• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Home
  • Destinos de Viagens
  • Reservas
    • Agência de Viagens
    • Aluguel de Carros
    • Chip de celular nos EUA
    • Hotéis aprovados
    • Seguro viagem
    • Transfer em Paris
  • Viajando com Crianças
    • Famílias Viajantes
  • Cruzeiros
  • Disney
  • Vida nos EUA
  • Quem escreve
  • Contato

Colagem

Vida nos EUA e Viagem com crianças

You are here: Home / Vivendo nos States / Como é morar em Houston, Texas

Como é morar em Houston, Texas

17/10/2013 by Luciana Misura 25 Comments

No décimo post da série Como é morar nos EUA, a Patrícia conta pra gente como é morar em Houston, Texas.

Seu nome, cidade onde mora, há quanto tempo mora: Meu nome é Patricia e moro em Houston, Texas há 6 anos. Morei 8 anos na Europa antes de vir parar nos Estados Unidos em 2007.

Apresente a sua cidade: Moro em Houston, Texas, a quarta maior cidade americana, com 2.1 milhões de habitantes. A cidade é famosa pela NASA/ Johnson Space Center, que transmitiu ao mundo o primeiro passo do homem na lua. Quem não se lembra do “Houston, we have a problem”? Houston também é sede do maior centro médico do mundo, o Texas Medical Center, que atende mais de 7 milhões de pacientes anualmente, dos quais mais de 18.000 são pacientes internacionais. A Rice University, considerada a Harvard do Sul e uma das melhores universidades do mundo, também está aqui (a outra grande universidade da cidade é a University of Houston). Houston não é uma cidade onde se vem turistar, mas atrai muitos profissionais, principalmente na área médica e de Oil & Gas. Tudo em Houston é enorme, ou como dizem por aqui, “Texas size”.

Indo pra Houston? Veja todos os hotéis de Houston pelo menor preço no Booking.com

Quem mora com você: Moro com meu marido Stefan, que é belga (da Antuérpia) e nossos gatinhos.

Por que se mudou para essa cidade: Houston nunca foi uma escolha. Em 2007 estávamos morando em Milão, na Itália, quando meu marido teve a oportunidade de vir para cá como expatriado para trabalhar em uma grande empresa petrolífera. Viemos para Houston como expatriados, inicialmente para ficarmos 3 anos, mas estamos aqui até agora, 6 anos depois.

Casa, apartamento, town home, onde mora e o que é mais comum na sua cidade: Moramos em uma town home, e praticamente todo mundo que conheço mora em casa ou town home. Algumas pessoas optam por morar em apartamentos, mas normalmente antes de comprarem um imóvel ou terem filhos.

Como é o transporte: Houston tem ônibus e um bonde moderno, mas não é nada eficiente. Praticamente todo mundo aqui tem carro, já que sua vida vai ficar muito difícil sem ele. É a primeira cidade que morei fora do Brasil onde nunca usei transporte público. Praticamente não há pedrestres nas ruas, com exceção dos bairros como Houston Heights e Montrose.

Como são as escolas: Não posso falar muito sobre isso, pois ainda não tenho filhos, mas alguns bairros da cidade são famosos por serem bons “school district”, como Bellaire e Katy.

Como é o clima: Houston é muito quente e úmida, chegando sempre perto dos 40 graus no verão. O passatempo favorito do pessoal aqui é reclamar do calor, mas eu adoro! Depois de passar meses no frio quando morei na Europa, acho o calor daqui e as pool parties tudo de bom na vida! Além disso, o ar-condicionado trabalha a todo vapor e normalmente passamos frio no interior dos prédios e lojas. Tivemos o furacão Ike em 2008, que foi bem assustador.

Qual é a indústria mais forte na cidade: As indústrias de peso em Houston são o centro médico com seus hospitais famosos no mundo todo e a indústria petrolífera. Todas as grandes companhias de petróleo estão aqui, inclusive a Petrobrás América. A maior refinaria de petróleo americana também está em Houston. Há muitos expatriados das mais diversas nacionalidades na cidade, o que faz de Houston uma cidade bem cosmopolita.

Qual é o preço médio de uma casa de 3 quartos na cidade (pra comprar ou alugar): Os preços dos imóveis tem aumentado muito e rapidamente nos últimos anos, estamos passando por um boom imobiliário. Quando cheguei há seis anos atrás era possível comprar uma casa de 3 quartos em um bairro como Montrose por $300.000. Hoje estas mesmas casas se vendem por aprox. $400.000 e as novas town homes tem sido vendidas por $600,000 ou mais (para quem não sabe, Montrose é o bairro gay de Houston, central e com muitos bares e restaurantes, pertinho do Museum District). Nos subúrbios é possível comprar casas enormes pela metade do preço (mas não se esqueçam que Houston é uma cidade espalhada e pode demorar de meia a uma hora para vir para a cidade). Em bairros como River Oaks, onde a família Bush tem casa, e West U., onde tem a Rice University, as casas se vendem a partir de de $1.000.000. Aluguel de apartamentos de 2 quartos está na faixa de $1,800 por mês (em bairros bons, bem localizados). Tudo depende do tamanho de casa que você quer ou precisa, e se está disposto a ir nos subúrbios para ter mais casa por um preço bem mais acessível.

Como é o custo de vida, exemplos de preços de coisas do dia a dia (leite, ovos, pão, gasolina, estacionamento, escolha alguns ou pode falar de outros também): É comum escutar o pessoal daqui falar que o custo de vida em Houston é baixo. Eu e meu marido discordamos. O valor de imóveis daqui com certeza é mais baixo do que cidades como San Francisco, Miami ou New York, mas gastos com supermercado é a mesma coisa, com a desvantagem que Houston tem feiras muito precárias, então legumes e verduras frescos em geral custam mais (e tem qualidade inferior). Há uma diferença enorme no preço dos produtos dependendo do lugar, sendo Whole Foods e Central Market os supermercados mais caros. HEB e Kroger são mais acessíveis, além do Phoenicia, que tem muitos produtos de outros países, inclusive do Brasil. Além disso, a falta de um transporte público eficaz faz com que cada um tenha que ter um carro, o que é sempre um custo extra (carro + seguro + gasolina). Nos restaurantes em geral gastamos entre $30 a $40 para duas pessoas, cinema está na faixa de $10 por ticket e as boites são todas de graça, se paga o que consome (bebida – cerveja na faixa de $5). Estacionamentos também são de graça, com exceção dos valet parkings, que são presença constante nos restaurantes (mas é possível evitá-los). Ah, outra coisa que é bem cara é viajar a partir de Houston: o caribe está aqui ao lado, mas os nova yorkinos pagarão menos e terão mais opções para irem ao Caribe do que nós que moramos aqui ao lado (culpa do quase monopólio da United Airlines). Gasolina é barata comparada com o resto do país, na faixa de $3.20/gallon.

Como é a comunidade brasileira na cidade? Há MUITOS brasileiros em Houston, principalmente profissionais que trabalham em empresas petrolíferas (entre elas a Petrobrás) ou que encontraram um amor texano e se instalaram na cidade. Também há vários brasileiros fazendo doutorado na Rice University ou na University of Houston, ou dentro do programa Ciência Sem Fronteiras. E acho que os médicos estão por aí fazendo residência ou especializações, apesar de não conhecê-los.

O que vocês fazem no final de semana, programas preferidos: Pessoalmente acho Houston uma cidade muito tediosa (já estou vendo a maioria me atirando pedras, hehe!). Os amigos compensam a chatice da cidade e sempre tem alguém organizando festas, pool parties no verão, brunch nos domingos, limousine parties, encontros para dançar nas boites, encontros com as amigas para um sorvetinho ou piquenique no parque, etc. Aliás, a Hughes Hangar é uma boite com ótimas músicas para dançar e era o galpão onde o Howard Hughes guardava seus aviõezinhos (para quem não sabe quem é a figura, ele foi interpretado por Leonardo de Caprio no filme O Aviador). Houston também tem alguns parques interessantes, como o Memorial Park, Discovery Green e Hermann Park, onde há um teatro ao ar livre com vários espetáculos. Os museus de Houston são famosos, e o que mais gosto é a área com os impressionistas no Museum of Fine Arts. Na europa estava acostumada a viajar sempre, mas com as distâncias imensas daqui (o Texas é tão grande quanto a França!) e o alto custo das passagens, viajar não é mais o que foi um dia, infelizmente.

Prós de morar nessa cidade: Clima (adoro o calorzão), os amigos maravilhosos, as ótimas oportunidades profissionais, as casas espaçosas, povo simpático (apesar de ter muito texano republicano com idéias bem malucas por aqui) e o fato de Houston ser uma cidade muito cosmopolita. Também acho o máximo termos uma prefeita gay, democrata, que é quase minha vizinha!

Contras de morar nessa cidade: Viajar a partir de Houston é caríssimo e apesar de estarmos pertinho do caribe, são poucas as opções de vôos diretos (com exceção do México). Viajar de carro também é complicado, pois as cidades mais próximas são Austin e San Antonio, a 3 horas daqui (sair do Texas significa MUITAS horas de condução). Houston é uma cidade com índice de poluição bem alto, onde a consciência ecológica ainda é um sonho distante (nós reciclamos, claro, mas isso está longe de ser uma prática comum por aqui, apesar de ter melhorado nos últimos anos). Em Houston ninguém anda, e além disso os trucks são predominantes (claro que os cowboys de plantão não estão nem um pouco preocupados com a poluição) e o centro da cidade vira uma cidade fantasma nos fins de semana. É uma sensação muito bizarra andar em um centro praticamente vazio. Também sinto falta de comida mais fresca, orgânica – vale lembrar que Houston está sempre no topo das cidades mais gordas dos Estados Unidos (mas a maioria das pessoas adora a comida daqui).

Quer ficar ou mudar pra outro lugar, e por quê: Penso em me mudar constantemente. Adoraria ir para uma cidade com praias lindas, como Miami, ou mais a minha cara, como San Francisco ou New York (o problema lá seria o frio). Ou quem sabe voltar para a Europa? Meu coração definitivamente não é texano, mas ainda falta decidirmos onde será nossa próxima parada! E até lá, que venham as festas!

Patrícia e Stefan em Houston, Texas
Patrícia e Stefan em Houston, Texas

Obrigada, Patrícia! Mesmo o seu coração não sendo texano eu acho que vocês sabem aproveitar muito bem as coisas boas que tem ao redor!

Leia também: Pensando em morar nos EUA? Perguntas e respostas e Prós e contras de morar nos EUA.

Outros posts da série Como é morar nos EUA:
Como é morar nos subúrbios de New Orleans, Louisiana
Como é morar nos subúrbios de Portland, Oregon
Como é morar em Knoxville, Tennessee
Como é morar em Novi, Michigan
Como é morar em Saint Louis, Missouri
Como é morar em Detroit, Michigan
Como é morar em Orlando, Flórida (opinão de uma família)
Como é morar em Pittsburgh, Pennsylvania
Como é morar em Las Vegas, Nevada
Como é morar em Orlando, Flórida
Como é morar em Chicago, Illinois
Como é morar em Birmingham, Alabama
Como é morar em Raleigh, Carolina do Norte
Como é morar em Austin, Texas
Como é morar em Denver, Colorado
Como é morar em Princeton, Nova Jersey
Como é morar em Washington DC, a capital americana
Como é morar nos subúrbios de Dallas, Texas
Como é morar nos subúrbios de San Francisco, Califórnia
Como é morar em Stratford, Connecticut
Como é morar nos subúrbios de Salt Lake City, Utah
Como é morar em Atlanta, Georgia
Como é morar nos subúrbios de Boston, Massachusetts
Como é morar nos subúrbios de Detroit, Michigan
Como é morar em Los Angeles, Califórnia
Como é morar nos subúrbios de Seattle, Washington
Como é morar em Nova York
Como é morar em Phoenix, Arizona
Como é morar em Miami, Flórida

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Email
  • Twitter
  • Pinterest

Related

Filed Under: Vivendo nos States Tagged With: como é morar nos EUA

Booking.com

Reader Interactions

Comments

  1. Gustavo says

    17/10/2013 at 18:28

    Muito bem explicado, pormenores de uma cidade que esta no nosso programa de visitas. Prabens e obrigado.

    Reply
  2. Paula says

    10/12/2013 at 12:09

    Gostaria de um pouco mais de detalhes…. podemos conversar por e-mail? Obrigada pelas dicas. att, Paula

    Reply
  3. Daisy Couto says

    23/12/2013 at 9:09

    Gostei muito do post! Estou de mudança para Houston agora em fevereiro/março, conheço a cidade, meu marido morou no período de fevereiro a agosto deste ano de 2013. Gostei da cidade. Temos dois filhos e achei a cidade um espetáculo para quem tem filhos. Fomos em diversos programas culturais, lazer e entretenimento. Viajamos de carro para San Antonio e New Orleans (Louisiana). Gostei da visão de quem mora a mais tempo, são poucos sites recentes sobre Houston. Sinto falta de mais detalhes nas minhas pesquisas. Minha maior fonte é o meu próprio marido mas sabem como homens são, super objetivos e falam pouco. Adorei o post Luciana, vou ler mais… Abraços

    Reply
  4. Santos says

    13/01/2014 at 10:24

    Olá Luciana,

    Parabéns por compartilhar informações necessárias a nós brasileiros que viajamos pelo mundo. Estou de malas prontas para chegar em Houston no final de fevereiro, porém gostaria de tirar algumas dúvidas por e-mail com você ou coma Patricia. att
    Abraço

    Reply
  5. Patricia says

    23/01/2014 at 19:05

    Pessoal, só vi os comentários agora! Fiquem a vontade para me escrever: patriciazubioli@yahoo.com.br. Abraços!

    Reply
  6. Ednete says

    03/02/2014 at 17:18

    Ola Patrica!
    Concordo com seus comentarios.
    Meu esposo e Americano,e estamos considerando
    Morar em Houston no futuro,estamos na cidade
    Em media tres vezes ao Ano.
    Rezidimos atualmente em S Paulo,depois de tres anos
    No Rio de Janeiro,once caminhava nas Ruas da Zona Sul
    Com gente para todos os lados.
    Vamos manter contato?
    Grande Abraco a voces.

    Reply
  7. guilherme ceraso says

    04/02/2014 at 8:09

    ola, muito bom seu post, por favor vc conhece algum corretor de imoveis em houston que seja brasileiro, se conhecer pode me passar o contato. obrigado

    Reply
    • Daisy Couto says

      07/03/2014 at 20:10

      Olá Guilherme, acabei de me mudar para Houston. Quem me ajudou a alugar a nossa casa foi a Danusa Carneiro, corretora brasileira. Seu email é danusa.carneiro@gmail.com
      Abraços,
      Daisy

      Reply
  8. Bernardino André says

    05/02/2014 at 10:12

    Que vontade de trabalhar e morar em Houston!
    Muito bom ler isso tudo.

    Reply
  9. ONILDO ARAUJO says

    06/02/2014 at 19:49

    Parabéns pelas informações Patrícia, estive em Houston de novembro a dezembro 2013, foram 32 dias maravilhosos. Realmente a cidade é encantadora, vi muita limpeza, educação das pessoas, tem um trânsito maravilhoso, e sim, mora em Houston muitos brasileiros, me senti muito bem, pretendo voltar e levar minha família para conhecer a cidade e fazer compras, também tem uma gastronomia com muitas opções de Restaurantes de diversas partes do mundo, em especial O EMPÓRIO BRAZILIAN CAFÉ, um Restaurante que serve uma feijoada brasileira que você não encontra em nenhum lugar do mundo, além de outros pratos brasileiros é claro. Quem estiver pensando em viajar para Houston, aceite meu conselho: você vai se apaixonar pela cidade. BAY, BAY

    Reply
  10. Wanilce Pimentel says

    07/02/2014 at 13:51

    Boa tarde Patricia gostaria muito de conversar por e-mail com vc fico no aguardo é muito importante obrigada sou Brasileira Manaus-Amazonas e professora universitaria.

    Reply
  11. renata says

    26/02/2014 at 10:23

    Amo Houston, morei 4 anos e não vejo a hora de voltar, que sera em 2 anos. Ja foi eleita varias vezes como a melhor cidade para se criar filhos. Muitas opcoes culturais, restaurantes enoa acho que seja tao dificil sair em uma road trip, fomos para New Orleans e varias outras cidades, não e como e Europa e claro, mas tb ha muitas opcoes. Meu coração definitivamente e texano, afinal minha filha e texana!!!

    Reply
    • Luciana Misura says

      26/02/2014 at 10:47

      Renata, a dificuldade é que pra sair do Texas é tudo longe. Não é como na costa leste dos EUA que você anda 2-3h e já está em uma outra cidade em outro estado.

      Reply
  12. Margareth says

    31/03/2014 at 17:57

    Patricia , Muito legal seus comentários. Eu e minha família estamos indo para morar em Houston. Tenho dois filhos de 15 e 16 anos. Existe bairros e escolas que tenham mais brasileiros? Alguma escola e bairro para se morar perto de brasileiros. Um amigo comentou que existe um nível de bulliyng muito grande nas escolas contra os brasileiros. isso é verdade? Obrigadão

    Reply
    • bruno dos santos says

      22/12/2015 at 15:01

      Oi, estou morando aqui há um tempo em houston, e sei bem como é a realidade nas escolas, pois tenho 1 filho que já está no ensino médio.

      Você poderia me passar algum rede social sua para nos falarmos melhor?

      Reply
  13. Marline says

    25/04/2014 at 12:37

    Olá!! Muito legal sua informações! Eu moro há 2 anos na Escócia e meu esposo (que é escocês) e eu estamos de mudança para Huston em julho.Estou muito insegura,aquele medinho do que é diferente,novo…Tenho medo de não me adaptar.Já até pensei em desistir e voltar para o brasil(sozinha).Suas informações me foram muito úteis! Espero que estejamos fazendo a escolha certa!obrigada!

    Reply
  14. fabio says

    24/05/2014 at 9:30

    Olá Patrícia, estarei indo para Houston a trabalho em Southwest, e se puder me indicar um local para morar, tenho 3 filhos pequenos.
    Estou iniciando minhas pesquisas, então agradeço muito se puder indicar um bom lugar para viver em Houston com minha família.
    Obrigado

    Reply
  15. Paulo says

    12/06/2014 at 17:38

    Olá Patrício, exelente as informações que você nos forneceu. Moro em Brasília-DF e estou indo conhecer o Texas. Se buder me adicione no facebook ou me envie um contato para que eu possa te ligar para esclarecer algumas dúvidas. No site da claro você pode manda-los como mensagem para meu celular (61)9276-6011.
    Abraço,
    Paulo

    Reply
  16. Tatielle says

    26/02/2015 at 7:21

    Olá, pessoal.
    Tenho planos de me mudar para Houston, meu marido vai a trabalho, gostaria de uma dica a respeito de empregos por lá.

    Obrigada.

    Reply
  17. elietefd says

    06/04/2015 at 10:19

    parabens pela materia, eu fui uma vez em houston e gostei muito, tenho sonho em um dia poder trabalhar em texas na area do petroleo, tenho dois filhos pequenos.
    gostaria de mais dicas pois sempre envio curriculum para empresas de texas houston.

    Reply
  18. Andréa says

    15/01/2016 at 15:19

    Olá, tudo bom?

    Meu esposo recebeu uma proposta para trabalhar em Houston. Mas estou preocupadíssima quanto a veracidade destes contatos… Gostaria de saber se você pode me ajudar?

    Reply
    • Luciana Misura says

      15/01/2016 at 15:37

      Andréa, veracidade de que contatos? Da empresa que fez a proposta?

      Reply
    • Ariane Silveira Vaz says

      28/05/2017 at 13:45

      Também recebi, como vc fez?

      Reply
  19. William Souza says

    16/10/2017 at 22:27

    Adorei a mente aberta e a espontaneidade da Patrícia..

    Reply
  20. Enry says

    08/01/2018 at 12:48

    estou indo para Houston fevereiro de 2018 e preciso encontrar uma babá brasileira – ou ao menos que fale portugues – lá… se alguem souber pode me chamar no whatsapp: 21 9 6949 9017.

    Reply

Leave a Reply Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Primary Sidebar

Siga nossas mídias sociais

fb ig twitter pinterest youtube

Reserve hotel com o Booking.com

Booking.com

Procurar no blog

Posts por assunto

Posts por mês

Inscreva-se para receber um email mensal com todas as novidades
Email *
* Campo Obrigatório
Email Marketing Services by Benchmark

Escolha o assunto

8 dias na Disney 15 dias em Tóquio babymoon no Hawaii Brasil2011-12 Canadá no verão cancun com crianças colagemroadtrip2014 como é morar nos EUA cruzeiro da Disney decoração de festa infantil faça você mesma decoração de quarto de criança detroit Disney em setembro Disney Essencial Disney World Europa-2011 famílias viajantes festa infantil ideias para festa de criança japão abril 2006 japão na primavera michigan com crianças museus neve o que fazer em chicago o que fazer em Detroit o que fazer no Japão passeios de outono por que viajar com crianças refeição com personagens na Disney restaurantes com personagens na Disney restaurantes em detroit restaurantes em seattle tradições de outono turismo detroit turismo em Austin tóquio com crianças viagem ao Japão viagem para Austin viagem para detroit viagem para Oahu viagem para o Hawaii viagem pra Europa vivendo em seattle árvore de natal

Últimos posts: Amo Cruzeiro Disney

Passo a passo do site Safe Passage

Passo a passo do site Sail Screen by Prenetics

Cruzeiros Disney 2023: de junho a setembro

Disney anuncia as datas do Disney Wonder que faltavam

Lançamento do Disney Wish adiado

Cruzeiro Disney com dia Pixar no mar

Disney anuncia mudança nos requerimentos de vacinação

Cruzeiros Disney 2023: de janeiro a maio

Retorno dos cruzeiros Disney: veja o que mudou

Cruzeiros Disney 2022: de outubro a dezembro

Blog membro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Footer

Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here: Cookie Policy
 
 

Loading Comments...
 

    loading Cancel
    Post was not sent - check your email addresses!
    Email check failed, please try again
    Sorry, your blog cannot share posts by email.