07/2011 at 2:50

    Oi Luciana!

    Adorei! Estou super em duvida… vou ficar noiva em outubro e pretendemos nos casar no ano que vem, mas ainda nao decidimos se no brasil ou nos eua. nao queremos fazer um festao mas queremos nao deixar passar esse momento tao especial. confesso q se nao fosse por dependermos do documento para as formalidades (viagens entre brasil e eua) nem nos casariamos legalmente, somos felizes assim! voce tem alguma dica para um casamento de “pequeno porte”???

    Bjs Josi

    Reply
  69. Lívia says

    14/03/2012 at 7:42

    Oi Lucianaaa!!!
    Está mais próximo do meu casamento(será em outubro) e ao escolher a roupa do noivo surgiu uma dúvida, e quero saber de vc o que os noivos americanos usam em seus casamento, já que meu casamento será no estilo americano.
    Se puder me responde no email: liviasilvaletras2007@hotmail.com

    Valeuu mesmo!!!!

    Reply
  70. kathia de almeida says

    04/12/2012 at 0:01

    Olá Luciana, simplesmente adorei o seu post, me esclareceu várias dúvidas, o pessoal aki em casa (Rio de Janeiro) não gosta muito da idéia de fazer casamento a moda americana, mas eu acho a coisa mais linda a tradição deles, eu só achei meio pesado a história do garter belt, acho que aki no Brasil não seria bem aceito, mas paciência…rsrsrs Só gostaria de saber uma coisa, como funciona o cortejo? os padrinhos também entram ou já estão esperando lá na frente e o noivo? as madrinhas pelo que eu já li, entram na frente da noiva, não sei se é assim mesmo, vou me casar em julho do ano que vem e gostaria de tudo perfeito. obrigada

    PS. seu post me ajudou muuuito.

    Reply
    • Luciana Misura says

      04/12/2012 at 0:25

      Tem várias formas, mas é bem comum que os homens entrem discretamente antes da cerimônia começar e já fiquem lá no altar com o noivo, e aí as madrinhas entram uma a uma antes da noiva. Em alguns casamentos entram os padrinhos e as madrinhas em pares antes da noiva. Os pais não fazem parte do cortejo, até porque eles não ficam no altar. Eu fiz com as madrinhas e padrinhos entrando juntos e os pais entrando a moda brasileira. Na verdade eles aqui são bem flexíveis, apesar das formalidades cada um adapta a cerimônia do jeito que bem entender!

      Reply
  71. ewandro says

    13/01/2013 at 10:35

    Olá, tudo bem? Alguém tem como me explicar o que é preciso para casar com uma estrangeira. Namoro há 3 anos com uma americana e vamos nos casar. Faremos isso no EUA e não tenho ideia de como fazer, podem me ajudar???

    Reply
    • Luciana Misura says

      14/01/2013 at 12:19

      Voce mora no Brasil e vai aos EUA casar? Precisa tirar o Fiance Visa, que e o visto de noivo, pra poder entrar no pais e casar, e depois que casar vai finalizar o processo mudando para greencard.

      Reply
  72. Prisca says

    03/02/2013 at 19:58

    Oi Luciana! Muito legal a ideia de casamento americano, eu
    acho o mximo, mas tenho uma dvida em relao a entrada de “madrinhas
    da noiva” e do noivo, no meu casamento gostaria de fazer quatro
    madrinha e quatro padrinhos, no casais, e que entrassem separados
    mesmo, mas fico imaginando, como seria a entrada deles… no fica
    estranho eles entrando sozinhos? ele entrariam antes ou depois do
    noivo? Beijos e obrigada desde j!

    Reply
    • Luciana Misura says

      04/02/2013 at 12:37

      No casamento americano tradicional os padrinhos entram discretamente antes da cerimonia comecar. Quem entra pelo meio mesmo sao as madrinhas (damas de honra), uma de cada vez, antes da noiva. Se vc tiver daminhas, elas entram depois das damas adultas e antes da noiva.

      Reply
  73. Mariana Carollina says

    27/10/2014 at 15:07

    Olá !! gostei muitoo do seus esclarecimentos e curiosidadess.. porém me interessei muito por esse item “camera descartável” o que seria exatamente aqui no Brasil? existe? eu entendo que hoje as pessoas usam cada um o seu celular .. mas achei bem interessante pq fica diferente.. =D Se conseguir me indicar um site que venda, algo assim.. obrigada!

    Reply
    • Luciana Misura says

      27/10/2014 at 16:10

      Deve existir, mas nos dias de hoje não acho que faça sentido mais ter câmeras descartáveis, porque todo mundo tira as fotos digitais e você vai ter que procurar um lugar pra revelar as fotos depois (ainda existe lugar que revela filme? sei que existem laboratórios profissionais, caros).

      Reply
  74. jessyca says

    15/04/2015 at 20:18

    Olar gostaria de uma informação sou brasileira e gostaria de casar na igreja católica em Miami ou Orlando você sabe me dizer o que precisa e valores ????

    Reply
    • Luciana Misura says

      15/04/2015 at 20:29

      Não sei, não casei na igreja católica nem conheço ninguém que tenha casado na igreja católica aqui!

      Reply
  75. Élia Zanette says

    15/05/2015 at 12:40

    Oi Lu
    Parabéns. …muito bom seu post.
    Adorei saber um pouco da tradição deles.
    Vc não teria alguma indicação sobre como se vestir?
    Meu filho casará em maio do ano que vem e não tenho idéia do que vou usar
    Se souber onde fazer alguma consulta, te agradeço.
    Bj

    Reply
  76. Élia Zanette says

    15/05/2015 at 15:40

    Oi Lu
    perguntei num outro comentário sobre roupa para o casamento ano que vem do meu filho e esqueci de detalhes.
    Será em Atlanta em um hotel e a noite.
    Se puder me ajudar te agradeço.
    Obrigada
    bj

    Reply
  77. kauany says

    12/09/2015 at 9:50

    vou casar agora em outubro gostaria de saber em qual lado a noiva entra e sai da cerimonia? tipo lado esquerdo ou direito do homem (pai, noivo)
    ?

    Reply
    • Luciana Misura says

      12/09/2015 at 11:54

      Você escolhe. Tradicionalmente era do lado esquerdo do pai mas muita noiva entra no direito…não tem importância.

      Reply
  78. Rute says

    27/02/2016 at 11:42

    Adorei a descrição do casamento americano…já estou com a ideia de como é disposto os padrinhos e madrinhas na cerimonia…sempre achei estranho aquele monte de gente em par que ficam no altar nos casamentos aqui no Brasil…achei legal algumas ideia e vou fazer no meu…sem essa do bolo na cara…gostaria de saber se necessariamente os padrinhos e madrinhas tem que ser casados entre si no casamento americano? pq aqui geralmente, quando voce convida uma amiga pra ser madrinha o marido dela vai no convite tambem e voce nem tem intimidade com ele…me tire essa duvida por favor! bju

    Reply
    • Luciana Misura says

      27/02/2016 at 14:48

      Oi Rute, não precisam ser casados não, de jeito nenhum!

      Reply
  79. blogmodernagemJessica Correa says

    25/04/2016 at 9:35

    Olá Luciana,
    Tudo bem?

    Menina, seu post já tem 13 anos e continua sendo perfeito (Parabéns!!).

    Moro no Brasil, mas estou cansada do modelo de casamento “padrão” por aqui. Nos últimos anos alguns elementos tem sidos incorporados, mas é muito do mesmo sabe. Amei conhecer mais dos costumes americanos e concerteza vou utilizar muitos deles *-*.

    Beijinhos ;*
    Jessica Correa

    Reply
  80. Márcia Nauiack says

    07/05/2016 at 6:43

    Olá Luciana. Foi muito útil seu post e está muito explicativo. Meu filho se casará na próxima semana em Los Gatos-califórnia. Tudo que você falou realmente aconteceu, estranhei a principio só constar os pais da noiva no convite, mas entendi que como eles estão pagando, estão entregando a filha a alguém. Tudo é muito diferente daqui, minha dúvida é: A mãe do noivo entra com ele até o altar? Queria muito isso, acho que é uma emoção comparada ao nascimento. Estou muito ansiosa, vamos ver como vai ser, mas é bom porque já sei como tudo vai acontecer. Bj. Márcia.

    Reply
    • Luciana Misura says

      08/05/2016 at 9:42

      Márcia, normalmente não entra não, mas isso é uma coisa que o seu filho pode dizer que quer fazer, sem problema nenhum. Foi como nós fizemos no meu casamento, seguindo a tradição brasileira, misturamos 🙂

      Reply
  81. Karen says

    30/05/2016 at 6:33

    Oi Lu, adorei o post achei interessante que eles nao usam tantas flores no casamento.
    Sou florista no Brasil , meu filho tem passaporte americano e estou pensando em fazer um curso na california e ver se consigo trabalhar como florista la tbm .
    Tu sabes como funciona se existe empresas especializadas como no brasil de cerimonialista e florista ?
    Meu e mail e karenjaconi@hotmail.com
    Agradeco se tu poderes me dar alguma dica !

    Obrigada

    Karen jaconi

    Reply
  82. Daniela Petito says

    17/04/2017 at 11:18

    Ola.. Minha irmã irá casar na Disney em agosto e ao invés de levar os vestidos do Brasil, pensamos em alugar em Orlando. É possível ? Teria dicas para nos enviar ?

    Reply
    • Luciana Misura says

      23/04/2017 at 23:49

      Nunca vi aluguel de vestidos nos EUA…talvez exista mas eu não conheço…

      Reply

Leave a Reply Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Primary Sidebar

Siga nossas mídias sociais

fb ig twitter pinterest youtube

Reserve hotel com o Booking.com

Booking.com

Procurar no blog

Posts por assunto

Posts por mês

Inscreva-se para receber um email mensal com todas as novidades
Email *
* Campo Obrigatório
Email Marketing Services by Benchmark

Escolha o assunto

8 dias na Disney 15 dias em Tóquio babymoon no Hawaii Brasil2011-12 Canadá no verão cancun com crianças colagemroadtrip2014 como é morar nos EUA cruzeiro da Disney decoração de festa infantil faça você mesma decoração de quarto de criança detroit Disney em setembro Disney Essencial Disney World Europa-2011 famílias viajantes festa infantil ideias para festa de criança japão abril 2006 japão na primavera michigan com crianças museus neve o que fazer em chicago o que fazer em Detroit o que fazer no Japão passeios de outono por que viajar com crianças refeição com personagens na Disney restaurantes com personagens na Disney restaurantes em detroit restaurantes em seattle tradições de outono turismo detroit turismo em Austin tóquio com crianças viagem ao Japão viagem para Austin viagem para detroit viagem para Oahu viagem para o Hawaii viagem pra Europa vivendo em seattle árvore de natal

Últimos posts: Amo Cruzeiro Disney

Cruzeiros Disney 2023: de junho a setembro

Disney anuncia as datas do Disney Wonder que faltavam

Lançamento do Disney Wish adiado

Cruzeiro Disney com dia Pixar no mar

Disney anuncia mudança nos requerimentos de vacinação

Cruzeiros Disney 2023: de janeiro a maio

Retorno dos cruzeiros Disney: veja o que mudou

Cruzeiros Disney 2022: de outubro a dezembro

Preços do Disney Wish

Disney cancela mais cruzeiros em 2021

Blog membro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Footer

Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here: Cookie Policy
 
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.