• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Home
  • Destinos de Viagens
  • Reservas
    • Agência de Viagens
    • Aluguel de Carros
    • Chip de celular nos EUA
    • Hotéis aprovados
    • Seguro viagem
    • Transfer em Paris
  • Viajando com Crianças
    • Famílias Viajantes
  • Cruzeiros
  • Disney
  • Vida nos EUA
  • Quem escreve
  • Contato

Colagem

Vida nos EUA e Viagem com crianças

You are here: Home / Viajando / New Orleans / A New Orleans das fazendas e pântanos

A New Orleans das fazendas e pântanos

15/01/2011 by Luciana Misura 27 Comments

Acordamos cedo no nosso primeiro dia na cidade, depois de uma noite péssima no quarto barulhento (depois vou contar o problema com o hotel). Estava um dia lindo de sol e céu azul. Nos arrumamos rapidinho, pegamos um café-da-manhã para viagem no restaurante Rib Room no primeiro piso do hotel e levamos para o micro-ônibus do tour que nos levaria para um passeio pelas plantations de New Orleans. As plantations são fazendas históricas de açúcar que eram movidas a mão-de-obra escrava antes da guerra civil. Fizemos o tour pela empresa Old River Road Tours. O motorista-guia era um senhor simpático que ia falando da história da cidade enquanto parava nos demais hotéis pegando o resto dos passageiros do tour. Pegamos uma das muitas estradas suspensas (o pântano embaixo), cruzamos o rio Mississipi e daí a estrada antiga (Old River Road) que liga New Orleans a Baton Rouge (capital do estado) e que era a estrada das fazendas: literalmente centenas de fazendas de açúcar e algodão dominavam a área nos idos de 1800.

Poucas fazendas foram preservadas, e nesse tour visitamos duas bem distintas: Oak Alley Plantation e Laura Plantation. A Oak Alley foi construída em estilo neoclássico, que era a moda na época (1830s) entre as famílias ricas locais. A Laura Plantation é em estilo creole, foi construída em 1805. Creoles eram os descendentes dos franceses e espanhóis que habitavam New Orleans muito antes da compra dessa área pelos EUA. Essas fazendas de açúcar onde o trabalho escravo era usado são chamadas de antebellum farms, que significa “antes da guerra”, no caso a guerra de secessão, vencida pelo norte dos EUA e que libertou os escravos.





A Oak Alley Plantation impressiona pelos carvalhos (oaks) de 300 anos que formam um “caminho” (alley) entre a casa e o rio Mississipi. Quando a fazenda foi comprada e a casa construída, esses carvalhos já tinham nada menos que 100 anos de idade. A casa é bem bacana mas infelizmente eles não permitem fotos lá dentro (tirei uma na sala de estar sem saber, antes deles avisarem). A nossa guia foi explicando a história da fazenda, dos donos, da casa, e dos futuros donos que criaram uma fundação para manter a fazenda aberta a visitas depois que eles morreram. Os móveis e objetos não são originais (tem 1 ou 2 móveis originais), mas a decoração é de época e os costumes que a guia ia explicando eram bem interessantes, como o “abanador” em cima da mesa de jantar, que era operado por um escravo por horas a fio, a prataria que era posta à mesa de forma invertida pra mostrar o brasão da família gravado atrás, gelo era comprado e colocado em cima da mesa pra refrescar os hóspedes e uma armadilha de vidro que ficava na mesa de jantar para capturar insetos (afinal, essa região é de pântano e super quente no verão). O tour levou uma hora, e tivemos pouco tempo pra andar pelos jardins, infelizmente (por isso não gosto de tours!).








Da Oak Alley fomos para a Laura plantation, de estilo creole, completamente diferente. Além da casa principal, 6 casas de escravos ainda estão de pé, e outras estruturas da fazenda em diversos estados de conservação podem ser vistas pelo terreno. Assim como a Oak Alley os móveis e a decoração são de época mas não são os originais. Interessante que a família creole dessa fazenda era dominada pelas mulheres, e a fazenda passava para o filho que fosse mais competente, independente de ser homem ou mulher. No caso dessa família, foram 3 gerações de mulheres que gerenciaram a plantação – a lei dos creoles dava as mulheres os mesmos direitos de propriedade que os homens, diferente das famílias de origem anglo-saxã, onde o filho homem mais velho era automaticamente o herdeiro do negócio. A senhora chamada Laura que dá o nome a fazenda viveu até seus 101 anos e seus diários foram publicados em um livro: Memories of the Old Plantation Home: A Creole Family Album. Na verdade ela nunca chegou a gerenciar a fazenda, pois decidiu adotar o estilo americano de vida – casou com um americano e foi morar no norte dos EUA, traumatizada pela brutalidade da vida na fazenda e o tratamento dos escravos.










Outras plantations interessantes ficam nessa região, mas não faziam parte do nosso tour, o pessoal no nosso ônibus mencionou duas: Evergreen (que vocês podem ver na primeira foto mas a gente não entrou) e Nottoway. Depois do tour na Laura plantation, o guia nos deixou num restaurante (ruim, ruim) e de lá uma van nos pegou pro passeio no pântano, com a Cajun Pride tour.

Felizmente a temperatura estava agradável e não estava ventando pro passeio no barco, infelizmente nessa época do ano os jacarés estão hibernando e só vimos um, que por sinal só estava na beira do rio porque tinha morrido alguns dias antes. Não tinha mais ninguém no barco então foi um passeio particular, fomos fazendo perguntas sobre o lugar e o guia ia mostrando os pássaros e árvores típicos, foi bem bacana mesmo sem os jacarés. No final, pra nossa surpresa, ele tinha um filhote de um ano e meio com ele, que vocês vêem nas fotos. Ele cuida de 4 filhotes de diferentes idades pra mostrar pros turistas, e quando eles ficam maiores, voltam pro pântano. Ele contou das vezes que foi mordido por filhotes e por um jacaré adulto, durante um tour, enquanto estava jogando comida pra eles (o jacaré levou um pedaço do dedo, o que ele disse que foi a maior sorte, podia ter sido a mão inteira). Uma senhora simpática foi a nossa motorista da van de volta pro French Quarter, nos contando dos bichos dos pântanos, história da cidade e do carnaval local, o Mardi Gras.












Uma curiosidade é esse gatinho da última foto com a Julia e o Gabe, ele é o gatinho desse famoso vídeo aqui:



Chegamos no hotel lá pelas 5 PM e pedimos novamente pra mudar de quarto, eles negaram e passei a próxima hora no telefone com o Priceline, até finalmente discutir com o gerente do hotel a situação e fazer com que eles concordassem da gente fazer o check out naquele momento. Arrumamos as nossas coisas e saímos de mala e cuia pela rua procurando um restaurante pra poder sentar e ligar pra outros hotéis com calma. Fomos pro Palace Café na Canal Street e depois de uma pesquisa rápida por alguns sites acabei ligando pra Marriott e reservando um hotel usando os nossos pontos, o Courtyard ali pertinho.

Enquanto a gente estava no Palace Café resolvendo a confusão, a Patrícia e o Stefan, que estavam visitando a cidade também, foram até lá encontrar com a gente. A Patrícia mora em Houston atualmente e lia o blog há anos, e quando vimos que a gente estava indo pra New Orleans ao mesmo tempo, trocamos telefones. Eles são super simpáticos e Julia adorou conhecer os tios! A comida estava boa mas eu estava ainda estressada com a história do hotel e nem comi direito. Tomei um Hurricane, que é o famoso drink local. A Patrícia e o Stefan acabaram nos ajudando a levar as coisas pro novo hotel, e ficaram esperando com a gente enquanto trocávamos o Courtyard pelo J.W. Marriott na outra esquina, porque o Courtyard não tinha um quarto que coubesse uma cama extra pra Julia. E lá fomos nós pro J.W. Marriott, que fica na Canal Street mesmo, é ótimo e por lá finalmente ficamos, ufa! Fomos dormir exaustos, e combinamos de encontrar a Patrícia e o Stefan no dia seguinte, no French Quarter. Amanhã é dia de ver a parte mais antiga e famosa da cidade, espero que a chuva prevista não apareça.

Relato dia-a-dia:
1o dia: A New Orleans das fazendas e pântanos
2o dia: A New Orleans do French Quarter e do Jazz
3o dia: A New Orleans do Mardi Gras
New Orleans: Resumo de viagem

Pronto para fazer suas reservas?
Reserve comigo pela parceria do blog com o Booking.com: veja todos os hotéis em Nova Orleans.
Se precisar de seguro viagem e saúde, o parceiro WorldNomads tem a cobertura mais alta que eu já vi nos EUA.
Se for alugar carro, somos parceiros do Rentalcars.com, que é do mesmo grupo de empresas do Booking.com e tem os melhores preços.
Para passeios em New Orleans, muitos incluindo transporte, tours, shows e afins, o parceiro Viator tem centenas de opções.
Para comprar um chip de celular nos EUA que liga para o Brasil, veja nossa experiência com a Travel Mobile.
Agora eu sou agente de viagens e posso reservar a sua viagem, dá uma olhada!
Se tiver alguma pergunta, é só entrar em contato comigo. Muito obrigada!

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Email
  • Twitter
  • Pinterest

Related

Filed Under: New Orleans, Viajando, Viajando com Crianças Tagged With: 3 dias em new orleans, Laura Plantation, filhote de jacaré, new orleans com crianças, new orleans no inverno, o que fazer em new orleans, passeio no pântano, passeio pra ver jacarés, plantations, swamp tour

Booking.com

Reader Interactions

Comments

  1. Uelyn - Blog MalaPronta.com says

    20/01/2011 at 14:40

    Olá,

    Adorei seu post, principalmente as fotos estão lindíssimas.

    Parabéns pelo seu blog os relatos de suas viagens são incríveis.

    Abreços
    Uelyn

    Reply
    • Luciana Misura says

      21/01/2011 at 17:18

      Obrigada Uelyn! Eu demoro pra escrever mas tento fazer tudo bonitinho 🙂

      Reply
  2. Marcia Aguiar says

    20/01/2011 at 18:00

    Adorei as fotos com o filhote de crocodilo! Na foto com o Gabe, ele parece estar sorrindo. 😉
    Esse gatinho é danado, não é mesmo? Põe os crocodilos pra correr! hahaha!

    Reply
    • Luciana Misura says

      21/01/2011 at 17:18

      Marcia, parece mesmo que o jacarezinho esta sorrindo, haha! Esse gatinho e um arraso. O guia estava falando que ele e o unico gato que se mete com os jacares, os outros (tem um monte, mais de 10) nao chegam nem perto do rio…

      Reply
  3. Liege says

    20/01/2011 at 21:44

    A Julia ta linda demais de oculos e bocao. Nao eh a toa que a Tia Marissa vivia falando dela 🙂

    Reply
    • Luciana Misura says

      21/01/2011 at 17:17

      Liege, obrigada 🙂 Ela e uma figurinha roubando o meu oculos!

      Reply
  4. Mirella says

    21/01/2011 at 4:58

    Ai que delícia… essa viageme stá na minha listinha!
    Nem sei mais quando ela vai acontecer, mas vou curtir um pouquinho dela com você 🙂
    bjs

    Reply
    • Luciana Misura says

      21/01/2011 at 17:16

      Mirella, nao acredito que voce nunca foi a New Orleans! Putz, voces tem que ir, vao adorar!

      Reply
  5. Dri says

    21/01/2011 at 14:31

    Estou adorando os relatos da viagem! Antes de eu começar a fazer as perguntas todas, vou esperar a série chegar ao final e principalmente o mapinha do google, que é uma super mão na roda. Adoro qdo vc disponibiliza ele!!

    A Julia está mesmo linda, especialmente na foto com os óculos enormes…

    Reply
    • Luciana Misura says

      21/01/2011 at 17:16

      Dri, obrigada, acabei de publicar o segundo dia, da uma olhada 🙂

      Reply
  6. Arthur says

    30/01/2011 at 15:32

    Muito bom, a cidade é linda, e espero que se recupere totalmente da tragédia de 2005, a filhota é muito fofa e o gatinho é o mais macho do mundo!!!
    Abs!

    Reply
    • Luciana Misura says

      01/02/2011 at 14:49

      Obrigada Arthur! Pelo menos a parte que eu vi, estava sem nenhum vestigio do Katrina!

      Reply
  7. Soraia says

    17/10/2011 at 1:50

    Luciana, eu vim olhar suas dicas sobre New Orleans..estou indo semana que vem de carro. E como sempre, seu blog super completo nas informacoes, ajuda muuuuito! Obrigada!!

    Reply
  8. Soraia says

    25/10/2011 at 15:20

    Oi Luciana, estamos aqui eu e meu filho em New Orleans desde domingo e seguindo suas dicas de passeio. Amanha visitaremos fazendas e pantanos. Parabens e Obrigada pelo super blog q vc tem! Beijos

    Reply
  9. Thyl Guerra says

    15/08/2014 at 16:06

    Oi Luciana, estou adorando todas as suas dicas de New Orleans, já devorei tudo. Estou pensando em mudar todos os meus planos para a próxima viagem e em seguir para o Sul dos EUA, chegando até New Orleans. Fiquei interessada em fazer o passeio pelas Plantation e pelo pântano, mas vamos no inverno, então não quero fechar com nunhuma empresa e, como vamos estar de carro, deixar para fazermos por conta própria de acordo com a possibilidade de clima e do nosso tempo. Acha necessário fazer os passeio com agência de turismo, ou acha que dá pra fazer por conta própria? Entrei nos sites das plantantions e do tour pelo pântano e vi que fica mais barato tb. Outra dúvida, talvez tenhamos tempo para apenas uma plantantion, se tivesse que optar por uma, qual vc sugeriria, a Laura ou a Oak Alley? Muito Obrigada! Como sempre, seus posts me ajudando nos planejamentos das viagens com as crianças!! 🙂 Bjs

    Reply
    • Luciana Misura says

      15/08/2014 at 16:40

      Oi Thyl! Adooooro New Orleans, recomendo muito! Não precisa fazer com agência não, dá pra fazer de carro por conta própria tranquilamente. A gente só fez com agência porque não alugamos carro. Eu iria à Oak Alley, que é mais impressionante, se tivesse que escolher somente uma. E o pântano é aquela coisa que a gente (não) viu: os jacarés hibernam no inverno e você só vai ver mesmo o jacaré filhote que ele levar, então só vá se for pela paisagem, não espere ver os jacarés. Beijos!

      Reply
      • Thyl Guerra says

        16/08/2014 at 21:21

        Muito Obrigada!!! Bjs

        Reply
  10. Lorenna says

    17/03/2015 at 16:25

    Estou adorando os posts, vou pra New Orleans com uma criança de 4 anos e estou me inspirando! Uma pergunta: Quanto tempo levariamos para ir apenas à Oak Plantation de carro? Temos o carro ainda na primeira manhã em Nola, será que dava tempo de ir e voltar pra devolver até 13h? Obrigada

    Reply
  11. Luis says

    17/06/2015 at 7:56

    Luciana, alguma destas operadoras oferecem guia que fala português ou espanhol? Parabéns pelo blog, é ótimo.

    Reply
    • Luciana Misura says

      17/06/2015 at 9:37

      Não sei te dizer Luis, não lembro de ter visto nenhuma mas também não procurei.

      Reply

Trackbacks

  1. Belle Meade – Visitando uma tradicional plantation do sul dos EUA | MauOscar says:
    23/08/2011 at 18:02

    […] Post da Luciana Misura sobre plantations da Louisiana nos Arredores de New Orleans […]

    Reply
  2. New Orleans – passeio pelo pântano | Viajando com Palavras says:
    18/06/2015 at 13:01

    […] o passeio pelo pântano da Louisiana com a Cajun Pride Swamp Tours, dica da Luciana Misura do Blog Colagem. Depois de perguntar nos comentários do blog e a Luciana confirmar que dava para ir por conta […]

    Reply
  3. 15 dicas de New Orleans para quem vai a primeira vez | Turista Profissional says:
    11/12/2015 at 14:46

    […] pode escolher um dos muitos tours que existem, ou alugar um carro e ter mais liberdade. Veja no site Colagem o ótimo relato da Luciana Misura sobre estes […]

    Reply
  4. Sugestão de Roteiro : 4 dias em New Orleans (arredores - parte 2) - ViajotecaViajoteca says:
    07/03/2016 at 3:26

    […] Vocês vão reparar que fizemos os passeios dos arredores em dois dias separados, primeiro visitamos as Plantations e em um outro dia exploramos o swamp de kayak. Mas gostaria de ressaltar, que para quem tem tempo limitado, ou não quer alugar carro para fazer esse passeio independentemente, há vários tours, tipo excursão de ônibus que sai de New Orleans e visita as plantations e o pântano no mesmo dia, a Luciana do blog Colagem, fez uma dessas excursões com as crianças e contou como foi nesse post. […]

    Reply
  5. Roteiro em New Orleans – O que fazer em Nola? says:
    27/06/2016 at 7:02

    […] A lista sobre o que fazer em New Orleans poderia seguir por páginas a fio – há ainda o aquário – Audubon Aquarium of the Americas, próximo ao French Quarter; tours de histórias de fantasmas e voodoo’s; andar de charrete; museu WW2; roteiros pelas antigas fazendas de cana-de-açúcar; e os pântanos com jacarés. Para este último, vale a lee este post do Blog Colagem. […]

    Reply
  6. 15 dicas de New Orleans para quem vai a primeira vez says:
    09/11/2017 at 5:17

    […] pode escolher um dos muitos tours que existem, ou alugar um carro e ter mais liberdade. Veja no site Colagem o ótimo relato da Luciana Misura sobre estes […]

    Reply
  7. Roteiro em New Orleans – O que fazer em Nola? says:
    07/10/2020 at 9:47

    […] A lista sobre o que fazer em New Orleans poderia seguir por páginas a fio – há ainda o aquário – Audubon Aquarium of the Americas, próximo ao French Quarter; tours de histórias de fantasmas e voodoo’s; andar de charrete; museu WW2; roteiros pelas antigas fazendas de cana-de-açúcar; e os pântanos com jacarés. Para este último, vale ler este post do Blog Colagem. […]

    Reply

Leave a Reply Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Primary Sidebar

Siga nossas mídias sociais

fb ig twitter pinterest youtube

Reserve hotel com o Booking.com

Booking.com

Procurar no blog

Posts por assunto

Posts por mês

Inscreva-se para receber um email mensal com todas as novidades
Email *
* Campo Obrigatório
Email Marketing Services by Benchmark

Escolha o assunto

8 dias na Disney 15 dias em Tóquio babymoon no Hawaii Brasil2011-12 Canadá no verão cancun com crianças colagemroadtrip2014 como é morar nos EUA cruzeiro da Disney decoração de festa infantil faça você mesma decoração de quarto de criança detroit Disney em setembro Disney Essencial Disney World Europa-2011 famílias viajantes festa infantil ideias para festa de criança japão abril 2006 japão na primavera michigan com crianças museus neve o que fazer em chicago o que fazer em Detroit o que fazer no Japão passeios de outono por que viajar com crianças refeição com personagens na Disney restaurantes com personagens na Disney restaurantes em detroit restaurantes em seattle tradições de outono turismo detroit turismo em Austin tóquio com crianças viagem ao Japão viagem para Austin viagem para detroit viagem para Oahu viagem para o Hawaii viagem pra Europa vivendo em seattle árvore de natal

Últimos posts: Amo Cruzeiro Disney

Cruzeiros Disney 2023: de junho a setembro

Disney anuncia as datas do Disney Wonder que faltavam

Lançamento do Disney Wish adiado

Cruzeiro Disney com dia Pixar no mar

Disney anuncia mudança nos requerimentos de vacinação

Cruzeiros Disney 2023: de janeiro a maio

Retorno dos cruzeiros Disney: veja o que mudou

Cruzeiros Disney 2022: de outubro a dezembro

Preços do Disney Wish

Disney cancela mais cruzeiros em 2021

Blog membro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Footer

Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here: Cookie Policy
 
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.