• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Home
  • Destinos de Viagens
  • Reservas
    • Agência de Viagens
    • Aluguel de Carros
    • Chip de celular nos EUA
    • Hotéis aprovados
    • Seguro viagem
    • Transfer em Paris
  • Viajando com Crianças
    • Famílias Viajantes
  • Cruzeiros
  • Disney
  • Vida nos EUA
  • Quem escreve
  • Contato

Colagem

Vida nos EUA e Viagem com crianças

You are here: Home / Viajando / Panamá / Viajando pro Panamá com crianças: o meu planejamento

Viajando pro Panamá com crianças: o meu planejamento

21/11/2013 by Luciana Misura 34 Comments

Estamos embarcando sábado para o Panamá, vamos passar uns dias na Cidade do Panamá e depois vamos para as ilhas de San Blás. Quando voltamos das nossas viagens pro Brasil, Michigan, Dinamarca e Suécia pra casa no final de agosto, o marido reclamou que a gente só foi pra lugar friozinho e que não pegamos nenhuma praia bacana nesse verão (só no Brasil mesmo, no inverno carioca!). Aí comecei a pesquisar um destino com praia bacana pra ir durante a semana do Thanksgiving (feriado de Ação de Graças) já que a Julia não tem escola. Procurei muito, e claro que todos os destinos do Caribe estavam caros nessa semana de feriado, mas encontrei uma passagem com milhas excelente pela United e fiz a reserva na mesma hora. E aí foi fazer a escolha bem difícil: Bocas del Toro ou San Blás? São dois lugares de praia lindos que a gente tem vontade de conhecer.

Bocas del Toro é um arquipélago a oeste do Canal do Panamá, no mar do Caribe, já quase na fronteira com a Costa Rica. Cidadezinhas com mais infra-estrutura turística, tem vários hotéis, pousadas e albergues (mas sem presença de redes de hotéis internacionais), muitos passeios de barco entre as ilhas e praias que vão de calminhas a praias com ondas boas para surfe. Bocas del Toro foi o primeiro destino internacional do meu irmão pra surfar, quando ele tinha 17 aninhos! Ele amou, por sinal. De acordo com quem conhece, tem mais jeito de praia da região litorânea entre Rio e São Paulo, com muita mata nativa. É uma cidade onde as pessoas sabem falar inglês (por conta de uma antiga indústria americana no lugar) e a cidade é destino conhecido de mochileiros, bem animada, tem muitas festas. Pra chegar em Bocas del Toro você tem que pegar um vôo da Cidade do Panamá até lá, e pra essa semana da nossa viagem mesmo com antecedência os vôos estavam saindo 300 dólares por pessoa, achei bem caro pra nós 4. Tem épocas do ano que sai mais barato, mas como só tem uma cia aérea que faz essa ligação da Cidade do Panamá até lá, não sei se os preços vão voltar a ser o que foram. Se não for de avião, a viagem de carro dura 7 horas em estradas não muito boas.

Tem uma praia cheia de estrelas do mar em Bocas del Toro, Panamá
Playa de las estrellas de mar em Bocas del Toro, Panamá. Foto: ChrisGoldNY via photopin cc
Zapatilla Cayes, Bocas del Toro, Panamá
Zapatilla Cayes, Bocas del Toro, Panamá. Foto: ex_magician via photopin cc
Bocas del Toro, Panamá
Punta Caracol, hotel em Bocas del Toro, Panamá. Foto: ex_magician via photopin cc

San Blás é um arquipélado a leste do Canal do Panamá, na costa do Caribe, e é controlado pelos índios Kuna, que tem total autonomia do governo panamenho. Pra entrar em San Blás precisa mostrar até o passaporte! São 378 ilhas, a maioria pequenina, com apenas areia e coqueiros, algumas tem mata fechada e apenas 49 são habitadas. No meio daquele marzão caribenho transparente e turquesa, é uma paisagem de sonho. A infra-estrutura turística é mínima e as poucas pousadas são gerenciadas pelos índios, ninguém de fora da tribo pode operar nenhum negócio dentro de San Blás (a única exceção são os barcos que entram e saem das ilhas, com permissão dos índios). As pousadas todas costumam incluir comida, porque não tem nenhum restaurante pra você ir. E o nível de infra-estrutura varia: das que tem piso nos quartos ou o chão é de areia mesmo, as que tem banheiros que funcionam ou não, é tudo super básico. Para chegar você pode ir de avião ou de carro, a viagem de carro atualmente leva em torno de 2 horas (já foi bem pior no passado). De avião são 35 minutos. Fiquei na dúvida do que eu tinha mais medo: do avião pequeno ou dos motoristas loucos que vão pela estrada como se fossem pilotos de fórmula 1. Acabei escolhendo o avião, que o nervosismo vai durar menos tempo!

Uma das muitas ilhas de San Blás, Panamá
Uma das muitas ilhas de San Blás, Panamá. Foto: AllOverThePlanet via photopin cc
Índios Kuna em San Blás, Panamá
Índios Kuna em sua canoa em San Blás, Panamá. Foto: dafuriousd via photopin cc
Índios Kuna em San Blás, Panamá
Índios Kuna em San Blás, Panamá. Foto: Martha de Jong-Lantink via photopin cc

O meu coração bateu mais forte por San Blás, quando vi as fotos daquelas ilhas paradisíacas não resisti; mas fiquei (e ainda estou preocupada) com a pouca infra-estrutura do lugar – é diferente de tudo que a gente já experimentou, quase que um acampamento. Nós não somos mochileiros, não estamos acostumados a ficar em locais precários e muito menos com as crianças. Também li muita coisa falando sobre a desorganização dos índios, que muitas vezes as pessoas combinavam o transporte com eles pra chegar lá e eles não apareciam, então acabei usando uma agência panamenha chamada Panama Travel Unlimited pra organizar essa parte da viagem. A agência foi testada pelo jornalista desse artigo do New York Times sobre San Blás, e tem ótimas reviews, mas eu fui super mal atendida e já estava desistindo quando finalmente mandaram a funcionária que estava me atendendo embora e um funcionário novo assumiu e resolveu tudo. Ufa. Veremos se vai correr tudo bem.

O pacote pra San Blás que eu comprei com a agência inclui um motorista que vai nos buscar no hotel na Cidade do Panamá e nos levar pro aeroporto, o vôo da Cidade do Panamá até Playón Chico pela Air Panamá, o transporte de barco até a pousada Yandup Lodge em San Blás (que tem 3 refeições diáris e 2 passeios de barco por dia incluídos). Essa pousada é a #1 de San Blás no Trip Advisor, com 94% de aprovação. Não é barato, muito pelo contrário, paguei menos no resort all inclusive em Punta Cana! Mas como é um lugar super isolado onde tudo é difícil, e os índios sustentam famílias enormes com a renda do turismo, tá valendo. Pelo menos na Yandup Lodge eles tem quartos com banheiros de verdade (apesar de só ter água fria) e o gerador de energia fica ligado até tarde da noite, bem diferente da maioria das outras pousadas da região onde se toma banho de caneca…Tanto a Ana do blog 1000 dias quanto a Marjorie do blog The Wonders of Wandering me recomendaram MUITO San Blás, porque é um lugar ainda autêntico e a cultura dos índios Kuna é interessante. De acordo com o que li chove menos em San Blás do que em Bocas del Toro nessa época do ano (mas mesmo assim sabemos que é certo de pegar chuva), mas não costumam durar muito tempo.

Considerei seriamente ficar num barco ao invés em uma das pousadas dos índios, entrei em contato com a Adriana do veleiro Cia Navegantes que opera em San Blás mas estava de férias naquela época, e me passou para a Alice do veleiro Odyssee, que navega na área, e cheguei a fazer um orçamento. O preço sairia quase que a mesma coisa da pousada, sendo que o transporte da Cidade do Panamá até o local de onde sai o veleiro seria de carro, mas como a gente nunca tinha passado vários dias em um barco, acabei desistindo. Temos que fazer essa experiência por uma noite primeiro, pra gente ver se ninguém vai ficar enjoado. E também fiquei preocupada com um menininho de 2 anos o tempo todo num barco, ainda mais sem ter esse costume. Mas me pareceu uma ótima opção pra quem já sabe que não fica enjoado.

E uma opção que parece bem legal mas que não funciona pra gente é a pousada Coral Lodge, que fica fora de San Blás (bem na divisa) e é a opção não-controlada pelos índios na região. Mas…eles não aceitam crianças, então ela foi logo cortada da nossa lista. De qualquer forma a nossa pousada (Yandup) está melhor avaliada no TripAdvisor do que a Coral Lodge.

Como eu não sou completamente maluca de ir com 2 crianças pequenas pra um lugar remoto sem me preocupar com alguma doença, comprei um seguro saúde com a Medex assist que já usei em outras ocasiões. Como sempre, espero não precisar usar. Já sei que 10 minutos de barco da pousada tem um centro de saúde basicão e já peguei com a Pediatra das crianças as receitas e comprei os remédios que ela recomendou levar.

O que me aterrorizou e quase me fez cancelar a viagem foi quando eu li que existe um “low” (baixo) risco de malária tanto em San Blás quanto em Bocas del Toro. Ao que tudo indica isso é um preciosismo do CDC (Center for Disease Control, o órgão americano que fica de olho em epidemias e afins), mas pra uma pessoa a um passo de ser hipocondríaca como eu, foi o suficiente para passar várias noites debatendo se a gente ia mesmo ou não. Depois de muito conversar, pesquisar, constatar que a maioria das pessoas que foi voltou sã e salva e nem sabia que existia risco nenhum, de ver que o CDC diz que tem risco de malária na Riviera Maia no México e em Punta Cana na República Dominicana (dois lugares que nós já fomos com as crianças) e até mesmo risco em Brasília (!), eu (quase) relaxei. “Só” comprei 4 tipos de repelentes diferentes com concentrações de DEET e Picaridin variadas pra levar conosco. Se algum mosquito conseguir chegar perto dos meus filhos vai ser um super mosquito mutante…

A vacina para febre amarela é necessária pra quem vem do Brasil, mas pra gente indo dos EUA pra lá, não. Como em San Blás não tem risco de febre amarela (e nem na Cidade do Panamá) e o CDC não recomenda a vacina (eles que são tão paranóicos), não tomamos. Estou considerando tomar a vacina lá no Panamá pra futuras viagens, já que aqui nos EUA custa 150 dólares por pessoa e não é coberta pelo plano de saúde. No Panamá a vacina custa $5…Ainda no quesito segurança, estou levando coletes salva-vidas pras crianças, já do tamanho adequado pra cada um, pros passeios de barco, porque como não é um destino muito comum pra crianças, duvido que eles tenham os coletes adequados (se tiverem coletes, vide a foto da mãe índia com a criança na canoa).

Na Cidade do Panamá a gente vai ficar no hotel Courtyard Panama Multiplaza, que fica de frente pro shopping Multiplaza. A escolha do hotel não foi fruto de grande pesquisa: eu queria usar os pontos da Marriott que a gente tinha, e eles tem 3 hotéis na cidade. O Panama Marriott Hotel é o mais estrelado dos três, mas está passando por uma reforma no lobby, não tem piscina (que eu não sei se vamos usar, mas como é quente e as crianças adoram, achei melhor pegar um hotel com piscina) e como esse Courtyard está perto do Multiplaza, ele fica na rota do ônibus hop on hop off (aqueles vermelhinhos que nem tem em cidades da Europa) que passa por vários pontos turísticos da cidade. Ainda não decidi se vamos usar esse ônibus, mas pelo menos é mais uma opção de transporte. Vamos fazer os passeios obrigatórios ao Canal do Panamá, Casco Antiguo e Panamá Viejo.

Pra quem não sabe a moeda no Panamá é o dólar americano mesmo, a língua é o espanhol (mas em Bocas del Toro se fala muito inglês) e em San Blás os índios falam a sua própria língua Kuna além do espanhol. O fuso horário é 1 hora a menos que o horário de Brasília.

Blogs que consultei nas minhas pesquisas:
1000dias, que tem muita informação sobre Bocas del Toro, San Blás, Cidade do Panamá, Boquete, Cólon, imperdível pra quem vai ao Panamá
Boa Viagem, do Luiz Jr, que foi a Bocas del Toro, San Blás e Cidade do Panamá
The Wonders of Wandering, da Marjorie que viaja mochilando sozinha e visitou a Cidade do Panamá e San Blás
Destino Provence, da Natália, que foi a Cidade do Panamá e Bocas del Toro
Batendo perna pelo Mundo, da Amanda Lago, que foi com o marido e o filho pra Cidade do Panamá
Mikix, da Mirella, que foi com o marido pra Cidade do Panamá
Viaje na Viagem, que tem dicas de vários blogs sobre o Panamá
Do Panamá para o Mundo, do brasileiro Anderson, que mora no Panamá
Turomaquia, da Patrícia, mas quem escreveu sobre essa viagem foi um outro casal, eles passaram uns dias na Cidade do Panamá
1000 dimensões, da Josi, falando de San Blás, fotos lindas!
Olhômetro, da Ana Freitas, tem uns posts bem engraçados sobre a Cidade do Panamá e um bate e volta a Isla Mamey, na costa do Caribe. Atenção especial para o post sobre os táxis panamenhos!
Mochila Brasil, tem esse post com fotos lindas de San Blás

Vai ser uma viagem pouco conectada, porque vamos ter menos de 2 dias inteiros na Cidade do Panamá e os 4 dias em San Blás vão ser completamente offline, porque nem energia elétrica o tempo inteiro tem (gerador e olhe lá!). Torçam aí pra dar tudo certo na nossa pequena aventura, essa é uma viagem saindo da nossa zona de conforto! 🙂

Veja outros posts dessa viagem:
1o dia: Chegando a San Blás: primeiro dia no Yandup Island Lodge
2o dia: Segundo dia em San Blás: ilha Iguana e manguezais em Kuna Yala
3o dia: Tempestade em San Blás e conhecendo a comunidade Kuna
4o dia: Último dia em San Blás na ilha Dupir (breve!)
San Blás com crianças: como foi a nossa experiência em Kuna Yala
Viajando pro Panamá com crianças: o meu planejamento

  • Facebook
  • WhatsApp
  • E-mail
  • Twitter
  • Pinterest

Relacionado

Filed Under: Panamá, Viajando, Viajando com Crianças Tagged With: Kuna Yala, Panamá, San Blás, como ir a San Blás, panamá com crianças, san blás com crianças, viagem para San Blás

Booking.com

Reader Interactions

Comments

  1. Luiz Jr. (Blog Boa Viagem) says

    21/11/2013 at 15:33

    Obrigado por utilizar o meu diário de bordo para fundamentar esta viagem Luciana! Realmente fez a melhor opção, a mais “roots” na minha opinião, desde que não existem hotéis nas ilhas e você fica literalmente por conta dos índios para poder se hospedar, comer e se virar de um lado a outro das ilhas, mas sem dúvidas talvés esse seja ainda um dos poucos destinos intocados no caribe panamenho! Boa viagem desde já e estou te acompanhando nas redes sociais e aqui no blog para conhecer as novidades 😀

    Responder
    • Luciana Misura says

      21/11/2013 at 18:20

      De nada Luiz! Só quero ver se vai ser “roots” demais pra gente, hehe! Espero que não…e acho que não vai ter muitos updates em mídias sociais já que a gente vem embora pros EUA no mesmo dia que a gente sai de San Blás!

      Responder
  2. Patricia - Turomaquia says

    21/11/2013 at 15:39

    Brigaduuu por citar o Turo, quem fez a viagem ao Panamá foi meu irmão e cunhada. Eles são bem exigentes, e adoraram a cidade. Boa viagem 🙂

    Responder
    • Luciana Misura says

      21/11/2013 at 18:22

      De nada! Bom saber, e eu achei bacana que eles alugaram carro, não tinha visto ninguém alugando carro por lá! Mas pra gente não acho que compensa não…

      Responder
  3. Debora Garcia says

    21/11/2013 at 15:40

    Lu, vai tranquila, vai dar tudo certo!
    Eu tb ficaria na dúvida entre esses dois destinos e iria tentar conhecer os dois. rsrs Esse esquema roots, na areia da praia com os índios é comigo mesmo! Adorei e mal posso esperar para conhecer San Blás tb. 🙂

    Responder
    • Luciana Misura says

      21/11/2013 at 18:23

      Brigada, espero que sim! Eu também queria conhecer os dois, mas não temos tempo então vamos pra San Blás mesmo 😉 Um dia a gente volta e vai a Bocas del Toro!

      Responder
  4. Patricia Tayão. says

    21/11/2013 at 15:47

    Oi Luciana, tudo bem? Eu também não sabia que tem risco de malária na Riviera Maia…de qualquer forma eu não tomaria a vacina contra febre amarela no Panamá, alguém pode ter alguma reação à vacina e isso pode ser chatinho!
    Abraços e boa viagem!

    Responder
    • Luciana Misura says

      21/11/2013 at 18:23

      Pois é Patricia, está no site do CDC como ‘raro’, mas está…e em Punta Cana é “low”, que nem no Panamá…e sim, por isso ainda estou na dúvida se vamos tomar ou não, talvez eu deixe pra gente tomar no Brasil…

      Responder
  5. Ana Luisa says

    21/11/2013 at 17:26

    Lu, e a vacina de febre amarela no Brasil??

    Eu sei que é gratuita, para pessoas que vão para regiões endêmicas..Agora no particular não tenho ideia =/

    Beijos e boa viagem!!

    Responder
    • Luciana Misura says

      21/11/2013 at 17:36

      Também estou considerando essa possibilidade Ana Luisa! Duvido que seja cara como aqui nos EUA…

      Responder
      • Monica Zarth says

        25/11/2013 at 10:24

        Oi Luciana, no Brasil vc toma vacina de febre amarela no posto de saúde, de graça. Meu marido tomou agora em setembro do posto da Gávea.
        Bjs e espero que esteja curtindo sua viagem!

        Responder
        • Luciana Misura says

          03/12/2013 at 12:24

          Obrigada Monica, me falaram a mesma coisa, já sei onde vou tomar 🙂 A viagem foi ótima!

          Responder
  6. Cinthia Rangel says

    21/11/2013 at 17:58

    Nossa. Luciana, mas como vc pensa em tudo! Capaz que eu ia me lembrar de levar colete salva-vida pra Laura! Sou tão desencanada com essas coisas! Mas se pensar em ir a San Blas, não tenho mais dúvidas de que deverei levá-lo! Rsrsrs

    Responder
    • Luciana Misura says

      21/11/2013 at 18:25

      Hahaha Cinthia, eu tô levando tudo, inclusive equipamento de snorkeling, bóias, pode ser exagero mas como eu não conheço ninguém que foi com crianças, tenho que estar preparada pra tudo!

      Responder
  7. Claudia says

    21/11/2013 at 19:19

    Adorei, Lu!
    Vou pegar o hop on hop off com certeza, já estudei o mapa e acho q vale bem a pena!
    No Brasil a febre amarela é de graça (a vacina!!!), tomamos no próprio aeroporto de PoA!
    Bjokas

    Responder
    • Luciana Misura says

      22/11/2013 at 12:46

      Pois é Claudia, estamos inclinados a pegar o hop on hop off mesmo…só é bem mais caro do que os táxis, mas como a gente não vai levar as cadeirinhas das crianças, me sinto mais segura no hop on hop off do que nos táxis doidinhos do Panamá!

      Responder
  8. Daniella Mendes says

    21/11/2013 at 19:23

    Tem uma música do Maná, En el Muelle de San Blás, que toda vez que escuto, me emociono. Olha só, Lu – http://www.youtube.com/watch?v=teprNzF6J1I

    Responder
    • Luciana Misura says

      22/11/2013 at 12:45

      Puxa Daniella, meu espanhol não é suficiente pra entender a letra não…dei uma pesquisadinha e a história é super triste!

      Responder
  9. Amanda Lago says

    21/11/2013 at 20:56

    Lu,
    Aguardarei ansiosa os posts sobre San Blás. Vai ser uma delícia com certeza. E obrigada por mencionar meu bloguito.
    Beijos e boa viagem!!!

    Responder
    • Luciana Misura says

      22/11/2013 at 12:26

      De nada, seus relatos foram muito úteis 🙂

      Responder
  10. Bruna says

    22/11/2013 at 0:23

    Oi, Luciana

    Realmente vc pensa em tudo!! Eu tbm to indo pro Panamá ano que vem, porém só vou na Cidade do Panamá e no Canal. Vou aguardar os demais posts da série!!

    E eu acho que vc fez bem em escolher San Blás, eu tbm escolheria essa opção depois de ver essas fotos! =D

    Responder
    • Luciana Misura says

      22/11/2013 at 12:25

      Hehe aproveita pra esticar a sua viagem 😉

      Responder
  11. luciana bernardo says

    22/11/2013 at 4:27

    Lu, ri demais com os mosquitos mutantes!!!! Doida pra ver a resenha de viagem… boa sorte e divirta-de. Às vezes sair da zona de conforto nos surpreende positivamente 😉

    Responder
    • Luciana Misura says

      22/11/2013 at 12:25

      Espero que sim! 🙂

      Responder
  12. Marcia Aguiar says

    22/11/2013 at 19:09

    Nossa, estou encantada com San Blás. Não sei como nunca ouvi falar antes. Estou ansiosa por ler o post da viagem na sua volta. Acho que você iria gostar de San Andres, na Colômbia. É uma ilha deliciosa, pequena, no mar do Caribe. Fica mais perto da Nicarágua do que da Colômbia (dizem que a Colômbia roubou essa ilha da Nicarágua). Estive lá há muitos anos e quero muito voltar. Fui de avião saindo de Cartagena. Não é tão virgem como San Blás, mas ainda é bastante simpática, com um mar que tem 7 tons de azul.
    Boa viagem!

    Responder
    • Luciana Misura says

      23/11/2013 at 9:15

      San Blás realmente não é muito conhecido, até porque a infra-estrutura turística é mínima. San Andrés tá na minha lista, o Luiz (primeiro comentário) acabou de chegar de lá e está escrevendo no blog dele, passa lá pra relembrar 🙂

      Responder
  13. Marcela says

    26/11/2013 at 0:22

    Estou ansiosa para saber sobre San Blás!!! É a mesma da música do Maná? Beijos

    Responder
    • Luciana Misura says

      03/12/2013 at 12:23

      Acho que não é a mesma não, Cela!

      Responder
  14. Michelle D. says

    26/11/2013 at 10:19

    Lu, acho que voces vao tirar todas as ‘dificuldades’ de letra. Tenho certeza de que sera uma experiencia e tanto pras criancas… daquelas que ficam mesmo na memoria. Divirtam-se!

    Responder
    • Luciana Misura says

      03/12/2013 at 12:13

      Brigada Michele, felizmente foi tudo bem tranquilo! 🙂 Adoramos!

      Responder
  15. Karla Alves Leal says

    26/11/2013 at 11:35

    Doida pra ver suas fotos! Aproveitem!

    Responder
    • Luciana Misura says

      03/12/2013 at 12:13

      Brigada, foi uma delícia!

      Responder

Trackbacks

  1. San Blás com crianças: como foi a nossa experiência disse:
    02/12/2013 às 16:30

    […] um pouquinho da logística…eu estava preparada pra muita confusão, atrasos, mas felizmente tudo correu da forma que foi prometido: o motorista nos pegou no hotel […]

    Responder
  2. Conexão com crianças no Panamá - Cup of Things disse:
    27/05/2014 às 20:36

    […] bacana sobre o assunto. Claro que o primeiro site que sempre busco coisas com crianças é o Colagem, da Lu Misura. Ele foi meu ponto de partida até mesmo para encontrar outros blogs legais. Lá […]

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Primary Sidebar

Siga nossas mídias sociais

fb ig twitter pinterest youtube

Reserve hotel com o Booking.com

Booking.com

Procurar no blog

Posts por assunto

Posts por mês

Inscreva-se para receber um email mensal com todas as novidades
Email *
* Campo Obrigatório
Email Marketing Services by Benchmark

Escolha o assunto

8 dias na Disney 15 dias em Tóquio babymoon no Hawaii Brasil2011-12 Canadá no verão cancun com crianças colagemroadtrip2014 como é morar nos EUA cruzeiro da Disney decoração de festa infantil faça você mesma decoração de quarto de criança detroit Disney em setembro Disney Essencial Disney World Europa-2011 famílias viajantes festa infantil ideias para festa de criança japão abril 2006 japão na primavera michigan com crianças museus neve o que fazer em chicago o que fazer em Detroit o que fazer no Japão passeios de outono por que viajar com crianças refeição com personagens na Disney restaurantes com personagens na Disney restaurantes em detroit restaurantes em seattle tradições de outono turismo detroit turismo em Austin tóquio com crianças viagem ao Japão viagem para Austin viagem para detroit viagem para Oahu viagem para o Hawaii viagem pra Europa vivendo em seattle árvore de natal

Últimos posts: Amo Cruzeiro Disney

Disney cancela mais cruzeiros em 2021

Disney Magic at Sea – cruzeiros no Reino Unido

Preços dos cruzeiros Disney – opening day verão 2022

Cruzeiros Disney 2022: de maio a setembro

Disney cancela cruzeiros de maio de 2021 e temporada na Europa

Disney cancela mais cruzeiros em 2021

Disney cancela cruzeiros até 31 de janeiro de 2021

Cruzeiro no Carnaval de 2022 – Grupo Amo Cruzeiro Disney

Cruzeiros Disney 2022: roteiros de janeiro a maio

Disney anuncia cruzeiros para o final de 2021

Blog membro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Footer

Privacidade e cookies: Esse site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte aqui: Política de cookies
 
loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.