Minha mãe ganhou um kit de gingerbread house (uma “casinha de doces”) e a Julia ficou toda animada pra fazer. Essas casinhas de “pão de gengibre” (super duro, parece mais um biscoito) são tradicionais decorações de Natal aqui nos EUA. Esses kits são vendidos em muitas lojas de artesanato (esse é da Michaels), lojas de decoração de Natal e até mesmo supermercados. A origem dessa casinha de doces é a história de João e Maria que todo mundo conhece.
Na caixa já vem os pedaços cortados de gingerbread no formato das paredes e telhados, o pó para misturar com água para fazer o glacê (icing), os doces para decorar e a bisnaga pra desenhar com o glacê. Então você só tem mesmo a tarefa de montar a casinha e decorar (colando tudo com glacê). O Gabe foi o construtor e desenhou com glacê e a Julia ia colocando os doces. Ela achou o máximo, já vi que começamos mais uma tradição de Natal!
Dicas: o glacê seca super rápido, então cuidado na hora de “colar”. Alguns doces colam mais facilmente que outros, as jujubas que são ásperas colam melhor que os doces lisos por exemplo. A casinha é comestível, se você quiser destruir para comer 😉 Aqui em casa ninguém quis destruir a “obra de arte” pra comer, então usamos só como enfeite mesmo. Depois do Natal deu a maior pena de jogar fora, mas aí já estava ressecada e empoeirada e não dava mesmo pra comer.
Se alguém souber onde comprar um kit desses no Brasil, deixe a dica nos comentários! Você também pode fazer o pão de gengibre se não encontrar o kit pronto, aqui tem uma receita em inglês com o passo-a-passo de como fazer a massa, modelar, cortar e assar. Se alguém fizer depois me diga como ficou por favor.
Oi Luciana,
Mas que coisa mais fofa… Vou ver se consigo uma por aqui tambem pra fazer com as minhas sobrinhas. Nunca vi, mas com certeza em algum lugar deve ter. hehehe
bjnhos
Deve ter sim, só não sei se já passou da época, porque aqui a gente só encontra mesmo perto do Natal!
Renata você encontrou em alguma loja.Eu adoraria saber para comprar também.
Parabéns para os artistas!
Awn, Luciana, isso vai ser uma lembrança maravilhosa pra Julia pra vida toda…. Eu me lembro bem, como se fosse ontem das coisas que eu fazia com o meu paizinho! Tão bom!
Espero que sim, Natal que vem eles vão fazer novamente, com o Eric pra “ajudar”, hehe.
Que graça!! SEmpre tive a maior vontade de fazer. Aqui em São Paulo, eu já vi os cortadores pra vender. Qualquer hora eu vou tentar!!!!
O Gabe parece ser super paciente!!!
Muito legal, Lú!!
Um beijão
Mas essa do kit nao precisa cortar nada nao, ja vem tudo cortadinho! O Gabe tem ate mais paciencia pra essas coisas do que eu, heh!
E nâo é que ficou bonito, agora será que é gostoso?
Minha filha ai adorar fazer e meu filho comer!
Abraço
Nem posso te falar porque a gente nao comeu. Depois de mais de um mes fora, quando voltamos nao tive coragem, jogamos a casinha no lixo mesmo. Acho que se for comer tem que ser logo depois de montar, senao ela fica pegando poeira…
Alguém que more no rio de janeiro já viu a venda no centro ? Tenho onze anos e sempre quis fazer uma dessas casinhas mas nunca vi a venda nem os moldes para cortar o bolo.
Oi Luciana, tudo bem?
Qual o valor em média dos kits por aí?
Sou confeiteira e pretendo montar alguns desses este ano!
Entre $10 a $15 dólares o preço normal, e quando vai chegando perto do Natal eles fazem promoções, aí dá pra comprar por $8, às vezes até menos.