• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer
  • Home
  • Destinos de Viagens
  • Reservas
    • Agência de Viagens
    • Aluguel de Carros
    • Chip de celular nos EUA
    • Hotéis aprovados
    • Seguro viagem
    • Transfer em Paris
  • Viajando com Crianças
    • Famílias Viajantes
  • Cruzeiros
  • Disney
  • Vida nos EUA
  • Quem escreve
  • Contato

Colagem

Vida nos EUA e Viagem com crianças

You are here: Home / Vivendo nos States / Como é morar em Clarksville, Arkansas

Como é morar em Clarksville, Arkansas

11/04/2015 by Luciana Misura 9 Comments

No trigésimo primeiro post da série Como é morar nos Estados Unidos, a Flavia conta como é morar em Clarksville, Arkansas, um estado pouco conhecido dos brasileiros.

Seu nome, cidade onde mora, há quanto tempo mora: Sou Flavia, moro em Clarksville, Arkansas. Vivo aqui desde dezembro de 2006.

Apresente a sua cidade: Então vamos estrear Arkansas, que se pronuncia Arkansaw, neste blog. Este é um estado que se situa na região centro-sul dos EUA e não é nada popular entre os imigrantes brasileiros. Clarksville é a cidade principal do Condado de Johnson. Se localiza no noroeste do estado entre o rio Arkansas e as montanhas Ozark. É uma cidade simples e rural, que vem crescendo muito nos últimos anos. A cidade é limpa e organizada, com muitos parques e lagos, o que é ótimo para fazer atividades ao ar livre como pescar, nadar e piquenique. Clarksville tem quase dez mil habitantes, que são normalmente muito gentis e sossegados.

Courthouse em Clarksville, Arkansas
Courthouse em Clarksville, Arkansas

Quem mora com você: moramos eu, marido, minha filha de 4 anos, meu filho de 2 anos e dois cachorros.

Flavia com os filhos em Clarksville, Arkansas
Flavia com os filhos em Clarksville, Arkansas

Por que se mudou para essa cidade: Vim para Clarksville quando me casei, e já estou aqui há 8 anos. Esta é a cidade onde meu marido vive desde a infância.

Típica fazenda de gado em Clarksville, Arkansas
Típica fazenda de gado em Clarksville, Arkansas

Casa, apartamento, town home, onde mora e o que é mais comum na sua cidade: casas. A grande maioria das casas aqui são de um andar com sala, cozinha, três quartos, dois banheiros, amplos quintais com lindos jardins de flores. Além das casas típicas, tem alguns poucos apartamentos e muitas pequenas fazendas por aqui. Vivo em uma casa típica, e adoro.

Rua típica de Clarksville no outono
Rua típica de Clarksville no outono

Como é o transporte: não temos transporte público em Clarksville, então as pessoas se locomovem basicamente por carros particulares. Uma minoria se locomove usando bicicletas ou andando pela cidade. Quando mudei para cá existia um táxi em circulação, que já não vejo há alguns anos.

A estação de trem de Clarksville
A estação de trem de Clarksville

Como são as escolas: meus filhos comecaram a frequentar uma escolinha ano passado. É uma pré-escola particular que faz parte de uma igreja Batista e achamos muito boa, nessa idade minhas crianças aprendem a identificar letras, figuras e cores, além de colorir. Lá fazem também aula de música e ginástica. Adoro a escolinha, principalmente porque a minha menina de 4 anos já está quase aprendendo a ler. Quando saírem do preschool, estudarão na excelente e única escola pública da cidade. Minha filha também frequenta uma escolinha de dança, que produz um recital de ballet durante a primavera. Este é um grande e lindo evento na cidade.

Minha filha com as amiguinhas no recital da primavera
Minha filha com as amiguinhas no recital da primavera

Aqui fica a Universidade de Ozarks, a primeira universidade do estado. Foi a primeira universidade a admitir mulheres e negros em Arkansas. E a pioneira no país a estabelecer um programa para alunos com necessidades especiais. Oferecem dezenas de cursos como arte, biologia e psicologia.

Universidade de Ozarks, em Clarksville
Universidade de Ozarks, em Clarksville

Como é o clima: Cheguei aqui durante o inverno, foi um choque e eu detestei de início. Agora me acostumei com esta época pois tem a neve que eu adoro, e o inverno não é tão severo e nem causa muitos transtornos como em outros estados. O clima de verão é bom, mas fica um tanto desagradável em meados de agosto quando se torna extremamente quente, úmido e abafado. A primavera e o outono são bastante agradáveis. A temperatura é amena e com chuvas ocasionais. Infelizmente durante a primavera podemos ter os assustadores tornados. Há três anos um tornado atingiu Clarksville causando danos estruturais em algumas casas e arrancando árvores, além de ter deixado alguns feridos. Apesar da época muito quente e dos tornados, no geral adoro o clima daqui.

A neve em Clarksville
A neve em Clarksville

Qual é a indústria mais forte na cidade: Com certeza a Tyson Foods. Temos duas fábricas que oferecem uma boa parte dos empregos para os moradores, inclusive meu marido.

Como é a comunidade brasileira na região: Eu sou praticamente a única brasileira da cidade. Os moradores ficam muito curiosos para saber de onde eu sou e qual idioma está por trás do meu sotaque. Muitos imaginam que eu sou de alguma ilha do Caribe. Duas brasileira vivem em uma cidade vizinha. Já me encontrei com uma delas pessoalmente. Dos poucos brasileiros que vivem em AR, a maioria mora na região noroeste, quase na divisa com Oklahoma. Me comunico com elas por um grupo do Facebook e um dia quando eu tiver oportunidade, planejo encontrá-las pessoalmente.

Qual é o preço médio de uma casa de 3 quartos na cidade (pra comprar ou alugar): O preço de casas para comprar varia muito, acredito que a média é em torno de 120.000 dólares. Já o preço médio de apartamentos e casas alugadas fica em torno de 500 a 800 dólares mensais.

Como é o custo de vida, exemplos de preços de coisas do dia a dia: o custo de vida aqui é baixo se comparado a capital e a outros estados.
Leite de amêndoas: $3.00 o galão
Tomates orgânicos: $3.00 a libra
Ovos: $2.00 a dúzia
Pão de forma: $ 3.00 o pacote
Gasolina: em torno de $2.50 o galão
Cinema: $8.00 adulto e $6.00 crianças
Estacionamento: nunca precisei pagar para estacionar carro aqui.
Preço médio de um prato nos restaurantes $10.00

O que vocês fazem no final de semana, programas preferidos: Como aqui é uma área rural, não é bem o lugar para quem gosta de uma vida agitada. Quando cheguei, achava tudo muito chato, sem uma vida noturna como na minha cidade natal, Belo Horizonte. Agora que tenho filhos, adoro os programas que Clarksville tem a oferecer. Primeiramente, Arkansas é conhecido como o “estado natural”, por causa da grande quantidade de áreas verdes. Ainda me pego impressionada com a quantidade de parques na cidade e no estado. Sempre que podemos, visitamos um. O que eu mais frequento é o Cline parque, pois fica praticamento do lado da minha casa. Lá tem área para pescar, piquenique, festas (onde celebrei o último aniversário da minha filhota), caminhar, etc.

Aniversário da minha filha no Cline Park
Aniversário da minha filha no Cline Park
Cline Park em Clarksville
Cline Park em Clarksville

Também frequentamos muito o novo parque aquático, as crianças amam brincar lá durante o verão. Apesar de ter piscina aquecida na época do inverno, nossas visitas lá são poucas quando o frio chega.

O parque aquático que frequentamos
O parque aquático que frequentamos

Clarksville tem algumas fazendas usadas como atrações turísticas. Por exemplo, existe uma fazendinha super simpática chamada Bacchus Family Adventure Farm. Lá tem um mini zoo com muitos animais que podem ser alimentados e acariciados pelas criancas. Tem também lugar para colher frutas, playground, trenzinho, área de festa (onde foi o aniversário de 2 aninhos do meu rapazinho).

Meus filhos na fazendinha
Meus filhos na fazendinha

As crianças colhendo pessego na Cox Berry Farm
As crianças colhendo pessego na Cox Berry Farm

Arkansas oferece muitos festivais e feiras durante o ano, se tivermos disposição podemos ir em um festival a cada fim de semana durante a epoca de férias escolares.

As crianças numa competição do Peach Festival
As crianças numa competição do Peach Festival

Na minha cidade tem o festival anual do pêssego (Peach Festival). Tem brincadeiras, barracas, competições e shows. Este festival feito na praça da courthouse, que é a praça mais popular da cidade, onde são realizados diversos eventos como Paradas de Natal e do Independence Day.

Desfile no festival do Pêssego
Desfile no festival do Pêssego

Outros lugares que gostamos de ir são: cinema, a igreja (sao muitas por aqui), restaurante (a maioria dos restaurantes aqui são Mexicanos e estou um pouco enjoada deles), biblioteca. A cidade tem alguns cafés e um bar que as vezes tem country music para o povo dançar. Um cafe popular aqui é o KIXIO Coffee House. Na verdade é um café e estação de rádio. Estão no mercado há poucos anos e a rádio vem crescendo bastante em popularidade no condado. No fim de semana, artistas locais de musica country se apresentam. Além do mais eles tem o melhor cappuccino e sanduíche da cidade.

First Presbyterian Church em Clarksville
First Presbyterian Church em Clarksville
Almoço com a família no restaurante mexicano
Almoço com a família no restaurante mexicano

Prós de morar nessa cidade:
– ótimo lugar para criar crianças pois tem baixo índice de criminalidade, muitos lugares para brincar e passear e ótimas escolas.
– o clima é bom, apesar de as vezes ter ameaças de tornados. Nestes 8 anos que estou aqui, apenas teve um que se concretizou.
– baixo custo de vida.
– não tem muito tráfego e as ruas e avenidas são bem estruturadas.
– as pessoas são muito educadas umas com as outras.

Contras de morar nessa cidade:
– aqui é bem parado, pra quem gosta de agitação, Clarksville realmente não é a melhor opção.
– aranhas, no outono sempre aparece uma ou outra procurando abrigo, argh.
– poucas oportunidades de emprego, mas a cidade está em desenvolvimento, então acredito que as coisas vão melhorar nessa área.

Quer ficar ou mudar pra outro lugar, e por quê: Já me acostumei com a vidinha simples daqui. Não tenho problemas caso eu precise mudar algum dia, mas eu escolheria uma cidade tranquila feito esta.

Obrigada pelo relato, Flavia! Ótimo ver como é a vida numa cidadezinha pequena em área rural americana, outro ritmo de vida com certeza.

Leia também: Pensando em morar nos EUA? Perguntas e respostas e Prós e contras de morar nos EUA.

Outros posts da série Como é morar nos EUA:
Como é morar nos subúrbios de New Orleans, Louisiana
Como é morar nos subúrbios de Portland, Oregon
Como é morar em Knoxville, Tennessee
Como é morar em Novi, Michigan
Como é morar em Saint Louis, Missouri
Como é morar em Detroit, Michigan
Como é morar em Orlando, Flórida (opinião de uma família)
Como é morar em Pittsburgh, Pennsylvania
Como é morar em Las Vegas, Nevada
Como é morar em Orlando, Flórida
Como é morar em Chicago, Illinois
Como é morar em Birmingham, Alabama
Como é morar em Raleigh, Carolina do Norte
Como é morar em Austin, Texas
Como é morar em Denver, Colorado
Como é morar em Princeton, Nova Jersey
Como é morar em Washington DC, a capital americana
Como é morar nos subúrbios de Dallas, Texas
Como é morar nos subúrbios de San Francisco, Califórnia
Como é morar em Stratford, Connecticut
Como é morar em Houston, Texas
Como é morar nos subúrbios de Salt Lake City, Utah
Como é morar em Atlanta, Georgia
Como é morar nos subúrbios de Boston, Massachusetts
Como é morar nos subúrbios de Detroit, Michigan
Como é morar em Los Angeles, Califórnia
Como é morar nos subúrbios de Seattle, Washington
Como é morar em Nova York
Como é morar em Phoenix, Arizona
Como é morar em Miami, Flórida

  • Facebook
  • WhatsApp
  • E-mail
  • Twitter
  • Pinterest

Relacionado

Filed Under: Vivendo nos States Tagged With: como é morar nos EUA

Booking.com

Reader Interactions

Comments

  1. Natã says

    11/04/2015 at 14:43

    Posts cada mais interessantes!!! Parabéns por sempre o manter Lu!!! E tudo de bom pra Flavia e sua família nessa cidade e em qualquer outra que eles venham a residir 😉 Abraços!!

    Responder
    • Flavia Elisabeth Assis says

      11/04/2015 at 15:16

      Que bom que voce gostou. Qualquer dia venha passear em Clarksville.

      Responder
  2. Aix says

    11/04/2015 at 20:12

    Parabéns, Flávia!
    É uma cidade linda, e calma.

    Responder
    • Flavia Elisabeth Assis says

      12/04/2015 at 22:07

      Obrigada, flor!! Agora na primavera, fica mais bonita ainda.

      Responder
  3. josuecaritaJosué says

    07/05/2015 at 18:14

    Parabéns pelo seu maravilhoso texto

    Responder
  4. Amanda says

    30/06/2015 at 15:31

    Nossa, estava procurando informações sobre essa cidade e quase nao achei nada ate chegar aqui. O meu namorado mora aí e provavelmente é onde vou morar. Uma amiga minha que mora em Nova York me alertou sobre ser uma cidade bastante rural e pequena. Gostei do que li, foi bem esclarecedor.

    Responder
  5. Anninhanat says

    10/05/2016 at 16:57

    Que legal adorei a pesquisa.
    Flávia você já conhecia a região antes de mudar?
    Parece ser um lugar muito calmo e bonito.
    Parabéns pelos Filhos.

    Responder
  6. Guilherme Lemos de Souza says

    20/02/2017 at 9:35

    A cada post fico mais empolgado com minhas futuras viagens aos EUA. Fiquei muito feliz de ser de Belo Horizonte, BH para os íntimos! Parabéns para o post e pelos seus lindos filhos!

    Responder
  7. Zulena Aparecida dutra Silveira says

    03/08/2017 at 21:11

    Flávia, adorei o seu relato.
    Minha filha, meus 2 netos e marido, estão indo morar em Bentonville, meu genro foi hoje dia (03/08) minha filha e as crianças Gabriel de 7 e Ana Clara de 6, vão em setembro.
    Espero que eles gostem de Bentonville, como você gosta da sua cidade.
    Obrigada por nós contar um pouquinho do seu dia a dia.
    Seja sempre feliz!!
    Um forte abraço
    Zulena Silveira.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Primary Sidebar

Siga nossas mídias sociais

fb ig twitter pinterest youtube

Reserve hotel com o Booking.com

Booking.com

Procurar no blog

Posts por assunto

Posts por mês

Inscreva-se para receber um email mensal com todas as novidades
Email *
* Campo Obrigatório
Email Marketing Services by Benchmark

Escolha o assunto

8 dias na Disney 15 dias em Tóquio babymoon no Hawaii Brasil2011-12 Canadá no verão cancun com crianças colagemroadtrip2014 como é morar nos EUA cruzeiro da Disney decoração de festa infantil faça você mesma decoração de quarto de criança detroit Disney em setembro Disney Essencial Disney World Europa-2011 famílias viajantes festa infantil ideias para festa de criança japão abril 2006 japão na primavera michigan com crianças museus neve o que fazer em chicago o que fazer em Detroit o que fazer no Japão passeios de outono por que viajar com crianças refeição com personagens na Disney restaurantes com personagens na Disney restaurantes em detroit restaurantes em seattle tradições de outono turismo detroit turismo em Austin tóquio com crianças viagem ao Japão viagem para Austin viagem para detroit viagem para Oahu viagem para o Hawaii viagem pra Europa vivendo em seattle árvore de natal

Últimos posts: Amo Cruzeiro Disney

Disney cancela mais cruzeiros em 2021

Disney Magic at Sea – cruzeiros no Reino Unido

Preços dos cruzeiros Disney – opening day verão 2022

Cruzeiros Disney 2022: de maio a setembro

Disney cancela cruzeiros de maio de 2021 e temporada na Europa

Disney cancela mais cruzeiros em 2021

Disney cancela cruzeiros até 31 de janeiro de 2021

Cruzeiro no Carnaval de 2022 – Grupo Amo Cruzeiro Disney

Cruzeiros Disney 2022: roteiros de janeiro a maio

Disney anuncia cruzeiros para o final de 2021

Blog membro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Footer

Privacidade e cookies: Esse site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte aqui: Política de cookies
 
loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.