• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Home
  • Destinos de Viagens
  • Reservas
    • Agência de Viagens
    • Aluguel de Carros
    • Chip de celular nos EUA
    • Hotéis aprovados
    • Seguro viagem
    • Transfer em Paris
  • Viajando com Crianças
    • Famílias Viajantes
  • Cruzeiros
  • Disney
  • Vida nos EUA
  • Quem escreve
  • Contato

Colagem

Vida nos EUA e Viagem com crianças

You are here: Home / Viajando / Flórida / Epcot International Food & Wine Festival: paraíso gastronômico na Disney

Epcot International Food & Wine Festival: paraíso gastronômico na Disney

24/10/2014 by Luciana Misura 5 Comments

Todos os anos acontece o Epcot International Food & Wine Festival, que leva ao parque dezenas de barracas de comida e bebida de diversos países do mundo (essa é a 19a edição do festival!). Em 2014 o festival vai de 19 de setembro a 10 de novembro (eles aumentaram em uma semana) e eu considero imperdível pra quem gosta de comer bem. Afinal, não é todo dia que você pode provar pratos de 19 países, outras localidades (África, Patagônia, Havaí) e outras especialidades (Farm Fresh, Terra, Hops and Barley, entre outras) em um só lugar. São 36 barracas espalhadas ao redor do World Showcase (a área dos países). Nós fomos no dia 20 de setembro e comemos muita coisa boa, conto pra vocês como foi. Espero que você não esteja com fome!

Chegando no Epcot Food and Wine Festival 2014
Chegando no Epcot Food and Wine Festival 2014

Pra começar, a boa notícia: não precisa de ingresso especial pro Food and Wine Festival, o seu ingresso normal da Disney pra entrar no Epcot vale pro festival. Por causa do festival, o parque fica mais cheio nos finais de semana, quando os moradores aproveitam e vão pro parque pra comer e beber também. No dia que nós fomos estava bem cheio, porque era o primeiro sábado do festival. Infelizmente como era o nosso único dia no Epcot dessa vez e a Julia queria fazer a refeição com as princesas, a gente almoçou no Akershus e só começou a comer nas barracas do festival no final da tarde. O ideal seria ter passado o dia inteiro comendo nas barracas ao invés de fazer uma refeição completa em restaurante. Mas enfim, deu pra provar bastante coisa de qualquer jeito.

Taste your way around the world:  vá conhecendo o mundo provando tudo pelo caminho!
Taste your way around the world: vá conhecendo o mundo provando tudo pelo caminho!

O ideal é pegar logo um passaporte do festival, que tem todo o menu de todas as barracas, assim você já vai escolhendo o que quer comer. E entra na brincadeira com ele: a medida que vai comprando comidinhas nas barracas, você vai carimbando o passaporte também. Achei uma graça, mas eu esquecia sempre de carimbar, saí de lá com um carimbo apenas. Pros vegetarianos, as opções estão todas marcadas com um V verdinho. O programa traz os seminários, com horários e preços: você pode fazer uma aula de queijos, uma aula de cocktails, assistir a uma demonstração de culinária, “experiência de chocolate”, são várias opções. Tem também refeições especiais, que normalmente precisam de reserva, como café da manhã parisiense, almoço italiano, mexicano, varia de acordo com a data. Uma coisa importante que tem no programa e não tem no passaporte: a localização das barracas no mapa do parque!

Passaporte e programa do Food and Wine
Passaporte e programa do Food and Wine
O passaporte tem espaço pros carimbos e o cardápio de cada quiosque
O passaporte tem espaço pros carimbos e o cardápio de cada quiosque

Nem o passaporte nem o programa tem preços, os preços você encontra nas placas com os cardápios que ficam em frente as barracas. A maioria dos pratos fica entre 3 e 7 dólares, são porções pequenas pra você ter espaço pra provar várias. Se você está usando o Disney Dining Plan, os pratos podem ser comprados com os créditos Snack (foi isso que nós fizemos, é o melhor uso dos créditos snack – falei aqui como usamos o Dining Plan).

Placa com o menu e preços na barraca do Canadá
Placa com o menu e preços na barraca do Canadá

Começamos a comilança nos dividindo: o Gabe foi pra barraca da Bélgica e eu fui pro quiosque do Brasil. Ele comprou um waffle de batata e alho poró com carne na cerveja (que comeu e não fotografou!) e eu comprei o pork belly com feijão, que estava bem gostoso mas eu só comi 1 pedaço: a Julia e o Eric me roubaram e comeram tudo.

A barraca da Bélgica estava lotada por causa das cervejas e waffles
A barraca da Bélgica estava lotada por causa das cervejas e waffles
Barraca do Brasil no Epcot Food and Wine Festival
Barraca do Brasil no Epcot Food and Wine Festival
Cardápio do Brasil no Epcot Food and Wine Festival
Cardápio do Brasil no Epcot Food and Wine Festival

Como a gente começou a comer no final do dia tivemos um problema com a iluminação pra tirar as fotos das comidas (eu tirei fotos de várias barracas durante o dia, andando pelo parque, mas das comidas são todas a noite). Depois de várias fotos escuras (como essa abaixo) eu passei a fotografar no balcão mesmo, que tinha pelo menos um pouco de luz.

Pork Belly da barraca do Brasil: estava muito bom
Pork Belly da barraca do Brasil: estava muito bom

Fomos pro quiosque da França, comprei a tartelette de escargots e o Boeuf Bourguignon, ambos estavam uma delícia. Eu e Eric dividimos a tortinha e meus pais e a Julia foram na carne (eu provei também e estava ótima, a Claudia já tinha dado a dica). Eu não tinha comido escargot ainda, pedi meio preocupada com a textura, mas a textura desses da tartelette estava parecendo a de um camarão, embora o gosto fosse diferente. Não sei se terei coragem de comer direto da concha um dia, mas assim misturado no recheio da torta deu pra encarar e gostar 😉

O quiosque da França era um dos mais movimentados
O quiosque da França era um dos mais movimentados
Menu da França
Menu da França

Comemos a comidinha da França assistindo ao show de rock no Reino Unido, mas tava mais escuro ainda por lá.

A tartelette de escargots e o boeuf bourguignon, ambos ótimos
A tartelette de escargots e o boeuf bourguignon, ambos ótimos

Depois fomos pra barraca da Irlanda, pedimos a Lobster and Seafood Fisherman’s Pie que estava também ótima. Um creme com lagosta e frutos do mar e um purê de batata por cima, compramos dois e tivemos que comprar um terceiro porque todo mundo quis provar. O único problema foi que esse prato veio quente daqueles de queimar a boca – e a mão segurando o prato! Tivemos que esperar um bom tempo pra conseguir comer, tome cuidado.

Menu da Irlanda
Menu da Irlanda
A barraca da Irlanda
A barraca da Irlanda
A Lobster and Seafood Fisherman's Pie, aprovada!
A Lobster and Seafood Fisherman’s Pie, aprovada!

De lá rumamos para a barraca da Grécia, pra provar a moussaka, que os meus pais adoraram (pra quem nunca comeu moussaka, parece uma lasanha sem massa, a vegetariana é com beringela ao invés de carne). A maioria dos pratos era vegetariano. Reparem que eles dão dica de que bebida tomar com o prato também, cada quiosque tem as bebidas típicas do país.

Quiosque da Grécia no Epcot Food and Wine Festival
Quiosque da Grécia no Epcot Food and Wine Festival
A moussaka, aprovada
A moussaka, aprovada
Menu da Grécia, a maioria dos pratos era vegetariano
Menu da Grécia, a maioria dos pratos era vegetariano

Pra finalizar, fomos para a barraca do Canadá e provamos a carne do Le Cellier, que estava divina. O Le Cellier é um restaurante famoso que fica na área do Canadá (não tem nada a ver com o festival) e eles fizeram essa mini porção de filet mignon com cogumelos e molho de manteiga com trufas, estava excelente. Foi o item mais caro que nós vimos por lá, mas valia 1 crédito de Snack como todos os outros.

Barraca do Canadá
Barraca do Canadá
O filet mignon do Le Cellier na barraca do Canadá
O filet mignon do Le Cellier na barraca do Canadá

E é claro que tinha que ter uma sobremesa pra finalizar a comilança, fomos para o quiosque Desserts and Champagne (Sobremesas e Champagne, literalmente) e pedimos o trio de sobremesas. Era um bolinho de chocolate e café (Chocolate Espresso Opera Cake), um rocambole de cheesecake de blueberry e limão (Blueberry Lime cheesecake roll) e um creme de coco com maracujá (Coconut Passion Fruit Creamside): nós gostamos de quase todos, o creme a gente não conseguiu provar porque uma mulher louca veio correndo e quase derrubou a minha mãe no chão, mas o prato não teve salvação e foi pro lixo.

Desserts and Champagne
Desserts and Champagne
Trio de sobremesas (os pratinhos lindos tinham acabado)
Trio de sobremesas (os pratinhos lindos tinham acabado)
Opções da Desserts and Champagne
Opções da Desserts and Champagne

Meu pai comprou ainda uma cerveja no quiosque do México, e o Gabe queria ter ido até a barraca de Singapura provar o Lemongrass Chicken Curry mas acabou desistindo.

Vimos um pouquinho de um show parte do Eat to the Beat, no palco que fica em frente a área dos EUA (o America Gardens Theatre). São shows as 17h30, 18h45 e 20h, e você pode fazer um Eat to the Beat dinner package pra garantir lugar pra assistir. Pessoalmente não achei o show lá essas coisas e não faria o dinner package pelo mesmo motivo que não achei legal fazer uma refeição completa nesse dia: ficamos com menos fome pra provar as comidinhas das barracas. Guarde o seu estômago para elas!

A única coisa que eu não gostei muito nesse dia foi que tinha um número razoável de gente que bebeu demais no parque, não é todo mundo que bebe com responsabilidade…e falando nisso, lembre-se que nos EUA é preciso ter 21 anos para poder comprar e consumir bebidas alcóolicas.

Outra coisa bacana são os souvenirs do festival, muitos itens legais de cozinha pra quem quiser fazer umas comprinhas: tem aventais, copos, livros, canecas, pegadores pra coisas quentes, um pouquinho de tudo.

Duas barracas novas pra esse ano que a gente não experimentou mas estavam bem movimentadas: Puerto Rico e Patagônia.

Barraca da Patagônia
Barraca da Patagônia
Barraca de Porto Rico, bem bonitinha
Barraca de Porto Rico, bem bonitinha

Adoramos o Epcot International Food and Wine Festival e certamente quero poder voltar futuramente pra poder comer muito mais! 😉 Se você já foi, dê a suas dicas de comidinhas e bebidas que você mais gostou.

O Thiago do blog Rodei também acabou de voltar de lá e contou das suas comilanças neste post.

Se você ainda não leu, veja o meu post Lista do que você precisa saber pra uma viagem a Orlando com muitas dicas pra ajudar no seu planejamento! E todos os posts sobre Orlando aqui no blog.

RESERVE POR AQUI E AJUDE O BLOG
Quer que eu te ajude a planejar a sua viagem? Veja como!
Reserve hotéis com o Booking.com: veja todos os hotéis em Orlando e todos os hotéis em Kissimmee
Alugue carro com o Rentalcars.com que tem os melhores preços.
Compre o seguro-saúde WorldNomads que tem o melhor custo x benefício.
Reserve passeios e compre ingressos em Orlando com o Viator.
Compre um chip de celular nos EUA que liga para o Brasil com a Travel Mobile.
Reservando por esses links você não paga nada a mais e eu ganho uma comissão. Se tiver alguma pergunta, é só entrar em contato comigo. Muito obrigada!
  • Facebook
  • WhatsApp
  • Email
  • Twitter
  • Pinterest

Related

Filed Under: Flórida, Orlando, Viajando Tagged With: 8 dias na Disney, Disney Essencial, Disney World, Disney em setembro

Booking.com

Reader Interactions

Comments

  1. Kiki says

    26/10/2014 at 22:13

    Eu amo! Tento sempre ir em outubro para aproveitar o Food and Wine e o Halloween!

    Reply
    • Luciana Misura says

      27/10/2014 at 14:22

      É uma ótima combinação mesmo, gostei bastante!

      Reply
  2. Thiago Khoury says

    30/11/2014 at 17:19

    Valeu Lu 😉

    Reply

Trackbacks

  1. Links da semana #23 | Física de Mentira says:
    26/10/2014 at 10:03

    […] Colagem – Epcot Internacional Food and Wine Festival (guia) […]

    Reply
  2. Índice dos posts de Orlando: tudo o que já escrevi says:
    22/04/2019 at 20:36

    […] a festa no Magic Kingdom Frozen Summer Fun Live no Hollywood Studios: e o que continua no inverno Epcot International Food & Wine Festival: paraíso gastronômico na Disney Maratona da Disney: como é participar das corridas do Marathon Weekend Epcot Flower and Garden […]

    Reply

Leave a Reply Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Primary Sidebar

Siga nossas mídias sociais

fb ig twitter pinterest youtube

Reserve hotel com o Booking.com

Booking.com

Procurar no blog

Posts por assunto

Posts por mês

Inscreva-se para receber um email mensal com todas as novidades
Email *
* Campo Obrigatório
Email Marketing Services by Benchmark

Escolha o assunto

8 dias na Disney 15 dias em Tóquio babymoon no Hawaii Brasil2011-12 Canadá no verão cancun com crianças colagemroadtrip2014 como é morar nos EUA cruzeiro da Disney decoração de festa infantil faça você mesma decoração de quarto de criança detroit Disney em setembro Disney Essencial Disney World Europa-2011 famílias viajantes festa infantil ideias para festa de criança japão abril 2006 japão na primavera michigan com crianças museus neve o que fazer em chicago o que fazer em Detroit o que fazer no Japão passeios de outono por que viajar com crianças refeição com personagens na Disney restaurantes com personagens na Disney restaurantes em detroit restaurantes em seattle tradições de outono turismo detroit turismo em Austin tóquio com crianças viagem ao Japão viagem para Austin viagem para detroit viagem para Oahu viagem para o Hawaii viagem pra Europa vivendo em seattle árvore de natal

Últimos posts: Amo Cruzeiro Disney

Cruzeiros Disney 2023: de junho a setembro

Disney anuncia as datas do Disney Wonder que faltavam

Lançamento do Disney Wish adiado

Cruzeiro Disney com dia Pixar no mar

Disney anuncia mudança nos requerimentos de vacinação

Cruzeiros Disney 2023: de janeiro a maio

Retorno dos cruzeiros Disney: veja o que mudou

Cruzeiros Disney 2022: de outubro a dezembro

Preços do Disney Wish

Disney cancela mais cruzeiros em 2021

Blog membro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Footer

Privacy & Cookies: This site uses cookies. By continuing to use this website, you agree to their use.
To find out more, including how to control cookies, see here: Cookie Policy
 
 

Loading Comments...
 

    loading Cancel
    Post was not sent - check your email addresses!
    Email check failed, please try again
    Sorry, your blog cannot share posts by email.