O trigésimo primeiro post da série Por que viajar com crianças? é com a Patricia Tayão, do blog Viajar hei.
Fala, Patricia:
Aqui em casa o vício de viajar contaminou a todos: meu filhote nos feriados e férias já sai logo perguntando: mãe, a gente vai viajar pra onde? O maridão topa tudo que eu proponho, mas pelo menos uma vez por ano temos que pisar em Orlando: se diverte mais que as crianças; e eu sou a organizadora de tudo. Minha maior fonte de informações para qualquer viagem são os blogs. Considero eles a melhor forma de você obter informações verdadeiras, já que o conteúdo é baseado na experiência pessoal do blogueiro. Como era mesmo viajar sem eles, hein? Enfim, somos uma pequena família carioca, que de tanto cair em roubadas, decidimos escrever nossas dicas e furadas de passeios com crianças.
1) Por que viajar com filhos?
Porque simplesmente não aguentamos ficar longe do nosso filhote. Queremos vivenciar tudo em família. Nunca experimentamos viajar sem ele, e não temos nenhuma intenção de fazê-lo. Não temos tantas oportunidades assim de viajar, então, nas poucas que temos, preferimos levá-lo conosco e aproveitar juntos. Para mim, viajar serve para sair da rotina, interagir com as pessoas que estão viajando com você, e também com as que encontrará pela viagem, descobrir, desvendar, vivenciar o diferente, ver com os próprios olhos, sentir, perceber, tolerar, e muito mais. Como não levar meu filhote para viver tudo isso?
2) Como foi a primeira viagem de vocês?
Fomos para Penedo, uma bela cidadezinha, cheia de belas paisagens e um clima mais ameno. Fica a 150 km do Rio de Janeiro, às margens da Rodovia Presidente Dutra.
Isaac estava com cinco meses. Não me dava trabalho, absolutamente nenhum. Comia, mamava, brincava, dormia, comia de novo, brincava de novo, dormia. Curtimos muito o hotel em que ficamos, além é claro, de bater perna pela região e frequentar nossos restaurantes favoritos. Nessa idade, é uma delícia viajar com eles; se estão limpinhos, com a barriguinha cheia e um mordedor, ganham o mundo sem reclamar. Agora experimente deixar uma ferinha dessa com fome…ou sujo…botam a boca no trombone e não querem saber se estão incomodando!!! Gostamos tanto de levá-lo ao “nosso lugar”, que já fizemos até festinha de aniversário dele em uma pousada deliciosa de lá. Ainda vou fazer um post sobre isso.
3) Qual foi a viagem mais legal da família?
Sem dúvida, a primeira vez na Disney foi marcante. Meu filhote era apaixonado pelo Toy Story, e ficamos no hotel All Star Movies; quando ele viu o Buzz daquele tamanho, correu tanto pra tentar abraçar o boneco, gritava: mãe olha o Buzz!!! Ficou tão, tão feliz!!! Com cinco aninhos, achei que ele não fosse aproveitar tanto, mas foi em todos os brinquedos, sem chorar, sem medo. Nos brinquedos de que eu tinha medo, ele ia com o pai, nos brinquedos de que o pai tinha medo, ele ia comigo. Nos surpreendeu posistivamente. Saíamos dos parques, íamos pros shoppings, depois para Downtown Disney. Dormíamos tarde, acordávamos cedo. Encarou a maratona numa boa. Gostamos tanto, que já fomos três vezes, e estamos planejando a quarta.
4) Qual foi a maior dificuldade que você enfrentou viajando com crianças?
Sem dúvida, a questão da alimentação. Isaac é muito chatinho pra comer. Não come cachorro-quente, pizza ou hamburguer. Gosta mesmo é de um bom feijão com arroz. Então, já passamos muitos perrengues com ele, pois não é em todo lugar que você encontra o nosso prato principal, e quando encontra, nem sempre o tempero é igual ao nosso (nós brasileiros, sabemos cozinhar como poucos). Para todos os lugares que viajamos, pesquiso restaurantes que sirvam o famoso feijão com arroz.
5) Qual a sua dica número um para outras famílias viajantes?
Em todos os lugares do mundo moram crianças, e essas crianças se divertem no local onde moram, então, em qualquer lugar tem atrações e passeios para levarmos nossos pimpolhos. Uns mais, outros menos, mas todos tem, então, a questão é pesquisar e dividir entre passeios adultos e atividades que agradem aos pequenos também. Os blogs de viagem estão aí para isso mesmo. Para serem usados e abusados. Como era viajar sem as dicas de quem já foi antes???
Então, a minha dica número um é: pesquise o destino que vai ser visitado e monte um roteiro que contemple a todos. Adultos, crianças, vovô e vovó. Todos tem interesses diferentes e, a cada momento, cada um deve exercitar a generosidade com sua família.
Quando o local não é tão child friendly, desenvolva com seu filhote alguma atividade que ele possa gostar. O meu adora tirar foto. Uma máquina fotográfica na mão de uma criança pode lhe render, além de bons clicks, um passeio muito mais tranquilo, e ele se sente super importante, registrando os momentos da viagem. Algumas fotos eu coloco no blog e ele fica todo satisfeito. Incentive-o a a fazer um pequeno registro diário do que viu, gostou e sentiu, nas atividades que fizeram juntos.
6) Qual será a próxima viagem de vocês?
Será para Cancun, nas férias de julho, estamos contando os dias para nossa tão sonhada viagem. Ainda estamos em dúvida sobre em qual hotel ficar, pois, em Cancun e Playa del Carmen, são tantas e boas opções que fica difícil decidir. Mas pesquisei muito, em diversos blogs, os melhores passeios, dicas de hotéis, restaurantes, compras, as roubadas. Enfim, se São Pedro nos ajudar, esperamos passar lindos momentos em família e nos divertir muito!!!
Obrigada, Patricia! Vocês vão amar Playa del Carmen e Cancún, é uma região linda demais; nós fomos duas vezes e queremos voltar. Não sei se você já viu os meus posts sobre a Riviera Maia com todas as dicas das nossas duas viagens.
Se você viaja com os filhos e quer participar dessa série de entrevistas, entre em contato. Se você ainda não tomou coragem, espero que esse e os próximos posts da série sirvam de inspiração.
Veja também os outros posts da série Por que viajar com crianças?
Por que viajar com crianças? Por Andreza Trivillin
Por que viajar com crianças? Por Luisa Pinto
Por que viajar com crianças? Por Patricia Papp
Por que viajar com crianças? Por Karla Alves Leal
Por que viajar com crianças? Por Priscila Reis
Por que viajar com crianças? Por Valéria Beirouth
Por que viajar com crianças? Por Kika Azevedo
Por que viajar com crianças? Por Adélia Lundberg
Por que viajar com crianças? Por Letícia Daquer
Por que viajar com crianças? Por Mônica Paranhos
Por que viajar com crianças? Por Michely Lares
Por que viajar com crianças? Por Barbara Bueno
Por que viajar com crianças? Por Francine Agnoletto
Por que viajar com crianças? Por Patrícia Tabalipa
Por que viajar com crianças? Por Cynara Vianna
Por que viajar com crianças? Por Debora Segnini
Por que viajar com crianças? Por Cássia Virgens
Por que viajar com crianças? Por Adriana Pasello
Por que viajar com crianças? Por Ligia Cosmo Cantarelli
Por que viajar com crianças? Por Débora Galizia
Por que viajar com crianças? Por Luciano do Malas e Panelas
Por que viajar com crianças? Por Eliane Ceccon
Por que viajar com crianças? Por Susana Spotti
Por que viajar com crianças? Por Pri Hargreaves
Por que viajar com crianças? Por Livi Souza
Por que viajar com crianças? Por Aryele Herrera
Por que viajar com crianças? Por Claudia Müller Boemmels
Por que viajar com crianças? Por Michel Zylberberg
Por que viajar com crianças? Por Daniel Duclos
Por que viajar com crianças? Por Rita Medeiros
Leave a Reply