• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Home
  • Destinos de Viagens
  • Reservas
    • Agência de Viagens
    • Aluguel de Carros
    • Chip de celular nos EUA
    • Hotéis aprovados
    • Seguro viagem
    • Transfer em Paris
  • Viajando com Crianças
    • Famílias Viajantes
  • Cruzeiros
  • Disney
  • Vida nos EUA
  • Quem escreve
  • Contato

Colagem

Vida nos EUA e Viagem com crianças

You are here: Home / Brasil / Pão de Açúcar – um dos melhores passeios do Rio

Pão de Açúcar – um dos melhores passeios do Rio

31/07/2013 by Luciana Misura 10 Comments

Que o Pão de Açúcar é um dos símbolos do Rio de Janeiro todo mundo sabe. Mas é também um dos melhores passeios do Rio, e felizmente, um dos que funciona melhor. Já tinha ido algumas vezes antes, da última vez levei o Gabe, mas ainda não tinha levado as crianças.

Como chegar (ou como não chegar!)

Ficamos esperando o dia de sol e visibilidade perfeita, mas quando o dia chegou, todo mundo foi teve a mesma ideia e nós não conseguimos estacionar (vindo de Niterói de carro a gente vê dá Ponte Rio-Niterói quando a visibilidade está ideal, mas o problema é justamente o que fazer com o carro!). O melhor é ir pra lá de táxi, porque o estacionamento – na rua, controlado pela Prefeitura – é bem pequeno. Nessa segunda tentativa conseguimos uma vaga, se não tivesse nenhuma o plano B seria o estacionamento do Shopping Rio Sul e pegaríamos um táxi pra lá.

Belo dia pra subir, vamos?
Belo dia pra subir, vamos?

Comprando ingressos para o Bondinho

Depois de estacionar seguimos para a estação para comprar os ingressos, que atualmente custam R$ 53 por adulto, crianças até 6 anos não pagam então Eric e Julia entraram de graça. Meus pais (acima de 60 anos) pagaram meia entrada apresentando identidade. Eles aceitam dinheiro e cartão de crédito, e tinham filas separadas pra quem ia comprar com um ou outro.

Chegando na estação, já preparada pra JMJ, mas não tinha quase fila ainda
Chegando na estação, já preparada pra JMJ, mas não tinha quase fila (ainda não tinha começado a JMJ)

A fila não estava grande, compramos os ingressos em menos de 10 minutos e já pegamos um bondinho subindo quase que de imediato. Na estação tem uma loja de souvenirs bem bonitinhos (e caros) e também banheiros. Você sobe um lance de escadas para entrar no bondinho. Atenção: tem que passar o ingresso na roleta cada vez que você entra ou sai da estação, então guarde o ingresso durante todo o passeio.

Como é a subida de bondinho – alguém aí tem medo?

O bondinho é razoavelmente grande, todo envidraçado e MUITO IMPORTANTE pra quem vai no verão: não tem ar-condicionado. Cabem 65 pessoas no bondinho, então imaginem como fica quando está cheio no calor…pelo menos a subida é rápida: em torno de 3 minutos você estará no Morro da Urca, onde todo mundo tem que sair e caminhar até a outra estação, com o bondinho que sobe até o alto do Pão de Açúcar (também leva uns 3 minutinhos).

O bondinho do Pão de Açúcar pronto pra subir
O bondinho do Pão de Açúcar pronto pra subir

Nunca peguei o bondinho balançando – e que eu saiba se estiver ventando muito eles fecham o percurso. A Julia estava com medo da subida, apesar de ter ido em outros bondinhos antes, e resolveu ficar olhando pra dentro ao invés de olhar pra fora. Mas na descida ela já estava tranquila olhando pra tudo lá embaixo, falando que queria ir na Praia Vermelha, ou seja, o medo foi embora. É melhor ficar do lado esquerdo na subida, pra ter a vista de Botafogo, mas se não der tudo bem, não tem vista feia aqui.

Subindo...vista da Praia Vermelha - melhor ficar virado pro outro lado, mas não tem vista feia
Subindo…vista da Praia Vermelha – melhor ficar virado pro outro lado, mas não tem vista feia

Vale lembrar: o bondinho do Pão de Açúcar fez 100 anos em 2012 e nunca teve nenhum acidente com vítimas, e tem 3 geradores de segurança caso acabe a energia.

O que tem no Morro da Urca e como é a vista lá de cima

Quando você chega no topo do Morro da Urca tem a primeira visão da cidade: a enseada de Botafogo, o morro do Corcovado, e andando mais um pouquinho você vê a Urca ao pé do morro, a Baía de Guanabara, a Ponte Rio-Niterói, é tudo muito lindo. É clichê, mas realmente a geografia do Rio é privilegiada.

Primeira visão logo na saída da estação no morro da Urca - uau!
Primeira visão logo na saída da estação no morro da Urca – uau!

Logo na saída da estação você pode ver os dois bondinhos antigos expostos: o primeiro, de madeira, que funcionou entre 1912 e 1972, e o outro mais moderno que foi usado entre 1972 e 2008. Uma estátuda do criador do bondinho, Augusto Ferreira Ramos fica ali perto. Não sei vocês, mas eu acho que não subiria nesse bondinho de madeira não! Achei muito pequenininho e frágil, não sei se teria coragem não…

Todo mundo dando uma olhada no primeiro bondinho
Todo mundo dando uma olhada no primeiro bondinho
Julia e Eric foram tirar uma foto no primeiro bondinho
Julia e Eric foram tirar uma foto no primeiro bondinho

Esta área no topo do morro da Urca é bem ampla, tem várias cadeiras, bancos e mesinhas de madeira espalhados ao longo da grade do mirante, e é também onde fica o anfiteatro onde vez por outra acontecem alguns shows. Pra quem vai com crianças, muita atenção: as grades são muito abertas e uma criança pequena passa fácil por entre as barras (vejam nas fotos). Segurem seus pequenos! Ficamos sentados nessas cadeiras de madeira apreciando a vista, a baía de Guanabara, a Ponte Rio-Niterói, é um espetáculo.

No morro da Urca tem bastante espaço
No morro da Urca tem bastante espaço
Corcovado, Botafogo, um pedacinho do Flamengo...
Corcovado, Botafogo, um pedacinho do Flamengo…
...Aterro do Flamengo, Centro, aeroporto Santos Dumont
…Aterro do Flamengo, Centro, aeroporto Santos Dumont
Julia, Eric e os meus pais apreciando a vista do Morro da Urca
Julia, Eric e os meus pais apreciando a vista do Morro da Urca (reparem na grade!)
Vista da Baía de Guanabara e da Urca
Vista da Baía de Guanabara e da Urca
Nós no morro da Urca curtindo um dia gostoso do inverno carioca
Nós no morro da Urca curtindo um dia gostoso do inverno carioca

Tem uma praça de alimentação bem bonitinha, com um Rei do Mate (lanchonete tradicional no Rio), o bar Abençoado que tem vários tipos de Caipirinhas, uma República da Fruta, que vende salada de frutas que você monta na hora (achei muito bacana!) e sucos, uma loja da Sandália, vendendo de Havaianas, bolsas de praia e afins e uma H. Stern. Ali também ficam os banheiros e vi um banheiro de família bem legal pra crianças pequenas, mas infelizmente não tinha fraldário. Uma funcionária falou que tem outro banheiro com fraldário no morro da Urca, mais perto da estação, mas não encontrei.

Meus pais, Julia e Eric com o Pão de Açúcar ao fundo no Morro da Urca
Meus pais, Julia e Eric com o Pão de Açúcar ao fundo no Morro da Urca
Praça de Alimentação no Morro da Urca
Praça de Alimentação no Morro da Urca

No morro da Urca tem um heliporto e você pode fazer um passeio de helicóptero circulando o Pão de Açúcar, vimos alguns helicópteros subindo e descendo enquanto estávamos lá. O passeio custa a bagatela de R$ 210 por pessoa (mínimo de 3 pessoas). Achei o preço absurdo comparando com o preço do passeio de helicóptero no Grand Canyon que fiz ano passado, os preços no Rio estão todos exorbitantes.

A caminho da Estação III, que sobe até o alto do Pão de Açúcar
A caminho da Estação III, onde se pega o bondinho que sobe até o topo do Pão de Açúcar

Do ladinho da Estação III tem o Cocoruto, que é um espaço cultural que tem uma exposição que conta a história da construção do bondinho.

No topo do Pão de Açúcar

Fomos então para a estação no lado oposto, para pegar o segundo bondinho, que sobe até o alto do Pão de Açúcar propriamente dito – uma pedra de granito com 395 metros de altura!

Eles descendo e a gente subindo
Eles descendo e a gente subindo

No alto do Pão de Açúcar a área é bem menor que no morro da Urca, e tem várias plataformas de onde você pode ver a Praia Vermelha, Praia de Copacabana, as praias de Niterói, além das praias da Baía de Guanabara. Lá sim estava BEM cheio, todo mundo que subiu resolveu ficar por lá, e já tinha bastante gente da Jornada Mundial da Juventude visitando.

Primeira vista: Praia Vermelha, Praia de Copacabana
Primeira vista: Praia Vermelha, Praia de Copacabana
Trocando de lente: do lado direito a enseada de Botafogo, o morro da Urca no meio, e Praia Vermelha a esquerda - Copacabana atrás
Trocando de lente: do lado direito a enseada de Botafogo, o morro da Urca no meio, e Praia Vermelha a esquerda – Copacabana atrás
Vista de Niterói (e a Fortaleza de Santa Cruz no canto direito)
Vista de Niterói (e a Fortaleza de Santa Cruz no canto direito)
Foto clássica do bondinho chegando na estação
Foto clássica do bondinho chegando na estação
Vista sempre linda do Corcovado e da Enseada de Botafogo
Vista sempre linda do Corcovado e da Enseada de Botafogo
As Praias Oceânicas de Niterói
As Praias Oceânicas de Niterói

As crianças foram tomar um sorvete na lanchonete com os avós enquanto eu tirava umas fotos, e depois dei um pulinho no Bosque (tem placas sinalizando), que tem várias escadas e caminhos acimentados descendo por dentro da vegetação nativa: vi vários saguis nas árvores enquanto passeava. Como tem bastante escada, não quis descer com o Eric, mas crianças mais velhas podem descer numa boa. E por favor, se você avistar um sagui, não faça como as pessoas que estavam perto de mim e começaram a gritar “que lindo! que fofo! olha só, vem ver” e o sagui obviamente se assustou e foi embora…

Julia teve que parar pra um sorvetinho
Julia teve que parar pra um sorvetinho
A lanchonete do topo do Pão de Açúcar
A lanchonete do topo do Pão de Açúcar
Passeando no Bosque
Passeando no Bosque
Um os mirantes no Bosque
Um os mirantes no Bosque
Vista do mirante no Bosque, Niterói e a Fortaleza de Santa Cruz
Vista do mirante no Bosque, Niterói e a Fortaleza de Santa Cruz
Um dos saguis que vi no Bosque
Um dos saguis que vi no Bosque

Lá no topo tem uma loja de souvenirs com as mesmas coisas que tem na estação da Praia Vermelha, uma joalheria H. Stern (sério, quem é que resolve comprar uma jóia enquanto está visitando o Pão de Açúcar, queria saber!), a tal lanchonete onde as crianças tomaram sorvete e banheiros (também não tem fraldário, humpf!). Descemos antes do pôr-do-sol porque faltava ainda algumas horas e as crianças já tinham cansado, mas se puder subir pra ver o pôr-do-sol, suba! Eu já tive o prazer de fazer isso uma vez, é lindo demais.

Tchau, Pão de Açúcar!
Tchau, Pão de Açúcar!

Informações úteis:
Bondinho do Pão de Açúcar
Endereço: Av. Pasteur, 520 – Urca, Rio de Janeiro, 22290-240, Brazil
Telefone: 21 2546-8400
Horário: diariamente das 8h-19h50
Preços: Adultos – R$ 53, De 6 a 21 anos – R$ 26 e Crianças menores de 6 anos – Grátis
Confira sempre os horários e preços antes de ir, eles podem mudar entre a minha visita e a sua.

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Email
  • Twitter
  • Pinterest

Related

Filed Under: Brasil, Rio, Viajando, Viajando com Crianças Tagged With: Rio de Janeiro com crianças, passeios no Rio de Janeiro

Booking.com

Reader Interactions

Comments

  1. Marcela Nering says

    01/08/2013 at 9:49

    Ê cidade linda, né? Tem milhões de problemas, é cara, é caótica… Mas gente, não tem como não amar!
    Eu fiz o passeio de bondinho há muitos anos, mais de 10… na primeira vez que estive no Rio. Sempre quero ir de novo mas acabo sempre não indo (pq né, não é tããão barato assim e acabamos optando por outras coisas…)

    Adorei ver as fotos, serviu pra matar as saudades!
    😉

    Reply
    • Luciana Misura says

      03/08/2013 at 12:14

      Pois é, Marcela, não é nada barato, mas é bonito mesmo! 🙂

      Reply
  2. Michely says

    01/08/2013 at 11:46

    Luciana, adorei o post, estive aí quase na mesma época que vc. Ms no dia que eu fui estava ventando muuuuuuuito. No Pão de Açúcar ventada tanto que a gente mal conseguia chegar perto da grade, o vento empurrava. Rsrs

    Reply
    • Luciana Misura says

      03/08/2013 at 12:13

      Michely, a gente tentou ir no dia que você foi, chegamos de manhã e não conseguimos estacionar e no final da tarde meu pai ligou pra avisar que tinham fechado o bondinho por causa do vento!

      Reply
  3. eliude maria says

    22/11/2013 at 6:19

    eu nunca fui no pao de acuca e meu maior sonho so vejo as fotos e me apaixonei

    Reply
  4. Mônica says

    02/01/2014 at 12:32

    Obrigado pelas dicas estou pensando em ir ainda em Janeiro.

    Reply
  5. Marcos says

    16/01/2014 at 9:53

    Parabéns pelas dicas, sábado agora eu irei com minha namorada!!!
    Já estou ansioso por este dia, espero que não chova…
    Fica com Deus!

    Reply
    • Luciana Misura says

      16/01/2014 at 11:06

      De nada, bom passeio! É muito lindo 🙂

      Reply
  6. Quel says

    21/02/2015 at 8:06

    quero saber quanto se gasta em media em um lanche,
    para me prevenir rsrs

    Reply
  7. Thaís de Barros Pereira says

    25/11/2017 at 16:59

    Olá! Sou de Teresópolis, estudante de Turismo da UERJ. Nunca fui no Pão de Açúcar e um professor da faculdade passou um trabalho pra gente avaliar alguns atrativos turísticos. Cada aluno ficou com um, eu fiquei com o Pão de Açúcar. Achei muito útil pro meu trabalho tudo que você falou nesse artigo. Muito Obrigada!

    Reply

Leave a Reply Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Primary Sidebar

Siga nossas mídias sociais

fb ig twitter pinterest youtube

Reserve hotel com o Booking.com

Booking.com

Procurar no blog

Posts por assunto

Posts por mês

Inscreva-se para receber um email mensal com todas as novidades
Email *
* Campo Obrigatório
Email Marketing Services by Benchmark

Escolha o assunto

8 dias na Disney 15 dias em Tóquio babymoon no Hawaii Brasil2011-12 Canadá no verão cancun com crianças colagemroadtrip2014 como é morar nos EUA cruzeiro da Disney decoração de festa infantil faça você mesma decoração de quarto de criança detroit Disney em setembro Disney Essencial Disney World Europa-2011 famílias viajantes festa infantil ideias para festa de criança japão abril 2006 japão na primavera michigan com crianças museus neve o que fazer em chicago o que fazer em Detroit o que fazer no Japão passeios de outono por que viajar com crianças refeição com personagens na Disney restaurantes com personagens na Disney restaurantes em detroit restaurantes em seattle tradições de outono turismo detroit turismo em Austin tóquio com crianças viagem ao Japão viagem para Austin viagem para detroit viagem para Oahu viagem para o Hawaii viagem pra Europa vivendo em seattle árvore de natal

Últimos posts: Amo Cruzeiro Disney

Passo a passo do site Safe Passage

Passo a passo do site Sail Screen by Prenetics

Cruzeiros Disney 2023: de junho a setembro

Disney anuncia as datas do Disney Wonder que faltavam

Lançamento do Disney Wish adiado

Cruzeiro Disney com dia Pixar no mar

Disney anuncia mudança nos requerimentos de vacinação

Cruzeiros Disney 2023: de janeiro a maio

Retorno dos cruzeiros Disney: veja o que mudou

Cruzeiros Disney 2022: de outubro a dezembro

Blog membro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Footer

Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here: Cookie Policy
 
 

Loading Comments...
 

    loading Cancel
    Post was not sent - check your email addresses!
    Email check failed, please try again
    Sorry, your blog cannot share posts by email.