• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Home
  • Destinos de Viagens
  • Reservas
    • Agência de Viagens
    • Aluguel de Carros
    • Chip de celular nos EUA
    • Hotéis aprovados
    • Seguro viagem
    • Transfer em Paris
  • Viajando com Crianças
    • Famílias Viajantes
  • Cruzeiros
  • Disney
  • Vida nos EUA
  • Quem escreve
  • Contato

Colagem

Vida nos EUA e Viagem com crianças

You are here: Home / Viajando / Tennessee / Roteiro de viagem pelo Tennessee

Roteiro de viagem pelo Tennessee

16/03/2014 by Luciana Misura 18 Comments

Acabamos de chegar de viagem e compartilho com vocês o nosso roteiro de viagem pelo Tennessee, passando por Memphis, Nashville e Pigeon Forge, que foi a nossa base para visitar o Great Smoky Mountains National Park. Uma cidade que ficou de fora por uma questão de tempo mas que eu queria ter visitado foi Chattanooga, se você puder, inclua no seu roteiro. Apesar da gente ter feito a viagem com crianças, este roteiro serve pra qualquer pessoa, porque a maioria dos passeios que fizemos e atrações que visitamos não é voltado para os pequenos (salvo algumas poucas exceções).

Como chegar: viajamos de carro da nossa casa em Austin, Texas, mas se você estiver vindo do Brasil pode pegar um vôo até Memphis (aeroporto: MEM) ou Nashville (aeroporto: BNA) e começar por uma das duas. Outra opção é voar para a Carolina do Norte, até Charlotte (aeroporto: CLT, que tem vôos diretos pela US Airways) e começar atravessando as Smoky Mountains, fazendo o caminho inverso do nosso. De Charlotte até a cidade de Cherokee, que fica na entrada do parque pelo lado da Carolina do Norte, são aproximadamente 3h de carro.

Chegando em Memphis, vista da ponte cruzando o rio Mississippi
Chegando em Memphis, vista da ponte cruzando o rio Mississippi

O nosso roteiro de viagem pelo Tennessee ficou assim:
Dia 1 – Austin > Texarkana, Texas: passamos a noite em uma cidade na fronteira do Texas com o Arkansas.

Dia 2 – Texarkana > Memphis, Tennessee: atravessamos o Arkansas (paramos em Little Rock pra almoçar) e chegamos a Memphis. Check-in no hotel, ficamos no Courtyard Memphis Downtown, que recomendo. Visitamos a Beale Street, que é a rua da música, cheia de bares e restaurantes com música ao vivo e músicos nas calçadas também.

Beale Street em Memphis, a rua da música
Beale Street em Memphis, a rua da música

Veja também: todos os hotéis de Memphis no Booking.com

Dia 3 – Memphis: fomos ao Sun Studio (onde nasceu o rock, tour de 45 min), Children’s Museum of Memphis, Rock and Soul Museum, andamos de bondinho (trolley) e vimos os patos do hotel Peabody. Jantamos no Central BBQ, eleito o melhor de Memphis.

Dia 4 – Memphis > Nashville: fizemos check-out e seguimos para Graceland, a casa de Elvis Presley, que foi transformada em museu. Visitamos a casa, a coleção de carros e os aviões de Elvis. Depois dirigimos para Nashville, fizemos check-in no hotel (fraquinho, em Opryland). Visitamos a Broadway Street, que é a rua da música de lá.

Foto turistona em Graceland, a casa de Elvis Presley
Foto turistona em Graceland, a casa de Elvis Presley

Veja também: todos os hotéis de Nashville no Booking.com

Dia 5 – Nashville: fomos ao Country Music Museum & Hall of Fame, Ryman Auditorium (fizemos a self-guided tour), Centennial Park e Parthenon de Nashville, e fomos ao show Grand Ole Opry que é o mais antigo programa de rádio de música country no mundo.

Visitando o Country Music Museum & Hall of Fame em Nashville
Visitando o Country Music Museum & Hall of Fame em Nashville

Dia 6 – Nashville > Pigeon Forge: voltamos ao Centennial Park pra entrar no Parthenon, depois fomos para a Broadway almoçar no Rippy’s BBQ com música ao vivo. Depois seguimos para Pigeon Forge, chegamos lá no final do dia (e diferença de fuso horário, essa parte oeste do estado está em Eastern Time enquanto Memphis e Nashville estão no Central Time). Fizemos check-in no The Inn on the River, um hotel simples mas simpático na beira do rio que atravessa a cidade.

O museu Titanic em Pigeon Forge, Tennessee
O museu Titanic em Pigeon Forge, Tennessee

Veja também: todos os hotéis de Pigeon Forge no Booking.com

Dia 7 – Pigeon Forge: estava um dia lindíssimo mas um frio do cão, então decidimos deixar pra explorar o Great Smoky Mountains National Park no dia seguinte e ficamos em Pigeon Forge. Fomos ao museu Titanic, que tem uma exposição bem legal de artefatos e reproduz o interior de várias partes do navio, dirigimos karts no The Track, fomos na roda gigante Great Smoky Mountains Wheel, que tem uma vista linda da cidade e das montanhas, fomos ao MagiQuest brincar de caça ao tesouro high-tech e por fim assistimos ao Smoky Mountains Opry, um show musical que as crianças amaram – músicas de diversos tipos, de country a hits da Broadway, com muita dança e luzes e um final patriótico daqueles que os americanos adoram.

Smoky Mountains do alto da roda gigante de Pigeon Forge
Smoky Mountains do alto da roda gigante de Pigeon Forge

Dia 8 – Great Smoky Mountains NP > Nashville: fomos explorar o Great Smoky Mountains National Park, começamos pelo Sugarlands Visitors Center, que tem um filme sobre a região e a criação do Parque Nacional, Julia participou do programa de Junior Ranger e subimos até Newfound Gap, um dos pontos altos do parque com uma bela vista, bem na divisa dos estados do Tennessee e Carolina do Norte. Na volta ainda fizemos a trilha que fica perto do Visitors Center até Cataract Falls. Saímos de lá no final do dia, rumo a Nashville, começando o caminho de volta pra casa. Como não conseguimos nenhum hotel em Nashville, ficamos no Fairfield Inn em Clarksville, que é uma cidade nos arredores (mas bem afastada, 40-50 min do centro).

Julia e Eric em Newfound Gap, divisa entre Tennessee e Carolina do Norte
Julia e Eric em Newfound Gap, divisa entre Tennessee e Carolina do Norte

Dia 9 – Nashville > Memphis: Aproveitamos o dia pra conhecer a Belle Meade Plantation e almoçamos no clássico Loveless Cafe, que tem comida tradicional do Sul dos EUA e os biscuits (pãozinho) são deliciosos (eles tem uma “receita secreta”). Seguimos viagem para Memphis e ficamos no Courtyard Germantown, que é uma cidade no subúrbio e uma opção razoável se você não conseguir nada em downtown.

Eric voando na Belle Meade plantation, em Nashville
Eric voando na Belle Meade plantation, em Nashville

Dia 10 – Memphis > Texarkana: Fomos até a igreja mais famosa de Memphis pela missa com música gospel com o bispo (e ex-cantor famoso de soul music) Al Green, Full Gospel Tabernacle. Almoçamos no Gus Fried Chicken que é tradicionalíssimo com seu frango frito. Visitamos o Stax Museum of American Soul Music e nos despedimos do Tennessee rumo ao Texas, atravessando o Arkansas novamente.

Julia e Eric visitando o museu de música soul Stax em Memphis
Julia e Eric visitando o museu de música soul Stax em Memphis

Dia 11 – Texarkana > Austin, Texas.

Balanço: foi uma viagem bem interessante, pra quem gosta de música é um prato cheio – Memphis e o “nascimento do rock”, Nashville e tudo relacionado a música country, Pigeon Forge é uma base pra explorar o Great Smoky Mountains National Park e tem muitas atrações para famílias com crianças. A maioria dos lugares com música ao vivo permitia crianças antes das 22h, e tanto Beale St em Memphis quanto a Broadway St em Nashville tem shows acontecendo nos bares e restaurantes durante o dia também. Me decepcionei com o churrasco (barbecue) do Tennessee, já tinha ouvido falar muito mas pelo que nós provamos, achei o do Texas muito superior.

A Broadway de Nashville: tem música dia e noite
A Broadway de Nashville: tem música dia e noite

O que eu mudaria no roteiro: no total foram 11 dias de viagem, mas 2 desses dias foram pra sair do Texas; o roteiro pelo Tennessee é de 9 dias. O ideal na minha opinião seriam 15 dias, incluindo Chattanooga e mais tempo em cada cidade e pra passear pelas trilhas do parque nacional. Eu recomendaria um dia a mais em cada cidade pra fazer tudo com mais calma e visitar mais algumas atrações que nós não tivemos tempo de conhecer, e mais uns 2-3 dias para Chattanooga (eu queria ter passado por lá na volta, saindo de Pigeon Forge e indo pra Chattanooga e de lá pra Nashville). E é claro que dá pra dirigir direto de Pigeon Forge até Memphis por exemplo, são umas 6-7h de carro, mas a gente não costuma fazer isso por causa das crianças, que ficam de saco cheio de ficar no carro por tanto tempo. Então prefiro dividir as distâncias em trechos de 3-4h no máximo.

Downtown Nashville no final do dia
Downtown Nashville no final do dia

Sobre os hotéis: tanto em Memphis quanto em Nashville recomendo ficar em downtown porque você vai estar perto da maioria das atrações e poder visitar tanto a Beale St quanto a Broadway St a pé. Nashville estava com os hotéis lotados por causa de 2 conferências e qualquer hotel decente em downtown estava bem mais de 300 dólares a diária. Se for a Nashville, reserve hotel com bastante antecedência, pelo que fiquei sabendo essa situação com os hotéis é comum. Se precisar ficar fora de downtown, duas opções de área são (em ordem) perto do aeroporto (que é bem pertinho de downtown) ou Opryland (que fica perto do Opry House, mas é mais afastada e não curti muito a área não). Se não conseguir hotel em downtown Memphis, o subúrbio de Germantown (onde ficamos na última noite, voltando pra casa) é bem razoável. Memphis fica super cheia em maio por causa do festival de churrasco (Barbecue) Memphis in May que é o mais importante dos EUA – antes e depois do festival de barbecue, outros eventos acompanham, inclusive um festival de música logo na primeira semana do mês. Pra quem quer explorar o Great Smoky Mountains National Park e não vai se hospedar dentro do parque, Pigeon Forge é uma opção boa para quem está com crianças, e quem quer ficar ainda mais perto pode ir pra Gatlinburg.

Quando ir: pelo que vimos, imagino que as melhores épocas pra fazer essa viagem são o verão e o outono. No inverno muita coisa fica fechada (atrações, certas estradas no parque nacional) e na primavera costuma chover e tem sempre os riscos de tornado nessa região. Então o verão deve ser bem legal com tudo verdinho e todas as atrações funcionando a todo vapor e o outono no Great Smoky Mountains National Park é famoso, porque as árvores ficam coloridíssimas e as montanhas com um visual espetacular em tons alaranjados. O Tennessee no inverno pode ser bem frio, pegamos temperaturas entre -3 graus e 27 graus nesses 9 dias, então tem que estar preparado para tudo. E neva nas montanhas do parque nacional, dependendo da quantidade pode fechar algumas estradas temporariamente (mas a maioria das estradas fica aberta o ano inteiro, fechando ocasionalmente por causa da neve).

Tennessee com crianças: se você vai viajar com crianças, já deve ter reparado que essa não é uma viagem voltada para crianças pequenas, mas os meus filhos gostam de música e gostaram de ver os shows de música ao vivo pelas cidades por onde passamos. Uma outra coisa que ajudou: eles adoram o filme Lilo e Stitch, da Disney, que tem um montão de músicas do Elvis (inclusive no final do filme tem uma foto de Lilo e Stitch em frente ao portão de Graceland). Aí procuraramos os videoclips das músicas do filme no YouTube pra mostrarmos pra eles antes da visita, assim eles já foram sabendo quem era Elvis. O lugar que eles mais curtiram foi Pigeon Forge, que tem dezenas de atrações para crianças (guardadas as proporções, é uma Las Vegas para famílias, com mais de 50 atrações ‘fabricadas’ sendo mais de uma dezena dessas atrações jantar com shows de música, mágica, comédia, cavalos, tem de tudo – é uma cidade-parque-de-diversões). Não queriam ir embora do Children’s Museum of Memphis, que é bem legal (e tem uma área externa com chafarizes muito bacana pra criançada se molhar no verão). Adoraram brincar na neve no Great Smoky Mountains National Park e queriam ter visto um urso, e saíram um pouco desapontados porque não vimos. Quem sabe na próxima visita!

Cenas ao som de Elvis do filme Lilo e Stitch:

Outras fontes: além dos sites dos departamentos de turismo de cada cidade já linkados no início do post (que são ótimos por sinal), usei as dicas de Memphis da Mirella e de Nashville do Oscar, que visitaram e escreveram sobre as cidades nos seus ótimos blogs.

Agradecimentos: ao Visit Music City (pelos ingressos para atrações em Nashville) e Pigeon Forge CVB (pela hospedagem e ingressos para atrações em Pigeon Forge). O resto foi por nossa conta.

Ainda vou escrever posts detalhados para cada dia da viagem, esse aqui é só o resumo do roteiro, aguardem!

Pronto para reservar a sua viagem?
Reserve o hotel comigo pela parceria do blog com o Booking.com: veja hotéis em Memphis, hotéis em Nashville, hotéis em Pigeon Forge e hotéis em Chattanooga.
E se for precisar de carro para alugar, somos parceiros do Rentalcars.com, que é do mesmo grupo de empresas do Booking.com e tem os melhores preços.
Se tiver alguma pergunta, é só entrar em contato comigo. Muito obrigada!

Encerrando com uma música famosa sobre Memphis, que eu não conhecia e fui apresentada durante a viagem (a Adriana me mostrou a gravação da Cher) – mas essa é a gravação original:

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Email
  • Twitter
  • Pinterest

Related

Filed Under: Tennessee, Viajando, Viajando com Crianças Tagged With: tennessee com crianças, tennessee no inverno

Booking.com

Reader Interactions

Comments

  1. Mirella says

    17/03/2014 at 13:52

    Que delicia de viagem Lu, eu amei Memphis e fiquei com vontade de conhecer o restante do Tennessee… acho o máximo a influência musical desse estado americano.
    Thanks pelo link 🙂
    bjão

    Reply
    • Luciana Misura says

      17/03/2014 at 14:28

      Oi Mirella, agora vc está mais perto né 😉 Já pode programar uma viagem pra ver a foliage nas Smoky Mountains, babei nas fotos que vi lá no parque mesmo. De nada pelo link, usei quase todas as dicas, só não aproveitamos o pôr-do-sol no rio porque o clima estava péssimo!

      Reply
  2. Cinthias Rangel says

    17/03/2014 at 18:13

    Luciana
    Amei o post!
    Vcs, com esses blogs maravilhosos, só aumentam a minha wish list, que não para de crescer.
    Bj
    Cinthia.

    Reply
    • Luciana Misura says

      18/03/2014 at 11:26

      Haha Cinthia, que bom que gostou! E wish list só cresce mesmo, a gente corta um lugar da lista e aparecem mais 5!

      Reply
  3. ingrid Littmann says

    01/05/2014 at 12:13

    Lu, amei tudo do jeitinho que eu curto. Maravilhosa viagem, eu queroooooo! beijos

    Reply
  4. Letícia says

    21/12/2014 at 17:21

    Muito legal! Farei New Orleans, Memphis e Nashville em Fevereiro… apesar do inverno, é a única época que posso tirar férias!!! =)

    Reply
  5. Daniel Conceição says

    07/05/2015 at 1:00

    Vou visitar o Tennesse na minha road trip de norte a sul (EUA) e as dicas daqui certamente irão me ajudar!
    Valeu!

    Reply
  6. Rosana says

    25/11/2015 at 11:01

    Olá Luciana! Eu e minha família vamos fazer uma road trip até Nashville, partindo de Orlando agora em meados de dezembro. Você acha que, como está no inverno, a questão da neve poderá ser um transtorno para nós aproveitarmos a viagem? Obrigada

    Reply
    • Luciana Misura says

      26/11/2015 at 23:56

      Rosana, nao imagino que a neve va te atrapalhar nao. Nao e impossivel mas nao acho muito provavel.

      Reply
      • Brandali Zakalusny says

        01/11/2016 at 17:26

        Oi Luciana, amei-o o roteiro vamos para Atlanta e Gatlingburg em 18 de dezembro de 2016, vc acha que tem risco dirigir devido à neve?
        Obrigada Branda

        Reply
  7. Vera Lucia Leite says

    03/11/2016 at 21:44

    Olá Luciana adorei o blog.Eu e mais 3 amigas estamos planejando visitar Graceland em agosto de 2017 que fará 40 anos da morte de Elvis. Nessa epoca será que os preços estarão nas alturas? Tenho pesquisado vôos para Memphis mas a maioria sai de Campinas e são muitas horas viajando. Tem outra cidade que fica próxima de Graceland ou que não tenha tantas horas de vôo e daí alugaríamos um carro e faríamos um roteiro por outros lugares. Moramos em São Paulo. Não vemos problemas em ficarmos hospedadas num hotel um pouco mais longe de Graceland , já viajamos por 4 vezes para a California seguindo roteiro de Michael Jackson e estamos acostumadas com aventuras.
    Obrigada
    Vera

    Reply
  8. monicafoliveiraMônica says

    28/11/2016 at 11:15

    Olá, vi que seu post é de 2014, mas eu gostaria de tirar uma dúvida. Vc foi ni inverno pelo jeito, estou indo em família e com meu filho de 3 anos em dezembro, como é a neve nessa época, sabe me dizer? Obrigada

    Reply
    • Luciana Misura says

      28/11/2016 at 13:30

      Monica, não tem como prever mas não deve ser problema pois no Tennessee neva pouco.

      Reply
  9. Elisa says

    15/04/2017 at 15:03

    Oi, Luciana!
    Vou a Memphis agora no meio de maio. Os hotéis em downtown estão bem caros. Estou pensando em me hospedar em East Memphis. Vc lembra e sabe me dizer se estacionar em downtown é fácil? Vc viu muitos estacionamentos públicos?

    Reply
    • Luciana Misura says

      23/04/2017 at 23:51

      Não vi não…a gente deixou o carro estacionado no hotel e fizemos tudo a pé!

      Reply
  10. Rosana bicudo says

    21/05/2017 at 18:03

    Estou indo para Los Angeles. Fico 5 dias. Pego um voo de meia hora e vou pra las vegas. Fico 3 dias. Estou louca pra ir pra Memphis conhecer graceland. São 3 horas de viagem. Se eu dormir 2 dias em memphis estarei descansada pra encarar uma viagem de 14 horas de volta pro Brasil? Estou com medo de não aguentar o cansaço. É minha primeira viagem internacional irei com uma tia de 50 anos. Tenho 40. Obrigada

    Reply

Trackbacks

  1. O que fazer em Memphis, Tennessee | Aprendiz de Viajante says:
    18/03/2014 at 16:45

    […] E você, já foi a Memphis? Indica alguma outra atração que eu não coloquei nessa lista? Se quiser ver o nosso roteiro todo, clique aqui. […]

    Reply
  2. Nashville – o que conhecer na Music City | Viajando com Palavras says:
    25/05/2015 at 18:13

    […] Resolvemos jantar em um dos restaurantes da Broadway Street e escolhemos o Rippy’s, que conhecemos através das dicas do blog Colagem, da Luciana Misura. […]

    Reply

Leave a Reply Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Primary Sidebar

Siga nossas mídias sociais

fb ig twitter pinterest youtube

Reserve hotel com o Booking.com

Booking.com

Procurar no blog

Posts por assunto

Posts por mês

Inscreva-se para receber um email mensal com todas as novidades
Email *
* Campo Obrigatório
Email Marketing Services by Benchmark

Escolha o assunto

8 dias na Disney 15 dias em Tóquio babymoon no Hawaii Brasil2011-12 Canadá no verão cancun com crianças colagemroadtrip2014 como é morar nos EUA cruzeiro da Disney decoração de festa infantil faça você mesma decoração de quarto de criança detroit Disney em setembro Disney Essencial Disney World Europa-2011 famílias viajantes festa infantil ideias para festa de criança japão abril 2006 japão na primavera michigan com crianças museus neve o que fazer em chicago o que fazer em Detroit o que fazer no Japão passeios de outono por que viajar com crianças refeição com personagens na Disney restaurantes com personagens na Disney restaurantes em detroit restaurantes em seattle tradições de outono turismo detroit turismo em Austin tóquio com crianças viagem ao Japão viagem para Austin viagem para detroit viagem para Oahu viagem para o Hawaii viagem pra Europa vivendo em seattle árvore de natal

Últimos posts: Amo Cruzeiro Disney

Cabine Family com varanda no Disney Wish

Conheça o navio Disney Wish: tour em fotos

Cruzeiros Disney 2023: de outubro a dezembro

Cruzeiro Disney para a Grécia no navio Disney Magic

Passo a passo do site Safe Passage

Passo a passo do site Sail Screen by Prenetics

Cruzeiros Disney 2023: de junho a setembro

Disney anuncia as datas do Disney Wonder que faltavam

Lançamento do Disney Wish adiado

Cruzeiro Disney com dia Pixar no mar

Blog membro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Footer

Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here: Cookie Policy
 
 

Loading Comments...
 

    loading Cancel
    Post was not sent - check your email addresses!
    Email check failed, please try again
    Sorry, your blog cannot share posts by email.