• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Home
  • Destinos de Viagens
  • Reservas
    • Agência de Viagens
    • Aluguel de Carros
    • Chip de celular nos EUA
    • Hotéis aprovados
    • Seguro viagem
    • Transfer em Paris
  • Viajando com Crianças
    • Famílias Viajantes
  • Cruzeiros
  • Disney
  • Vida nos EUA
  • Quem escreve
  • Contato

Colagem

Vida nos EUA e Viagem com crianças

You are here: Home / Bebê & Criança / Festa de desaniversário – uma historinha de paranóias americanas

Festa de desaniversário – uma historinha de paranóias americanas

01/09/2012 by Luciana Misura 23 Comments

Este post está atrasadíssimo, mas não podia deixar de registrar aqui no blog. Quem me acompanha pelo Twitter e Facebook ouviu a história em tempo real…

Em julho quando a Julia mudou de escolinha, a escola nova avisou na papelada que eles permitiam comemorações de aniversário em classe, que os pais podiam levar o lanche das crianças no dia do aniversário da criança. Achei legal, porque na escola anterior não podia levar absolutamente comida nenhuma, por causa do problema de alergias alimentares. Pensei comigo que faria alguma coisa no aniversário da Julia, que ia cair numa segunda-feira.

Na semana anterior ao aniversário dela levantei o assunto com a escola. Eles pedem pra ser avisados, então eu falei que no dia 13 de agosto, data em que ela faria 5 anos, eu ia levar o lanche das crianças. Aí começaram as restrições.

“Tem que ser um lanche saudável. Nós temos uma lista de sugestões.”
“Ah, eu tinha pensado de trazer um bolo de aniversário, que eu mesma vou fazer.”
“A gente sugere frutas ou iogurte, ou picolés de fruta, e se for bolo mesmo que seja um bolo de fruta, você pode comprar muffins de blueberry prontos.”
“Vou pensar em alguma coisa.”

Fiquei pensando o que eu ia levar, não queria cantar parabéns só com frutas e iogurte, queria algum bolinho. Pensei no bolo de cenoura com cobertura de chocolate que a minha mãe faz e que é o preferido da Julia. Eu tenho a receita, decidi que ia fazer. Mandei um email pra escola.

“O bolo de cenoura parece ótimo, mas tenho que verificar se a cobertura de chocolate vai ser um problema. Te aviso.”

Depois de um tempo recebo outro email:

“Infelizmente não pode ser com a cobertura de chocolate, que não é saudável, mas o bolo de cenoura sozinho está ótimo.”

Cara, as pessoas aqui nos EUA estão perdendo totalmente o bom senso quando o assunto é comida. OK, cobertura de chocolate pode não ser a coisa mais saudável do mundo, mas eu estava fazendo o bolo em casa. Eu garanto que esses picolés de fruta e esses muffins de blueberry que eles sugerem e que as pessoas compram prontos por aí podem ter muito mais açúcar, sem falar em gordura trans, high fructose corn syrup e corantes artificiais, do que o meu bolo feito em casa jamais teria! Mandei um email pra escola:

“Vou pensar em outra coisa. É triste ver que a paranóia com comida nesse país chegou em um nível tal que as crianças não podem comer um pouquinho de chocolate por cima de um bolo pra celebrar um aniversário.”

Eu queria era ter na mão a informação nutricional desse bolo pra poder comparar com um muffin comprado pronto num Starbucks da vida. Tenho certeza que seria muito mais saudável. A quantidade de açúcar e outros químicos que tem em produtos prontos por aqui não está no gibi. Não vou nem comparar com o picolé de fruta, que deve ser somente água com corante e açúcar, e sabores artificiais de fruta.

* * * *

Pra completar a paranóia geral da nação: não permitem que a gente leve nenhum balão (eu tinha em casa e ia levar pra dar uma cara de festa) e não permitem – pasmem! – a vela de aniversário. Segundo a escola o corpo de bombeiros não permite velas na escola por causa de risco de incêndio. Então os adultos presentes assistindo uma criança soprar uma vela no parabéns não dão conta de garantir que não vai incendiar a escola…então cantamos o parabéns sem vela mesmo, comendo muffins de morango que eu fiz em casa.

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Email
  • Twitter
  • Pinterest

Related

Filed Under: Bebê & Criança, Vivendo nos States

Booking.com

Reader Interactions

Comments

  1. Ana says

    01/09/2012 at 14:35

    Lu, em primeiro lugar parabéns atrasado pelo niver, nao tô conseguindo comentar no mac, vamos ver se esse vai.

    Que bom que a historia do Eric se resolveu da melhor forma possivel pra vocês. O filho é teu, tu sabe o que é melhor pra ele e a historia em si não tinha o menor cabimento, botar um bebê de castigo porque não quer dormir no primeiro dia de creche, é absurdo. Depois disso não dava mais pra confiar mesmo.

    Fico impressionada com a frescurada pra comida. Muffin de blueberry (sabe-se lá feito aonde e por quem e quando) ela aceita mas bolo feito em casa não. Mas claro que entendo visto que a alimentação do americano médio é tãoooooooo saudável néam ? Da próxima vez sugere trazer um mac lanche infeliz que garanto que a criançada não tem alergia, já nasce com os antídotos no sangue pra consumir desde o berço 🙂

    Reply
  2. Elaine says

    01/09/2012 at 15:32

    Aqui em casa ja tivemos a mesma polemica com o bolo de cenora, minha cunhada americana ficou cho-ca-da que eu servi o bolo no cafe da manha e disse que ela nao daria chocolate pra filha dela logo de manha… Bom nos comemos o bolinho e um paozinho com quejo branco comprado no super Portugues, eles uma tigela de cereal e um croissant, entedeu a diferenca?
    Ja na escola temos tido sorte, uma vez a professora do Nicolas fez o bolo pra ele e a do Victor faz questao de ter balao pq o Victor tem medo e ela acha sensato ele associar com algo feliz.
    Bjs

    Reply
  3. Barbara says

    01/09/2012 at 18:23

    Bom senso nao eh muito o forte desse pessoal, nao?

    Aqui no UK eh um pouco assim, mas nao tao exagerado. Vi um lugar para fazer a festa de aniversario do Jonas e tambem nao podia vela – acho que a inflexibilidade eh por causa de seguro, e aqui as exigencias de “health and safety” as vezes sao meio malucas.

    Reply
  4. Loraine says

    01/09/2012 at 18:43

    Nem sei o que dizer, só que sei que é assim mesmo. A escola dos meus filhos, em Maryland, também tinha umas chatices, apesar de ter um cardápio péssimo para o almoço.

    É muita paranóia mesmo!

    bj

    Reply
  5. Tanylle says

    01/09/2012 at 19:22

    Devo confessar que fiquei um pouco surpresa com seu relato. Nao imaginava que logo nos EUA, onde as pessoas comem super mal,eles teriam essa paranóia com comida “saudável” e afins. Acho muito exagero essa historia da comida e um abuso isso de nãopoder ter vela e balão para se comemorar um aniversário.
    Tomara que toda essa paranoia consiga sutir algum efeito,porque pra mim, radicalismo não é forma de educar.

    Não tenho filhos ainda,mas vou procurar saber se aqui no Canadá eles tb são tão radicais.
    Nunca entendi essa história das alergias aqui na america do norte,porque eles desenvolve tantas alergias e nós brasileiros não? Acho isso super estranho.

    Beijos

    Reply
  6. Robert says

    01/09/2012 at 21:20

    Cobertura de chocolate não pode porque não é “saudável”. Mas bacon, panqueca e omelete no café-da-manhã deve fazer muito bem a saúde.

    Uma ingênua velinha e um mais que simples balão de aniversário é proibido, mas entrar armado numa escola é habitual.

    Sinto uma hipocrisia americana.

    Nas escolinhas brasileiras, os pequenos comem bolos confeitados, sopram velinhas e estouram balões e não saem prejudicados. Acho que o que não é saudável é privar as crianças dessas diversões por causa de caprichos bobos.

    Reply
  7. Cristiane Tuma says

    01/09/2012 at 22:47

    Olá! Acho que é a primeira vez que comento aqui, mas sigo seu blog há um bom tempo. Cheguei aqui pelos posts de bilinguismo e fui ficando… A cada post, te acho mais parecida comigo, temos a mesma idade, uma filha chamada Júlia( a minha é um pouquinho mais velha), moramos no Texas(estou em Houston) e adoramos viajar. Eu estou há apenas 5 meses nos States, mas pelo visto, o que me choca como recém chegada, ainda te choca também! Mesma novela na escola da minha filha de 3 anos ( Beatriz): só pode levar UM tipo de coisa no aniversário da criança: COOKIE ou BROWNIE ou MUFFIN. Nada de balões, bolos ou velas! que aniversário é esse, gente? Semana passada teve o aniversário de um menino. MUFFIN de banana. E água. Que isso! Tá certo que as crianças daqui comem melhor do que no Brasil, pelo menos, eu tenho observado isso. Mas, essa de restringir tão severamente no aniversário da criança, pra mim também é demais.

    Reply
  8. Silvia says

    02/09/2012 at 1:10

    Realmente, é pra se perder a paciência mesmo. Acho que é legal sim se tomar cuidado com a alimentação escolar, mas de forma sensata, moderada. Achar que um blueberry muffin comprado no supermercado é mais saudável do que um bolo de cenoura caseiro, mesmo que com uma calda de chocolate por cima é ignorância pura e simples. Nunca gostei muito dessa cultura preto no branco, 8 ou 80 norte-americana (pelo que posso acompanhar aqui de longe). No Canadá se vê um pouco disso mas eu tenho uma leve impressão de que não chega nesse nível que você está nos contando não.

    Reply
  9. Beth says

    02/09/2012 at 6:21

    Concordo com você. Essas coisas industrializadas com certeza são muito piores. Se quiser me envie a receita do seu bolo, com o número de porções que ele rende que eu calculo o valor nutrcional (sou nutricionista).

    Bj

    Reply
  10. Carolina says

    02/09/2012 at 11:57

    Ufa! ainda bem que permitiram os muffins de morango, podiam ter falado que é o morango é uma fruta que tem alto risco de alergia! 😉 Que ridiculo, as pessoas perderam a noçao da realidade!! Acho que eu teria desistido de fazer a festa na escola…e a historia da vela? simplesmente sem comentario!

    Reply
  11. Mamãe do Otávio says

    02/09/2012 at 16:26

    genteee paranóia total mesmo! que pena!

    Reply
  12. Celina says

    02/09/2012 at 16:40

    Menina, que loucura! É como vc disse no Facebook, parece mesmo um desaniversário! Com certeza vão inventar uma Icandle, uma app para criança e adulto também apagarem Vela de aniversário no IPhone!

    Reply
  13. Valéria Vieira Beirouth says

    02/09/2012 at 17:08

    Sabe o que mais? Essa paranóia está crescendo em proporções mundiais… rsrsrs… Na escola dos meus filhos, aqui em São Luís/MA/Brasil, eles também implicam com o bolo de chocolate, embora não seja totalmente proibido. Agora os balões são proibidos mesmo, por causa daquele pozinho, que faz mal aos alérgicos… A infância dos dias de hoje é tão diferente… Onde que existia festa sem balão, gente???… rsrsrs
    Beijos!

    Reply
  14. Fla says

    02/09/2012 at 17:17

    Ela entrou no kindergarten agora? Um saquinho né? Na Inglaterra era um absurdo total com negócio de alergia, mas não com chocolate. Aqui ñ acho q eles sejam tão strict com isso, cada dia a Victoria diz q comeu isso e aquilo pq alguém fez aniversário. Em Março eu te falo, rs.

    Reply
  15. Leonardo Araujo says

    02/09/2012 at 18:19

    Nossa. Que tosco isso. Eu teria desistido e feito uma festinha em casa.

    Mudando de assunto, acompanho seu blog já fazem alguns muitos anos e li aqui sua labuta, lááá atrás, para engravidar e ter um bebê. Pois bem, minha esposa teve dois abortos e agora está grivadíssima, de 14 semanas. Quero só dizer que seus posts me ajudaram no processo, viu!? Principalmente em como ajudá-la a superar e a olhar para a frente. Graças a Deus está tudo indo super bem e agora vai! 😀

    Beijo!

    Reply
  16. Claudia Dannemann says

    02/09/2012 at 23:39

    Que mundo louco este! No Kindergarten do Lu eu levo dois bolos sempre – um para os intolerantes (lactose, ovos e nozes) e outro pros normais. Só nunca fiz bolo sem glúten, mas ouvi falar que tem um caso no outro grupo. Mas eu coloco chocolate amargo, sem leite no bolo. Só que eu nao posso estar presente na festa, por isso nao rola decoracao e nem foto, mas velinha tem. Já no local onde comemoramos o niver dele neste ano, nao pode vela, por causa do seguro. Quando eu penso nos meus aniversários nos anos setenta, morro de rir!

    Alguém aí em cima disse que nao entende porque os americanos têm tanta alergia. Isso nao é privilégio ;-p de americano, e sim um mal dos países industrializados e o Brasil nao fica nem um pouco atrás, por sinal. Eu acho que além do meio ambiente, a quantidade de porcaria que pomos na boca é algo que nenhum sistema imunológico pode aguentar!!!

    Reply
  17. Fabiane G. de Paulo says

    03/09/2012 at 0:32

    Luciana, concordo plenamente com sua idignação. Já discuti isto com várias amigas minhas e ínclusive com a diretora da creche que os meus fofitos frequentam aqui em Vegas – que coincidentemente é brasileira. As incoerências são tantas quando o quesito é alimentação…. Nesta escolinha – que por sinal gosto muito – não podemos levar nada nos aniversários, e fico com o coração apertado ao ver a combinação dos pacotes de aniversário oferecidos pela entidade, que normalmente combinam pizza e cupcakes com coberturas contendo mais corante impossivel!
    INACREDITÁVEL!

    Reply
  18. Marcia says

    03/09/2012 at 4:15

    Lu,
    Aqui na escola do meu filho em Portugal tem o maior stress com bolo. Só pode ser bolo de iogurte ou de cenoura. Mas saquinho de guloseimas está liberado (?!).
    Acho que isso tem mais a ver com a questão da intoxicação alimentar. Você faria o bolo em casa, mas e os pais que compram um bolo de supermercado, que podem ficar uns 3 dias na prateleira?
    Ah, e na escola do meu filho não tem festa de Natal, nem árvores montadas… parece que alguns pais ficavam muito ofendidos com a celebração do Natal e resolveram evitar o stress.
    O ser humano não é fácil não!
    Eu estudei em colégio de religião diferente da minha e ia nos cultos e celebrações da escola numa boa!

    Reply
  19. mieline says

    03/09/2012 at 5:34

    Velinha de aniversário??? Poxa, Lu, você também pegou muuito pesado. Vai querer levar logo velinha de aniversário???? É por isso que os meninos entram armados depois, tudo culpa das velinhas. O aquecimento global também é culpa delas, tenho certeza.
    Achei que faltou reclamarem do morango. Tem muito agrotóxico, envenena todo mundo.
    E balão, então???!!! A-BE-SUR-DO!! Balão também não pode. Engasga menino, mata mesmo.

    Que nóia desse povo! Estão precisando mais do que nunca de um bolinho com cobertura caseiro, por isso que estão estressadinhos assim. Manda aquele cartazinho do ‘keep calm and eat homemade carrot cake with chocolate topping”…
    p.s.: Adorei e resposta do e-mail, ahah!

    Reply
  20. Monica says

    04/09/2012 at 12:54

    Muita paranoia e contradicao pela parte da escola. Mas imagino que a diretoria esteja tentando se proteger ao maximo de qualquer responsabilidade por tambem existirem pais que ficam apreensivos com os filhos comendo coisas que eles nao conhecem e culpam a escola caso o filho(a) passe mal por qualquer motivo. Fico muito triste em ver isso, mais ainda porque estou pensando em colocar o meu filho mais velho numa escolinha antes dele comecar o kindergarden. Adoraria ver festinhas na escola com um bolo caseiro.
    Nada justifica preferir muffins prontos ao bolo de cenoura caseiro e falar que e’ porque e’ mais saudavel, nao cola nao.

    Reply
  21. bruna says

    12/09/2012 at 3:13

    Oi, Luciana.
    Eu sabia que os americanos no geral eram meio paranoicos, mas essa história da vela realmente, sem comentários!!

    A gente sabe que todo o cuidado é pouco quando o assunto são crianças, mas esse teu relato deixa bem claro que tudo isso foi um exagero.

    Não tenho muito o costume de comentar, mas to adorando saber mais sobre esses “costumes” americanos. =)

    Reply
  22. Barbarella says

    15/09/2012 at 9:32

    O quesito alimentação nos EUA me deixa irritada. Juro. E as regras da escola acabam levando tudo ao extremo. Lembrei de um caso onde uma criança de 8 anos foi parar no hospital com insolação e queimaduras de sol após uma atividade ao ar livre na escola pois os professores não são autorizados a tocar nas crianças, portanto, não poderiam aplicar protetor solar nela. Que mundo é esse?

    Reply

Trackbacks

  1. A paranóia com a obesidade pode criar uma geração de malnutridos » Colagem says:
    04/09/2012 at 13:57

    […] contei no post sobre a festinha de aniversário da Julia, as escolas por aqui andam numa neura com alimentação saudável. Como estão todos apavorados com a […]

    Reply

Leave a Reply Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Primary Sidebar

Siga nossas mídias sociais

fb ig twitter pinterest youtube

Reserve hotel com o Booking.com

Booking.com

Procurar no blog

Posts por assunto

Posts por mês

Inscreva-se para receber um email mensal com todas as novidades
Email *
* Campo Obrigatório
Email Marketing Services by Benchmark

Escolha o assunto

8 dias na Disney 15 dias em Tóquio babymoon no Hawaii Brasil2011-12 Canadá no verão cancun com crianças colagemroadtrip2014 como é morar nos EUA cruzeiro da Disney decoração de festa infantil faça você mesma decoração de quarto de criança detroit Disney em setembro Disney Essencial Disney World Europa-2011 famílias viajantes festa infantil ideias para festa de criança japão abril 2006 japão na primavera michigan com crianças museus neve o que fazer em chicago o que fazer em Detroit o que fazer no Japão passeios de outono por que viajar com crianças refeição com personagens na Disney restaurantes com personagens na Disney restaurantes em detroit restaurantes em seattle tradições de outono turismo detroit turismo em Austin tóquio com crianças viagem ao Japão viagem para Austin viagem para detroit viagem para Oahu viagem para o Hawaii viagem pra Europa vivendo em seattle árvore de natal

Últimos posts: Amo Cruzeiro Disney

Cruzeiros Disney 2023: de junho a setembro

Disney anuncia as datas do Disney Wonder que faltavam

Lançamento do Disney Wish adiado

Cruzeiro Disney com dia Pixar no mar

Disney anuncia mudança nos requerimentos de vacinação

Cruzeiros Disney 2023: de janeiro a maio

Retorno dos cruzeiros Disney: veja o que mudou

Cruzeiros Disney 2022: de outubro a dezembro

Preços do Disney Wish

Disney cancela mais cruzeiros em 2021

Blog membro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Footer

Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here: Cookie Policy
 
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.