A nossa lua-de-mel no Hawaii em 2002 foi durante o verão (agosto) e essa viagem em fevereiro, no inverno.
Para quem mora nos EUA em uma área fria como nós, ir pro Havaí no inverno é uma delícia, porque vai ser como o verão pra gente. Pra quem mora no Brasil e quer pegar praia, ir no inverno é mais complicado, porque a temperatura fica nos 20 graus (mais durante o dia, raramente chegando a 30, e um pouco menos de noite). O inverno é bom para os surfistas, porque é quando as ondas grandes chegam no North Shore (mas isso é mais em dezembro, quando acontecem os campeonatos, agora no final de fevereiro/começo de março já não é bem assim). Então se você não é um surfista atrás das grandes ondas ou mora num lugar muito frio e quer fugir do inverno, não aconselharia ir nessa época. Até porque é a alta temporada, quando todos os americanos fugindo do frio vem pra cá.

Já no verão, meados e final de agosto, fica tudo mais vazio, os preços dos hotéis caem e as praias ficam umas piscininhas sem onda nenhuma. E a temperatura fica por volta dos 30 graus, dá praia com certeza. Aqui tem o gráfico de temperatura mês a mês no Hawaii: entre 18-27 graus em fevereiro e 24-32 em agosto. Na prática pegamos vários dias em que a temperatura ficava em 27 graus durante o dia e só no final da tarde caía para os 20, de noite um pouco menos. Mas pra quem estava saindo de temperaturas de 10 graus ou menos, já era um calor ótimo. Em agosto pegamos provavelmente 30 graus todos os dias e a noite ficava em 25.

A maioria dos hotéis fica em Honolulu, a maior concentração na praia de Waikiki. Para quem prefere praias mais selvagens, é melhor ficar no North Shore. A oferta de hotéis é pequena, o Turtle Bay Resort é o único hotel no North Shore, mas tem muita casa para alugar (que é o que os surfistas fazem) – veja o link abaixo para a matéria do NYTimes que tem outras opções de hospedagem. Da primeira vez nós ficamos no J.W. Marriott Ihilani Spa & Resort que foi vendido e virou o Four Seasons Resort em Ko’Olina, que fica do lado oeste (seco) da ilha, e é afastado de tudo, mas a gente pegava o carro e passeava bastante, não incomodou. Esse resort fica em uma área com 4 prainhas-lagoas marinhas lindas, perfeitas para crianças.
Veja também: todos os hotéis de Honolulu pelo menor preço no Booking.com
Restaurantes no North Shore são poucos, mas tem alguns muito bons: 21 Degrees North, que fica dentro do Turtle Bay, é um restaurante mais arrumadinho. Comi um mahi mahi (peixe) delicioso e um suflê de chocolate idem. O Haleiwa Joe’s é onde (dizem) que você pode encontrar os atores de LOST jantando nos períodos em que as filmagens acontecem. Não vi ninguém famoso, mas a comida era gostosa (comi crab cakes, bolinhos de caranguejo). Para um lanchinho, Waialua Bakery foi uma boa pedida. Uma casinha pequena com filmes de surf na TV, sanduíches naturais e sucos deliciosos.
Vários desses restaurantes e outras boas dicas nessa reportagem do NYTimes: For Surfers, All Waves Lead to Hawaii. Não comi no restaurantezinho brasileiro que eles mencionam na reportagem porque o lugar fica ao lado de umas barracas que tem esgoto a céu aberto, não tive coragem de comer ali.
Leave a Reply